Uma barreira que fatalmente qualquer artista acaba tendo que enfrentar ao longo da vida é a dificuldade de encontrar um lugar para expor sua arte. Por isso a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abre semestralmente um edital para realizar a seleção de exposições para o seu Centro Cultural. Na quinta-feira, 1º, a universidade lançou mais um edital, cujo período de inscrição perdura até o dia 30 de outubro. A iniciativa é uma oportunidade de o artista expor suas obras no espaço, também conhecido como Solar da Baronesa.
O edital realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) possui características bem abrangentes, dando espaço para diversas formas de artes. Tanto individualmente quanto coletivamente, são aceitas exposições artísticas ou documentais – como quadros, móbiles, desenhos e gravuras, por exemplo – além de performances teatrais, de dança ou música.
O espaço à ser ocupado se divide em Galeria Escada e Galeria Principal. Por ser um local de dimensões menores, a Escada receberá as exposições de artes plásticas. Enquanto a Galeria Principal, um espaço mais amplo, guardará as obras tridimensionais, performances e apresentações que exijam uma capacidade maior.
A inscrição
Para a realização da inscrição é necessário o desenvolvimento de um memorial descritivo, ou seja, a proposta artística em linguagem clara e objetiva. Nos casos de obras tridimensionais pede-se também o projeto expográfico levando em consideração o ambiente da Galeria Principal.
Além disso, exemplos de obras experimentais, currículo sucinto do artista, material para ser vinculado na imprensa e a cópia da carteira de identidade e CPF também são exigidas. A lista completa do material para inscrição encontra-se no endereço www.ufsj.edu.br/centrocultural.
O período para inscrição começou no primeiro dia deste mês e termina do dia 30 do mês de outubro. O artista deve ter 18 anos ou mais e poderá participar com até duas propostas, desde que uma seja individual e outra coletiva.
A inscrição deve ser feita pessoalmente ou através dos correios. Sendo entregue na Secretaria Executiva do Proex, localizada no Solar da Baronesa, ou usando o serviço do Sedex