segunda-feira, 6 de julho de 2015

Itaú Cultural abre inscrições para 17ª edição do Rumos

O programa Rumos, plataforma de fomento do Itaú Cultural à produção artística brasileira, abre as inscrições para a sua 17ª edição nesta terça-feira (1/9), com algumas novidades.

O modelo segue aberto, podendo ser inscritos projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos.

Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição.

Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas. E o processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final, para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência.

“Vamos dar continuidade ao modelo que inauguramos em 2013 em que as definições não são dadas mais pela instituição e sim pelos agentes culturais, invertendo uma ordem histórica que, ao nosso ver, estava represando a criação e perpetuando vícios de formatação de projeto”, afirma Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

A última edição do programa, já reformulada, registrou mais de 15 mil inscrições. O recorde de edições anteriores havia sido de 2,6 mil. Conforme pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural na base de dados de inscritos na edição 2013-2014, do total de proponentes, 30% nunca haviam tentado se inscrever antes em algum outro edital. O formato aberto, a abrangência e a autonomia foram apontados por este grupo como razões para participarem do Rumos. O estudo indicou também que 97,11% deles consideraram o regulamento na forma de perguntas e respostas como um fator positivo para a compreensão do processo de inscrição no programa.

Inscrições e seleção – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente no site www.rumositaucultural.org.br. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 de maio de 2016.

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados.

Os membros da Comissão de Seleção são profissionais externos ao Itaú Cultural e gerentes do próprio instituto. São eles: a ilustradora, designer gráfica e professora Beá Meira, o cineasta Jeferson De, o presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) João Cezar de Castro Rocha, a atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias Karla Martins, o professor de ciência da informação e diretor de cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Galindo, a jornalista e crítica de artes Maria Hirszman, a jornalista e criadora do projeto de investigação urbanística Cidades para Pessoas Natália Garcia, o administrador e produtor cultural Paulo Mattos, o produtor musical e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP) Pena Schmidt, o compositor, cantor e violonista Tiganá Santana, e o jornalista, crítico e pesquisador teatral Valmir Santos.

Pelo Itaú Cultural, a comissão é formada pelos gerentes de núcleo: Ana de Fátima Sousa (Comunicação), Anna Montini (Jurídico), Claudiney Ferreira (Audiovisual e literatura), Edson Natale (Música), Henrique Idoeta (Produção), Marcos Cuzziol (Inovação), Sofia Fan (Artes visuais), Tânia Rodrigues (Enciclopédia) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário