domingo, 11 de setembro de 2016

Centro Cultural seleciona artistas

Uma barreira que fatalmente qualquer artista acaba tendo que enfrentar ao longo da vida é a dificuldade de encontrar um lugar para expor sua arte. Por isso a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abre semestralmente um edital para realizar a seleção de exposições para o seu Centro Cultural. Na quinta-feira, 1º, a universidade lançou mais um edital, cujo período de inscrição perdura até o dia 30 de outubro. A iniciativa é uma oportunidade de o artista expor suas obras no espaço, também conhecido como Solar da Baronesa.
O edital realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) possui características bem abrangentes, dando espaço para diversas formas de artes. Tanto individualmente quanto coletivamente, são aceitas exposições artísticas ou documentais – como quadros, móbiles, desenhos e gravuras, por exemplo – além de performances teatrais, de dança ou música.
O espaço à ser ocupado se divide em Galeria Escada e Galeria Principal. Por ser um local de dimensões menores, a Escada receberá as exposições de artes plásticas. Enquanto a Galeria Principal, um espaço mais amplo, guardará as obras tridimensionais, performances e apresentações que exijam uma capacidade maior.

A inscrição
Para a realização da inscrição é necessário o desenvolvimento de um memorial descritivo, ou seja, a proposta artística em linguagem clara e objetiva. Nos casos de obras tridimensionais pede-se também o projeto expográfico levando em consideração o ambiente da Galeria Principal.

Além disso, exemplos de obras experimentais, currículo sucinto do artista, material para ser vinculado na imprensa e a cópia da carteira de identidade e CPF também são exigidas. A lista completa do material para inscrição encontra-se no endereço www.ufsj.edu.br/centrocultural.
O período para inscrição começou no primeiro dia deste mês e termina do dia 30 do mês de outubro. O artista deve ter 18 anos ou mais e poderá participar com até duas propostas, desde que uma seja individual e outra coletiva.
A inscrição deve ser feita pessoalmente ou através dos correios. Sendo entregue na Secretaria Executiva do Proex, localizada no Solar da Baronesa, ou usando o serviço do Sedex

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Edital do prêmio Territórios MT 2016 - aberto

A Secretaria de Estado de Cultura abre seleção pública para iniciativas transformadoras que envolvam a comunidade a partir da oferta de atividades culturais. As inscrições para o Prêmio Territórios MT, seguem até o dia 3 de outubro e podem ser feitas via internet, pela plataforma de mapeamento da Sec-MT, o Mapas. O edital pode ser acessado pelo site oficial da secretaria.

De acordo com o documento, são considerados “Territórios Culturais”, os espaços físicos com gestão autônoma pela sociedade civil organizada, constituída formalmente ou não, em funcionamento ininterrupto há pelo menos dois anos, que desenvolvem programação gratuita ou a preços populares, incluindo diferentes linguagens artísticas e culturais, com atuação nas áreas de produção, intercâmbio, formação e difusão de conteúdo, bem como ações culturais e artísticas.


Os projetos devem apresentar propostas de desenvolvimento de produção e difusão das expressões culturais, como por exemplo, apresentações, intervenções, saraus, ensaios abertos de artistas, grupos ou coletivos, ou ainda, de atividades de intercâmbio entre os territórios culturais de Mato Grosso, de outros estados brasileiros e, também, do exterior ou ainda, de atividades de formação na área cultural e artística, como, por exemplo, oficinas, cursos, workshops, palestras, reuniões e debates, dentre outros.


De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, o edital tem como forte característica, subsidiar projetos culturais que promovam a inclusão social. “Na primeira edição, em um total de nove iniciativas contempladas, pudemos constatar que o Territórios extrapola os objetivos do desenvolvimento de atividades artísticas e culturais realizadas em espaços independentes e protagonizadas por profissionais da cultura. Os projetos apresentados, em sua maioria ressignificaram espaços e irradiaram o alcance chegando a mais comunidades. As ações se multiplicaram”, explica.


Leandro Carvalho lançou a nova edição do Territórios no Centro Comunitário do Jardim Vitória, espaço que acolheu as oficinas do projeto Hip Hop Contemporâneo. Uma das idealizadoras desta ação, Lígia Viana, revela que o Centro Comunitário do Jardim Vitória foi oxigenado com a presença de crianças e adolescentes focados na capacitação artística.


“O grafite, por exemplo, mudou o cenário. O Centro Comunitário se transformou em uma verdadeira galeria. Um projeto como este muda positivamente o cotidiano de uma comunidade periférica. Para se ter uma ideia, com as oficinas e shows previstos, mais de duas mil pessoas foram alcançadas. Além disso, mais de 15 coletivos dedicados ao hip hop estiveram envolvidos em todo o processo”.

Somando ao Hip Hop Contemporâneo, ao todo, nove projetos foram contemplados na primeira edição do Prêmio Territórios: Chapada em Concerto (Chapada dos Guimarães), Passo Miudinho – Mestres da Cultura Popular de Mato Grosso (Várzea Grande), Samba no Coreto (Cuiabá), Chão Violado: Entre acordes e imagens (Poxoréu), Coletivo Cultural Toda Vida (Cuiabá), Oficina da Cultura (Sorriso), Violada Sertaneja: Encontro de Música de raiz (São José dos Quatro Marcos) e Espaço Cultural Teaf – Território de Arte e Cultura (Alta Floresta).

A partir do dia 12 de setembro a Secretaria de Estado de Cultura disponibiliza o e-mail territóriosmt@cultura.mt.gov.br para esclarecer eventuais dúvidas. Por enquanto, elas podem ser solucionadas pelo sup.politicasculturais@cultura.mt.gov.br .

Edital anexo » Seleção Pública prêmio Territórios 2016
Edital anexo » Minuta de Termo de concessão de auxílio - Prêmio Territórios MT
Edital anexo » Minuta de Termo de fomento - Prêmio Territórios MT
Edital anexo » Execução, cronograma e planilha de custos

sábado, 3 de setembro de 2016

SESI-SP Lança Edital de Projetos Culturais 2017

SESI-SP abre seu Edital de Chamamento de Projetos Culturais a partir de 1º de setembro, às 0h, exclusivamente pela internet. Serão admitidas propostas de artistas de todo Brasil ou do exterior. Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2017 das unidades do SESI-SP na Grande São Paulo, no litoral e no interior do Estado, além de espaços alternativos conveniados.

Pela primeira vez, neste ano, serão avaliados projetos para exibição na Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, localizado Avenida Paulista. Espetáculos de Música e Artes Cênicas também poderão compor a agenda do programa FIESP/SESI – Domingo na Paulista. Ainda no Centro Cultural, serão recebidas as propostas voltadas especialmente para a Galeria de Arte Digital SESI-SP, maior plataforma de arte digital da América Latina, instalada na fachada do prédio das instituições.


Outra novidade desse ano é a criação da modalidade “Literatura Viva na Indústria”. Para esta categoria serão selecionados projetos que promovam a interação entre a literatura e o universo do trabalho, com temas voltados à inovação, à criatividade, à liderança, ao empreendedorismo, à qualidade de vida no trabalho, entre outros temas.


Projetos que já tenham sido contemplados por patrocínio ou recursos captados por meio de Lei de Incentivo à Cultura ou outras premiações também terão espaço a partir de agora.


As inscrições para as categorias de Música, Artes Cênicas e Literatura terminam no dia 30 de setembro, às 23h59. Já a data final para envio dos projetos de Artes Visuais é 28 de outubro, também às 23h59.


O objetivo do SESI-SP é identificar projetos artísticos para públicos de todas as idades, com o intuito de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas para a formação e a valorização do indivíduo e sua comunidade.


Para mais informações sobre os editais, consulte o site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.



ARTES VISUAIS

O SESI-SP apoia as produções em Artes Visuais, como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades:
- Espaço Galeria SESI-SP: mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica;
- Ocupação Artística no SESI-SP: espaços (muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros) se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências produzidas com diversas técnicas e materiais;
- Galeria de Arte Digital SESI-SP: visa incentivar a produção de obras digitais e potencializar a interação entre artistas e público com a cidade de São Paulo, e o protagonismo no processo de criação.
- Galeria de Arte SESI-SP: o espaço oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, com obras originais, embasamento curatorial e expografia específica.



SERVIÇO:
Edital de Chamamento 2017 - Seleção de Projetos Culturais
Inscrições: a partir de 1º de setembro / www.sesisp.org.br/cultura/editais.html
Resultados: 28 de novembro de 2016
Mais informações: editaiscultura@sesisp.org.br

um espaço voltado para arte


A Rede de Arte, não é galeria, nem museu é um espaço voltado para arte, com vasta coleção de pinturas e tapetes orientais.

Situada em Chapada dos Guimarães/MT, focada na comercialização e divulgação de obras selecionadas de renomados artista do Centro Oeste.

Começou em 2012, com a missão de divulgar e fomento a arte produzida no Mato Grosso, o trabalho foi crescendo e desenvolvendo.

Em 2013 a fomos premiados pelo Ministério da Cultura: Prêmio Economia Criativa, um incentivo que nos impulsionou cada vez mais.

Em 2016 é formada parceria com o casal colecionador de arte José Alves e Natia Ortega, ampliando nosso horizonte, hoje o Centro Oeste é nosso campo de 
atuação.

acesse http://www.rededearte.com.br/

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brasileiros podem concorrer a residências artísticas na Áustria

O KulturKontakt Austria, um dos principais centros de estudo da cultura na Europa, abriu inscrições para a seleção de artistas estrangeiros para seu programa de residência artística. Promovido em parceria com a Chancelaria Federal Austríaca, o programa oferecerá 50 vagas, nas áreas de artes visuais; fotografia artística; vídeo e midiarte; artes, ciência e tecnologia; composição; literatura; literatura para crianças e jovens adultos; tradução literária; e artes e educação cultural.

O objetivo da residência é oferecer a artistas estrangeiros a oportunidade de se familiarizar com a cena artística e cultural da Áustria e manter contato com artistas austríacos. Os selecionados deverão completar uma obra ou projeto durante sua estadia. Entre as atividades que integram a residência estão visitas a galerias de arte, estúdios e museus, contatos com instituições literárias e editoras e acesso à vida musical das cidades de Viena e Salzburg.

Os estudantes também receberão entradas para feiras de artes e de livros, performances na casa de espetáculos Tanzquartier Wien e festivais, como o ImPuls Tanz, de dança, entre outros. O período de residência varia de um a três meses.


Podem participar cidadãos estrangeiros que vivam fora da Áustria e que tenham completado seu treinamento. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro ou 15 de outubro, dependendo da área à qual o artista quer candidatar-se. Os interessados devem ter conhecimento em Alemão ou Inglês e terem nascido após 31 de dezembro de 1976.


 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Edital do Circula MT 2016 - aberto

O Estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, no uso de suas atribuições e nos termos da Lei 10.363/2016 que estabelece o Plano Estadual de Cultura, Lei 10.379/2016 que institui o Fundo Estadual de Política Cultural, o Decreto nº 669/2016 que regulamenta o Fundo Estadual de Política Cultural e a Lei 13.019/2014 com suas alterações;
Torna pública a seleção de projetos de circulação designada CIRCULA MT para conceder apoio a propostas nos segmentos de música, teatro, dança, circo e artes visuais, conforme as regras e prazos estabelecidos nesta seleção pública.

Edital anexo » Edital do Circula MT 2016
Edital anexo » Termo de concessão de auxílio
Edital anexo » Termo de fomento
Edital anexo » Execução, cronograma e planilha de custos
Edital anexo » Comissão de Habilitação e de Seleção Técnica