quarta-feira, 22 de junho de 2016

Programa de Residência Artística EAV Parque Lage – Residência São João

Sob supervisão de professores da EAV, Residência São João cria, em fazenda colonial, um espaço único para a produção de pesquisa e cultura no Brasil

Durante 20 dias, uma fazenda colonial histórica do ciclo do Café, em São José do Vale do Rio Preto, funcionará como sala de aula para artistas e pesquisadores. Entre 11 e 30 de agosto, a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage abrirá lança 18 (dezoito) vagas para o Programa de Residência Artística EAV Parque Lage - Residência São João. O objetivo é utilizar os espaços da fazenda para o desenvolvimento de pesquisas individuais e colaborativas, sob a supervisão de sete professores do quadro de ensino do Parque Lage: Bruno Balthazar, Damiana Bregalda Jaenisch, Daniel Jablonski, Guilherme Gutman, Franz Manata, Pedro França e Saulo Laudares.

O programa de Residências Artísticas São João é uma iniciativa independente, que reúne na sede da fazenda São João, na região Serrana, grupos heterogêneos e multidisciplinares para vivências de imersão cultural. Diversos artistas já participaram da residência, vindos de cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Belém, mas também de países como EUA, Canadá, México, Colômbia, Argentina, Chile, Alemanha, França, Ucrânia, Romênia e Austrália.

Já foram realizadas três edições do programa. Em cada uma delas, o contato entre os participantes gerou parcerias e colaborações instigantes, o que faz da Fazenda São João um espaço único para a produção de cultura e pesquisa no Brasil. Idealizada e cooredenada pelo artista plástico Antônio Sobral, ex-aluno da EAV e ex-assistente de Adriana Varejão, a Residência deste ano terá duas turmas, cada uma com nove alunos: de 11 a 20 e de 21 a 30 de agosto. Os participantes serão escolhidos por uma comissão de seleção. Os selecionados deverão ainda investir R$ 1,2 mil pelos dez dias de imersão.
As inscrições estão abertas de 20 de junho a 7 de julho. O anúncio dos selecionados e da fila de espera serão anunciados no dia 14 de julho no site da EAV (clique aqui para mais informações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário