sábado, 25 de junho de 2016

Manaus vai sediar, em setembro, o 1º Salão Pan-Amazônico de Artes

MANAUS - Artistas de toda a Amazônia têm a oportunidade de expor suas obras na capital do Amazonas. A cidade vai sediar o 1º Salão Pan-Amazônico de Artes entre os dias 7 e 23 de setembro. O evento vai oferecer prêmios em dinheiro de R$ 2 mil a R$ 7 mil. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de julho por meio de edital da Associação PanAmazônia.
"Temos uma produção artística muito intensa na Amazônia continental. Algumas cidades são famosas por isso como Iquitos, no Peru, Manaus e Rio Branco. Em toda a região existe pulsação artística, mas é uma arte que não dialoga, porque é feita isoladamente e não sai de suas fronteiras, com isso ela se perde", avalia o presidente da entidade, Belisário Arce.
O objetivo da exposição, que será realizada no Manauara Shopping, é a universalização do acesso à produção artística da Amazônia continental. Além disso, fomentar o intercâmbio, a produção, valorização e divulgação das artes pan-amazônicas. "A arte que é produzida na Amazônia não está inserida no circuito do mercado de artes, e a arte tem um valor subjetivo que só é definido quando ela está envolvida nesse mercado", avalia Arce.
Apenas 50 obras serão selecionadas pela Comissão de Seleção e Premiação será composta por cinco pessoas de reconhecida atuação na área, indicadas pela Associação PanAmazônia. Somente os trabalhos que chegarem a Manaus até o dia 15 de agosto de 2016 participarão da mostra.
Esta não é a primeira vez que a Associação promove um evento de arte. Em 2013, a 1ª Mostra Pan-Amazônica de Arte movimentou a cidade com quadros e esculturas de 120 artistas da região. A mostra teve a presença de artistas de Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e até do Equador e do Peru.
Para a nova exposição deste ano, cada artista pode inscrever até três obras no edital, desde que não tenham sido premiadas em outros eventos. As obras devem obedecer a determinados critérios, entre eles ter dimensões de no máximo 80 centímetros, de altura e de largura, ser confeccionada em material de suporte leve, como tela de algodão, linho ou similar, em papel papelão ou cartão.
Os custos de transporte ficam por conta do próprio artista, mas a Associação Panamazônica garante levar para a transportadora e correio. Para mais informações acesse o edital aqui ou a fanpage da Associação Panamazônica no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário