sexta-feira, 8 de julho de 2016

Escola de Belas Artes da UFRJ lança Convocatória Novas Poéticas 2016

O Novas Poéticas é um programa de exposição de arte contemporânea que surgiu na Escola de Belas Artes da UFRJ há dois anos, e acontece anualmente através de convocatória aberta. A primeira edição do programa reuniu o trabalho de 19 artistas de sete instituições de ensino diferentes. Em 2015, em meio a uma grande deflagração de crises políticas e financeiras no sistema educacional, o projeto deu seu segundo passo como ato de resistência. Com um espaço mais heterogêneo, foram reunidos trabalhos de 24 artistas de oito instituições de ensino de arte, de seis estados do Brasil.

Agora, o Novas Poéticas segue para a sua terceira edição, e busca alcançar mais uma vez "a produção e a investigação da diferença por meio de cartografias nômades, integrando diferentes protagonistas que estabelecem colaborações em produções que convergem entre a prática artística, a pesquisa acadêmica e a produção autônoma em diferentes estados". Especificamente em 2016, serão realizadas ações em um novo território: Curitiba, Paraná.

A Comissão Curatorial será formada por Germano Dushá, Guilherme Gutman e Pollyana Quintella. Com um novo formato, o Novas Poéticas 2016 trará diferentes abordagens para seu programa junto à exposição final:

– Exposição virtual 3D
Além da exposição com os artistas selecionados em convocatória – que desta vez será realizada na Fundação Museu do Futuro em Curitiba – uma exposição virtual online com as obras selecionadas será inaugurada na mesma data da exposição local e desta forma, será possível a participação de outros espectadores das diversas regiões do País.
O trânsito geopoético, a criação de redes de diálogos e a profissionalização do artista são questões presentes nesta edição e que serão desdobradas em textos publicados por diversos pesquisadores em livro a ser lançado durante o período da exposição final em Curitiba.
A parceria com a Limited Edition Art trará um novo formato de exposição para o programa, no qual as obras selecionadas poderão ser adquiridas em evento oficial.



– Publicação

– Limited Edition Art

As inscrições serão gratuitas e estão habilitados a participar desta convocatória estudantes matriculados em Instituições de Ensino Brasileiras com curso correspondente a área de Artes e Humanidades no período de 30 de junho a 31 de julho de 2016. As inscrições poderão ser realizadas por meio da convocatória e ficha de inscrição disponíveis no site https://novaspoeticas.wordpress.com/convocatoria-2/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário