quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014

O Festival
O “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes” é o espaço-tempo para o envolvimento de artistas, moradores e turistas nas duas primeiras capitais de Minas Gerais. O mais tradicional do gênero no Brasil, consolida o papel de catalizador e difusor dos debates, das mostras culturais e das manifestações, sejam elas locais ou de outras localidades nacionais ou do exterior.
Apresentações teatrais e musicais, exposições, oficinas e debates nas áreas da música, literatura, patrimônio, audiovisual e nas artes cênicas e visuais estão entre as ações desenvolvidas. No período 08 a 27 de julho o fazer artístico estará à flor da pele, ecoará pelos ares, será a extensão do próprio corpo tomando conta das ruas, galerias, teatros, casas e praças das tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana.
Desenvolvido desde 2004 pela UFOP, na visão da extensão universitária, o Festival reafirma a importância das manifestações culturais, do diálogo entre a população local e os visitantes, da troca promovida pela arte. Um encontro onde a cultura popular e academia, há quase 50 anos, ganham novos contornos e redesenham a visão da nação sobre si mesma.
Entrecorpos
A intersecção entre o corpo e a cultura, construída entre as singularidades subjetivas e os valores culturais, é o locus no qual o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 lança o desafio de buscar pela arte diferentes formas e práticas que refletem a constituição do ser com o tema: Entrecorpos.
Pensar as culturas do corpo possibilita ampliar o tema de 2013, "em tempos diversos", pois projeta a diversidade na experimentação, estabelecendo uma relação dialética na constituição da identidade. Assim, será possível concentrar atenção nas diferenciadas manifestações artísticas e culturais que tenham o corpo como epicentro de suas reflexões e práticas. Ou melhor, práticas artísticas que tenham a afirmação (ou a negação explícita) do corpo como matriz poética.
Devido à ambivalência do tema, é possível pensarmos práticas artísticas de diferentes culturas que nos apresentam consequentemente outros corpos. Os Entrecorpos como potência das culturas no espaço-tempo de inscrição de valores no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014.
Fazemos a formatação e sua inscrição para este projeto, entre em contato rededearte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário