segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Projeto enviado e aprovado, muito Feliz

Projeto enviado e aprovado,  Fundação Mokiti Okada, no Solo Sagrado de Guarapiranga/SP

Sobre a exposição:  Com curadoria de Fabíola Mesquita, formada em Filosofia,  costuma se identificar como facilitadora de exposição, criadora do blog Rede de Arte, atua desde 2007, premiada pelo MINC Iniciativa Criativa e Inovadora.

Miguel Penha ao recriar as matas o objetivo é que o visitante se sinta de verdade na natureza. A sensação é de estar do lado de fora, mesmo estando dentro do local expositivo cada detalhe, cria um mundo paralelo, troncos de madeira encontrados nas matas, paredes em tons pasteis, lembrando as matas de transição, e paredes em tons mais escuros como o verde e ou preto lembrando a mata mais densa, a iluminação imita a luz do sol, só falta o canto dos pássaros.
O Projeto visa um registro e a circulação do trabalho do artista, para além do circuito ao qual ele está habituado a apresentar seu trabalho, Miguel Penha é um dos raros artistas a experimentar a densa paisagem brasileira ao mesmo tempo em que a transfere para o campo da pintura, haja vista a sua origem em tribos indígenas e vivências de décadas no cerrado do centro oeste brasileiro.

Miguel Penha apaixonado pela natureza, se cercou das matas, ao escolher como refúgio a cidade de Chapada dos Guimarães, faz desse local um estúdio a céu aberto, um paraíso natural que o inspira, e aperfeiçoa suas telas, pintando obsessivamente o contraste de luz, o reflexo na água, os detalhes das diferentes espécies, difícil parar, difícil não pintar, o amanhecer o pôr do sol, as várias transformações e mudanças. Cada estação do ano, um sol diferente, um riacho diferente, um céu multicolorido, o cerrado brilhando no sol intenso do Mato Grosso, troncos prateados, rosados, amarelos as cores não tem fim.

Sobre o espaço Mokiti Okada afirma que “Enobrecer os sentimentos do homem, enriquecer lhe a vida, proporcionar-lhe alegria e sentido é a missão da Arte”. O ser humano tem a necessidade do belo e do belo natural gerada na familiaridade com a Natureza da qual faz parte. Esse projeto visa despertar a reflexão sobre a capacidade humana de perceber poeticamente o mundo, fundar novos valores e trabalhar a consciência da importância da arte de alto nível na formação integral do ser humano. 

Um comentário: