quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sesc-SP abre seleção para 13ª Bienal Naïfs do Brasil

Obra A Feira Nordestina com técnica de xilogravura da Bienal de 2014 (Foto: Isabela Matheus )Obra A Feira Nordestina com técnica de xilogravura da Bienal de 2014 (Foto: Isabela Matheus)O Sesc de Piracicaba (SP) recebe a partir da terça-feira (26) as inscrições para a 13º edição da Bienal Naïfs do Brasil. O evento cultural realizado pelo Sesc São Paulo na unidade da cidade reúne obras de artistas e produtores de arte naif, que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular das regiões do país. As inscrições são gratuitas e seguem até 22 de marçoA edição deste ano tem abertura prevista para o dia 19 de agosto e pretende preservar um território fértil de ideias e rico em produção.  Além do conjunto das obras selecionadas por uma comissão curatorial, a exposição terá programação complementar formada por ateliês abertos, oficinas, cursos, palestras, visitas orientadas, intervenções e apresentações artísticas.A Bienal foi criada em 1992 com o intuito de privilegiar a participação de artistas que as obras são fortemente marcadas por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira e criadas, em sua maioria, de forma autodidata.
Obra Temporada do Pequi II da artista Nalme (Foto: Isabela Matheus)Obra Temporada do Pequi II da artista Nalme
(Foto: Isabela Matheus)
Edição anterior
A 12º edição da Bienal Naifs do Brasil teve curadoria de Diógenes Moura e contou com a participação de 81 artistas de 16 estados do país.

Das 726 obras inscritas, 106 foram selecionadas entre pinturas, esculturas, gravuras, bordados, tecelagens, entre outros materiais que retrataram cenas da vida cotidiana.
Durante a exposição, que aconteceu no período de 8 a 30 de novembro de 2014, a unidade recebeu cerca de 50 mil pessoas para a vista e quase 6 mil participantes da programação complementar, que incluiu cursos, oficinas, vivências, ateliês abertos, palestras, formação de professores, exibição de filmes, shows e apresentações de dança.
Inscrições
A inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do regulamento da Bienal, obtido na unidade de Piracicaba ou pelo site. A Secretaria Geral do Sesc atende de terça a sexta, das 13h30 às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 13h.
Os candidatos também podem tirar dúvidas através  dos números 0800-771-6243 e 3437-9286.Ou ainda pelo e mail bienalnaifs@piracicaba.sescsp.org.br. O Sesc de Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155, no Centro.
Obra selecionada na Bienal de 2014 - "Sertão sempre vivo" da artista Tania Maya (Foto: Isabela Matheus)Obra selecionada na Bienal de 2014 , "Sertão sempre vivo", da artista Tania Maya (Foto: Isabela Matheus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário