Festival com multilinguagens artísticas, que acontece em São Paulo entre 8 e 10 de abril, recebe inscrições de obras de todo o Brasil até 31 de março por meio da plataforma de crowdsourcing ItsNOON
O CaosArte - movimento artístico-cultural promovido pela Multitude – chega à sua 3a edição e abre uma chamada criativa para que artistas e interessados enviem propostas de todas as linguagens artísticas com o tema “A Cidade Dança”. Os trabalhos são recebidos até 31 de março por meio da plataforma de crowdsourcing ItsNOON (https://www.itsnoon.net/chamada/438), e os escolhidos farão parte do festival, que acontecerá de 8 a 10 de abril no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP).
Com o objetivo de provocar e expor a criação e cocriação de diversas linguagens artísticas e a reflexão acerca do caos da cidade e a sua relação com a arte e cultura, a 3ª edição do CaosArte – apresentada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ProAC) - selecionará cerca de 110 trabalhos., entre eles vídeos de até cinco minutos (videoartes, documentários, curtas), fotografias, artes plásticas, ilustrações, artes digitais, gifs, textos curtos, áudios e intervenções presenciais, sendo que por motivos orçamentários, para esta última linguagem, os coletivos e interessados deverão residir na cidade na São Paulo.
“Queremos colocar em discussão a influência mútua que a cidade e a cultura exercem uma sobre a outra. Cada passo que damos pelas ruas, alguns atravessados, outros corridos ou mais lentos, na realidade, é um convite da cidade para entrarmos no ritmo. Se considerarmos essa atmosférica artística, poética e até mesmo política, isso mais parece uma dança.”, comenta Carol Gutierrez, responsável pela gestão e ativação de redes digitais do festival, e parte da banca curadora, ao lado de Rodrigo Masuda, sócio-fundador da Multitude, e Cadu Ruocco, produtor executivo.
A inscrição por meio da plataforma ItsNOON permite acesso de artistas e criadores a todas as obras cadastradas, criando ambiente criativo de cocriação e colaboração – melhorias, feedbacks, remixes, e/ou procura de parceiros para criação. Assim, uma ilustração pode, por exemplo, ganhar formato gif. Também é proposta manter a ideia cocriativa da plataforma no ambiente do festival. Deste modo, as performances e intervenções podem incorporar colaborações de todo o Brasil.
As obras selecionadas serão expostas ou produzidas em um dos três espaços: a tenda, que abrigará uma exposição de 25 artes impressas e outras 75 exibidas em telas de LCD; outra área dedicada ao recebimento de 10 intervenções presenciais; ou projetadas e remixadas em uma das festas já confirmadas na programação: Calefação Tropicaos, Odara e Pillantragi.
Além da chamada aqui no Brasil, pela primeira vez o festival abre uma segunda seleção, dedicada apenas a criadores neozelandeses, também em parceria com a itsNOON. Os selecionados integrarão a exposição digital.
A programação completa do CaosArte será divulgada em breve.
Sobre o CaosArte
Promovido pela Multitude, CaosArte é movimento, encontro, rede. Com duas edições já realizadas, o mote é simples: ocupar! Itinerante, ressignifica os locais que o recebem e reúne exposições, perfomances, tecnologia, música, dança, oficinas e trabalhos de artistas de todo o Brasil. Mais do que um evento, o #CaosArte é plataforma cultural: utiliza-se das novas tecnologias e de conceitos como crowdsourcing e economia criativa, conectando o público a uma experiência multimídia e caótica.
A 3a edição do Caosarte, em 2016, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, e apresentada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC -, realizado pela Multitude, com o apoio do Memorial da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário