quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Colecionar Arte: Conselhos exclusivos

Quer procure arte numa perspetiva decorativa, porque precisa de preencher o espaço em branco nas paredes, quer pelo sentimento altruísta do colecionismo, começar uma coleção de arte não deve ser uma tarefa desafiante, muito menos dispendiosa, deve si se prazerosa.

Conheça as 
5 regras de ouro, segundo analistas, e, também palestras que frequentei para começar uma coleção de arte.

1) APAIXONE-SE POR UMA OBRA
 
Lembre-se: com o tempo, a obra vai adquirir valor simbólico, independente de si,  e financeiro, no qual vai ter uma quota de responsabilidade (dependente da forma como preserva as suas obras).


2) PESQUISE SOBRE O ARTISTA

Saber o histórico do artista vai permitir que perceba se tem um interesse por uma época, estilo e temática específica, ou se foi apenas uma paixão, que dificilmente renderá o simbolismo e/ou o retorno financeiro esperado no futuro. mas atenção: Se o objetivo da compra for meramente financeiro, procure outras possibilidades.

3) PROCURE OUTROS COLECIONADORES
 
Procure saber quem mais coleciona trabalhos deste artista. Informe-se se os trabalhos já circularam por feiras, galerias, museus. É interessante entrar em contacto com estas instituições e colocá-los à disposição para futuros eventos ou exposições. Com o tempo, isto poderá valorizar o trabalho, o artista e a sua coleção.

4) ESQUEÇA A CONVERSA DE TEMÁTICA, ESTILO OU TÉCNICA.

Não precisa de saber “porque você gosta” deste ou daquele trabalho, se pertence a uma escola abstrata ou figurativa – para este tipo de análise existem os teóricos, a quem poderá sempre recorrer depois. Não precisa saber porque é que aquilo é arte, mas sim porque é que para si aquilo é arte, e porque é que quer que este trabalho seja seu.

5) PROCURE A VERACIDADE DE FATOS

É iniciante seja cauteloso e se possível valide algumas informações, principalmente se é a primeira compra que faz do artista, por exemplo: atualmente vejo vários artista brasileiros escreverem em seus currículos que estão expondo no Museu do Louvre em Paris, veja se a informação é verdadeira no site do próprio museu http://www.louvre.fr/, o que vejo acontecer é, alguns artistas expondo no Carrousel do Louvre, acesse esse endereço carrouseldulouvre.com, são locais bem diferentes.


Bem é isso, espero ter ajudado um pouco, você que está começando a comprar, como ultima dica, compre o que gosta, se você gostou de um trabalho e o arquiteto falou que não vai combinar com a decoração despeça o arquiteto, arte não tem que combinar com a decoração, a decoração que tem que combinar com sua arte preferida.

Beijos, amantes e colecionadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário