segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Museu Regional de São João del-Rei recebe propostas para realização de exposições

O Museu Regional de São João del-Rei, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), recebe até o dia 15 de março inscrições de propostas para a realização de eventos em seu espaço dedicado a exposições de curta duração.

A oportunidade se destina a artistas interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes plásticas – pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, desenhos, obras tridimensionais, instalações e outras técnicas.

Também poderão se inscrever interessados em desempenhar outras atividades, tais como palestras, lançamentos de livros, oficinas, performances musicais e teatrais.

As propostas selecionadas serão realizadas no decorrer do primeiro semestre de 2016 ao primeiro semestre de 2017. Todas as ações propostas deverão oferecer entrada gratuita ao público.



sábado, 27 de fevereiro de 2016

15º Salão Nacional de Arte de Jataí (GO) – 2016

O 15º Salão Nacional de Arte de Jatái (GO) recebe inscrições até 31/03/16. Podem se inscrever artistas residentes em todo o território brasileiro, nas categorias desenho, gravura, escultura, pintura, objeto, instalação, fotografia, videoarte e performance. Serão selecionados 20 projetos, que concorrerão a três prêmios de R$ 4 mil, cada. A mostra dos artistas selecionados ocorre entre 17/05, às 20h, a 17/06/16, no Museu de Arte Contemporânea de Jataí.
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Confira o regulamento completo:


1- DOS OBJETIVOS

1.1- O 15º Salão Nacional de Arte é uma realização da Prefeitura Municipal de Jataí, por meio da Secretaria de Cultura e Museu de Arte Contemporânea, realizar-se-á de 17 de maio (Abertura às 20h) a 17 de junho, reunindo Obras de Arte Contemporânea nas seguintes categorias: desenho, gravura, escultura, pintura, objeto, instalação, fotografia, videoarte e performance.

1.2 - O 15º Salão Nacional de Arte de Jataí tem como objetivos:
a) Expor Obras de Arte Contemporânea realizadas entre 2012 a 2016.
b) Propiciar a reflexão sobre a produção cultural brasileira.


2- DA INSCRIÇÃO

2.1- As inscrições serão realizadas no período de 16 de fevereiro a 31 de março de 2016 e não será cobrada taxa de inscrição.

2.2- Cada artista terá direito a 01(uma) inscrição em apenas 01(uma) destas categorias (desenho – gravura – escultura – objeto – pintura – instalação – fotografia – vídeoarte e performance), podendo, no entanto, participar de 01(um) trabalho coletivo em outra categoria. Poderão ser inscritos até 02(dois) trabalhos (na mesma categoria), cabendo à Comissão de Seleção determinar quais deverão participar da mostra.

2.3- A ficha de inscrição deverá estar devidamente preenchida e assinada pelo próprio artista, acompanhada de currículo artístico e fotografias (entre 18x24 e 20x30cm) ou fotocópia colorida. Anexar CD ou DVD com imagens dos trabalhos tratadas para serem utilizadas na produção do catálogo. NÃO serão aceitos slides. Para as inscrições nas categorias vídeoarte e performance só serão aceitos vídeos no formato DVD.

2.4- A ficha de inscrição deverá ser entregue no MAC - Rua Castro Alves - nº 468 – Centro - CEP 75.800-021, ou postada até a data do encerramento. Informações: (64)36324048 e-mails: macjatai@gmail.com ficha de inscrição: WWW.jatai.go.gov.br, WWW.culturajatai.com.br

2.5- As fotografias ou fotocópias coloridas deverão estar acompanhadas de informações complementares, tais como: Autor, título da Obra, técnica, materiais utilizados, dimensões (altura x largura x profundidade) e outros dados que o artista achar necessário.

2.6- Só poderão participar da seleção, obras que suas dimensões não excedam a 1,00 m (um metro) de largura e 2,00 m (dois metro) de altura para obras bidimensionais e para obras tridimensionais (escultura, objeto), 80 cm (oitenta centímetros) de largura, 2,00 m (dois metros) de altura e 1,00 m (um metro) de profundidade; para instalação até 2.00m x 2.00m

2.7- Não serão aceitos trabalhos realizados com materiais que prejudiquem a apresentação de outros e/ ou comprometam a integridade física do local, da equipe do salão e do público em geral. No caso de trabalhos realizados com materiais perecíveis e/ ou adulteráveis, o salão exime de responsabilidades sobre a vida útil desses materiais.

2.8- Vídeos deverão ter no máximo 05(cinco) minutos de duração, gravados em formato DVD, devendo ser repetidos até o final. Caso selecionado, o artista enviará obrigatoriamente 02(duas) cópias do trabalho para apresentação (gravação em loop). Performances deverão ter duração máxima de 15(quinze) minutos. Todo e qualquer equipamento necessário para exibição da obra será de inteira responsabilidade do artista.

2.9- A inscrição no Salão é vetada aos membros da Comissão de Seleção e Premiação, aos coordenadores do Salão, aos funcionários do Museu de Arte Contemporânea e ao funcionário que ocupe cargo de direção ou coordenação na Secretaria Municipal de Cultura.


3- DA SELEÇÃO

3.1- A Seleção será feita em uma única etapa por uma Comissão composta por 03 (três) especialistas na área.


3.2- A seleção será feita através de fotos e não serão aceitas Obras para
Seleção. Serão selecionados 20 (vinte) projetos.

3.3- Os artistas selecionados serão comunicados nos três primeiros dias úteis após a seleção.



3.4- As Obras selecionadas deverão estar no MAC até o dia 10 de maio, devidamente prontas para a exposição.

3.5- Enviar envelope com selo para devolução caso não seja selecionado (o material de inscrição do artista selecionado não será devolvido).


4- DA PREMIAÇÃO

4.1- Prefeitura Municipal de Jataí, Secretaria de Cultura e MAC
Atribuirão aos participantes cujas obras forem classificadas pela Comissão de Premiação, os seguintes prêmios de aquisição (as obras premiadas ficarão no acervo do MAC). Serão descontados os impostos da premiação:

1º PRÊMIO: R$ 4.000,00
2º PRÊMIO: R$ 4.000,00
3º PRÊMIO: R$ 4.000,00

5 - DO TRANSPORTE

5.1- O MAC fica isento de quaisquer despesas com transporte, ficando este sob a responsabilidade do artista.

5.2- O MAC não se responsabiliza por danos que as obras sofrerem no transporte, sendo estes resolvidos pelos artistas e transportadoras. (O MAC NÃO declara Obras e nem faz seguro de Obras, sendo estes resolvidos pelos artistas e transportadoras). É responsabilidade de o artista contratar transportadora para retirar sua Obra no término do Salão, respeitando a data 22/06 a 30/06/2016.

5.3- Os artistas selecionados deverão retirar seus trabalhos no período de 22/06 a 30/06/2016. A NÃO observância deste prazo, a obra ficará para o acervo do MAC.

6 – O MAC NÃO SE REPONSABILIZARÁ

6.1 – Por danos que os trabalhos e equipamentos sofram durante o transporte e o período de exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza.

6.2 – Por qualquer pagamento devido pelos artistas e não responsabilizará por qualquer transgressão às leis por eles praticada.


7 - DA MONTAGEM

7.1 - A exposição será montada pela equipe do MAC.
7.2 - O artista selecionado arcará com quaisquer despesas de aluguel, compra e/ou reparos de equipamentos e materiais especiais necessários à apresentação de seu trabalho, sendo de sua total responsabilidade a produção e manutenção dos mesmos.

7.3 - Os artistas selecionados na categoria performance arcarão com todas as suas despesas. Os horários de exibição serão acertados com a coordenação do Salão.
Artistas que inscreverem instalações ou trabalhos que devam ser montados no local da exposição, deverá anexar ao seu Projeto especificações claras sobre a montagem. Estas poderão ser utilizadas, também, para reprodução em catálogo, em caso de seleção. Esse artista poderá, ainda, acompanhar a montagem de seu trabalho no local, em data determinada pela coordenação do salão, desde que assuma todas as despesas.



8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1- As Obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento da exposição.

8.2- As decisões da Comissão serão irrevogáveis e irrecorríveis.

8.3- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos exclusivamente pela coordenação do salão.

8.4- Eventual dúvida consulte: MAC - Museu de Arte Contemporânea, pelo telefone (64)36324048, ou macjatai@gmail.com ou (64) 36324037 culturajatai@gmail.com ou pelos sites WWW.jatai.go.gov.br e WWW.culturajatai.com.br


http://www.editaiseafins.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Edital_de_exposic%CC%A7a%CC%83o_mac_jataI%CC%81_2016.pdf

Mais informações:
Museu de Arte Contemporânea de Jataí (GO)
Centro: r. Castro Alves, 468, tel. (64) 3632-4048.
www.jatai.go.gov.br


CRONOGRAMA
Término das inscrições
31 de Março de 2016

Abertura da exposição
17 de Maio de 2016

Término da exposição
17 de Junho de 
201
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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Centro Cultural do TJBA abre inscrições para programação de exposições em 2016

O Diário da Justiça Eletrônico publicaou o 1º. Edital para seleção de artistas com o objetivo de compor a pauta de exposições do Centro Cultural do Tribunal de Justiça, para este ano de 2016.

Na justificativa da Diretoria Geral, o edital atende às necessidades de crescente demanda de artistas interessados em expor seus trabalhos nas dependências do Judiciário. O lançamento do edital leva em conta o êxito das atividades desempenhadas pelo Centro Cultural do Tribunal de Justiça.


Os interessados em integrar o calendário de atividades do Centro Cultural do TJBA deverão apresentar proposta, no período de 16 de fevereiro de 2016 a 16 de março de 2016,pessoalmente ou enviando documentação para o seguinte e-mail:centrocultural@tjba.jus.br


A inscrição será efetivada, em meio digital, mediante confirmação de recebimento dos documentos requisitados, a ser encaminhada pela equipe responsável pela seleção dos trabalhos, através de e-mail.


As propostas devem se referir a projeto para exposição individual ou coletiva de artes plásticas e deve ser acompanhada de dossiê do artista ou grupo de artistas, além do perfil do produtor ou produtores.


Entre outros documentos, são exigidas a cópia de identidade e CPF e o currículo breve, referente à formação artística ou intelectual do candidato. Também deve ser enviado o contato do artista ou seu representante legal: telefone, endereço completo e o e-mail.


O edital prevê o envio de material relativo ao evento ou mostra anterior, como recortes de jornais, críticas publicadas na imprensa e catálogos, além de um mínimo de quatro fotos coloridas das obras representativas.
Clique aqui para ler o edital na íntegra.

XXXII Salão de Abril de Belas Artes

A FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura) anuncia que, a partir da próxima semana, começando dia 18, estão abertas as inscrições para mais uma edição do Salão Abril de Belas Artes, que este ano homenageará o saudoso artista plástico ‘Walter Bortolato’. Em sua XXXII edição, o evento é organizado pela Divisão de Arte e Cultura e Pinacoteca Municipal ‘Miguel Ângelo Pucci’. As inscrições serão recebidas até o dia 18 de março.

            A participação aberta a todos profissionais de artes plásticas da cidade e do País. O formulário será disponibilizado pela internet no endereço: www.franca.sp.gov.br ehttp://feacfranca.sp.gov.br a partir do dia 18, onde o candidato deverá preencher em letra de forma, imprimir, assinar e enviar à Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”,  na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro Franca – SP CEP- 14.400.680. É necessário juntar fotos das obras inscritas e do termo de doação dessas obras, assinado pelo artista.

            Entre os dias 18 de fevereiro a 18 de março será cumprida a primeira fase, sendo que as inscrições que não estiverem na Pinacoteca até às 17h da data limite serão desclassificadas, não valendo a data de despacho pelos Correios ou transportadoras para o cumprimento da data limite. As fotos coloridas das obras deverão ser impressas em papel no formato máximo A4, podendo o proponente inscrever no máximo três trabalhos. As fotos deverão ser devidamente identificadas no verso com nome do artista, título da obra e técnica utilizada. Os trabalhos apresentados pelas fotos poderão ou não ser selecionados para a Segunda Fase.

A seleção por fotos será realizada no dia 23 de março e a divulgação será no dia 25. Na  segunda fase, os artistas selecionados pelas fotos deverão remeter os trabalhos originais (emoldurados e bem apresentados) para a Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci” até 1º de abril até às 17h. Os resultados de seleção e premiação serão divulgados pelo sitewww.franca.sp.gov.br feacfranca.sp.gov.br, além da abertura do XXXII Salão de Abril de BelasArtes, no dia 5 de abril, às 20h.

Os detalhes completos estão no Edital publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 11 e também disponíveis no site da Prefeitura. Ao primeiro lugar, além do prêmio ‘Relógio do Sol’, o contemplado receberá R$ 2 mil, seguindo R$ 1 mil, para o segundo lugar, R$ 800, para o terceiro, e menção honrosa para o quarto lugar, com valor de R$ 500. A obra vencedora será incorporada ao acervo técnico da Pinacoteca Municipal.


Programa do Red Bull Station disponibiliza vagas para sua 12ª edição

Inscrições abertas para as residências artísticas do Red Bull Station.

A 12ª edição do programa, prevista para acontecer entre 11 de maio e 1º de julho, mantém a escolha de seis artistas residentes, sendo uma vaga destinada a um estrangeiro e cinco para brasileiros ou residentes no país.

Os futuros integrantes serão selecionados pelo curador Fernando Velázquez, pelo artista, pesquisador e curador Divino Sobral e pela curadora Marta Mestre.

Poderão se inscrever artistas ou coletivos atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas. “O programa é um convite para a ação. Mais uma vez, durante a seleção, procuramos dar conta de um amplo espectro de pesquisas, tanto de linguagens, como de técnicas e temáticas”, afirma o curador.

Nos critérios adotados para a seleção dos candidatos destacam-se a capacidade do grupo de relacionamento com a arquitetura do prédio, com o seu entorno e sobretudo com a possibilidade de articular processos criativos colaborativos.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.redbullstation.com.br/edital até dia 3 de abril de 2016. Os selecionados serão divulgados neste site dia 11 de abril.
As inscrições para a 12ª turma começam no dia 22 de fevereiro. O curador,Fernando Velázquez está à frente do processo seletivo mais uma vez. Nessa edição, o projeto mantém a escolha de seis artistas residentes, sendo uma vaga dedicada um artista estrangeiro e uma ajuda financeira pra quem não mora em São Paulo.
Além de Velázquez, o artista, pesquisador e curador Divino Sobral e a curadoraMarta Mestre também serão responsáveis pela análise dos portfólios dos inscritos. Os interessados devem acessar o site www.redbullstation.com.br e seguir as instruções do edital. Poderão se inscrever artistas ou coletivos atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas. “O programa é um convite para a ação. Mais uma vez, durante a seleção, procuramos dar conta de um amplo espectro de pesquisas, tanto de linguagens, como de técnicas e temáticas”, afirma o curador.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

70 obras de arte para marcar Olimpíadas no Brasil

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e em parceria com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, lançou nesta segunda-feira (22) um edital para selecionar 70 projetos de obras de arte que marquem a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil este ano. O Edital Prêmio Arte Monumento Brasil2016  disponibilizará R$ 30 mil para artistas criarem monumentos, instalações, murais e outros tipos de artes visuais que possam ser instalados em locais públicos de grande circulação e visitação em cidades por onde passará a chama dos Jogos Rio 2016.
 
"É uma grande oportunidade para cidades de todos os estados brasileiros e para o artista local mostrar o seu trabalho para o Brasil e para o mundo. Essas serão artes permanentes, que ficarão marcadas na história do país e dos Jogos", afirmou o coordenador do Comitê Executivo de Jogos Olímpicos e Paralimpícos do MinC, Adriano de Angelis.
 
Poderão concorrer ao edital pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, que, preferencialmente, residam em uma das mais de 300 cidades oficialmente integrantes do circuito de revezamento da tocha olímpica, cuja listagem está disponível no site Rio 2016.
 
As inscrições estarão abertas até o próximo dia sete de abril. Os proponentes deverão enviar carta de anuência da prefeitura relativa ao espaço público em que pretendem afixar ou instalar a obra e imagens que mostrem com exatidão qual será este espaço. Também deverão ser enviados currículo profissional; desenho, croqui ou esboço que simule graficamente a obra e comprovante de residência. No caso de inscrição de coletivos de artista, também é exigida carta de anuência de cada um dos membros que compõem o coletivo informando o conhecimento do projeto.
 
Cada proponente contemplado neste edital receberá a quantia de R$ 30 mil, pagos em uma única parcela, e terá até 45 dias, a partir do depósito do recurso, para realizar integralmente o projeto.
 
Os critérios de seleção de projetos levarão em consideração a excelência quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; a familiaridade com os atributos da chama e dos valores olímpicos; a adequação da linguagem do artista aos objetivos do projeto de exposição permanente e inscrição da sua obra nas poéticas da arte contemporânea; a relevância da obra na localidade onde será afixada ou instalada; a valorização de características culturais locais e regionais;e a capacidade de execução do projeto de acordo com o cronograma apresentado. 
 
A seleção dos projetos habilitados será feita por uma comissão com sete integrantes, sendo dois da Funarte, um do MinC, um da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, um da Autoridade Pública Olímpica (APO) e mais dois profissionais especialistas em artes visuais nomeados pelo presidente da Funarte.

 
 
Vinicius Mansur
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AIAPI | Italian Committee IAA/AIAP | Call for Artists

CALL FOR ARTISTS
No submission fee


Dear Artist,
AIAPI | UNESCO Official Partner, Spazio-Tempo Arte and Fondazione Opera Campana dei Caduti 
open the call to partecipate to the selections of international art exhibition

HUMAN RIGHTS? #DIVERSITY
curated by Roberto Ronca


FONDAZIONE OPERA CAMPANA DEI CADUTI | ROVERETO (TN) | ITALY

HUMAN RIGHTS? #DIVERSITY wants to talk about diversity in all senses.
We want to extend the concept and mention of any kind of diversity.
Not only cultural diversity but diversity in general as a factor for growth, openness and emotional ability to listen to the otherness, of awareness that we are ‘different’ than someone else.
Diversity is wealth, is improvement of DNA, metaphorically and physically; sometimes is the result of personal choices, sometimes it is simply a matter of membership. The diversity of the other people is something we can often understand even just listening, even when the difference is not noticeable to the eye.
Respect for diversity, in all ways, is an essential right of men and women, boys and girls around the world.
Diversity is a right, respect is a ought.
In HUMAN RIGHTS? #DIVERSITY Artists speaks about the value of diversity but also about the violation
of the respect for diversity, using the language of the art talking to everyone, overcoming all barriers.

In attachement the project, the regulation and the application form.
To participate to the selection is necessary to read carefully the regulation and to follow the instructions.

No submission fee

info:

Cordially