O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) abriu nesta segunda-feira (16/9) inscrições para a Residência Internacional e Nacional LABMIS 2014; LABMIS Estúdio de Som, NECMIS 2014 e LAB MIS Fotografia, além de convocatória para projetos artísticos de dança e fotografia. Exposições de obras e premiação em dinheiro são alguns dos benefícios concedidos.
A Residência Internacional e Nacional LABMIS 2014 abrange projetos artísticos nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design de interfaces, comunidades digitais, software colaborativo, visualização de redes, redes sociais, arte interativa, realidade aumentada, arte e ciência, entre outras.
A residência internacional consiste na residência de dois artistas brasileiros em uma instituição na Holanda e um artista brasileiro em uma instituição canadense no período de dois meses, propiciando o incentivo à pesquisa e à concepção de trabalhos artísticos dentro da temática desenvolvida pelo LABMIS. Já a nacional acolherá quatro projetos artísticos para que sejam desenvolvidos durante a residência artística no Laboratório de Novas Mídias com duração de três meses cada.
Voltada para bandas residentes no Estado de São Paulo com composições originais de qualquer estilo, gênero, instrumentação, arranjo ou composição dessas músicas, a residência LABMIS Estúdio de Som promove a gravação de músicas inéditas e autorais brasileiras (popular ou erudita). Podem participar compositores ou intérpretes não inseridos numa dinâmica produtiva regular e sem acesso consolidado a canais de difusão existentes, mas que tenham consistência, originalidade e potência criativa em seus trabalhos.
Já a Residência NECMIS 2014 visa desenvolver residência, com duração de um ano, na área de humanidades aplicadas a produtos de mídias audiovisuais em qualquer formato, mídia, duração ou suporte. O MIS acolherá quatro projetos. Para participar os candidatos precisam ser graduados ou devem estar matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado nas áreas acima citadas.
Com acompanhamento de pesquisas que visem à produção de textos críticos e de experiências artísticas ligadas à fotografia, a residência LABMIS Fotografia tem duração de cinco meses, com formação de um grupo de 10 residentes, sendo oito artistas e dois críticos que serão coordenados por Ronaldo Entler, Lívia Aquino e pelo coletivo Cia de Foto.
Projetos artísticos – Voltado para profissionais da dança, o programa Dança no MIS é uma convocatória para projeto site-specific, com curadoria de Natalia Mallo. A ideia é que artistas apresentem uma proposta de ocupação coreográfica criada especificamente para o Museu, onde terão prioridade aqueles que trabalharem com a dança integrada à linguagem audiovisual em qualquer suporte (vídeo, fotografia, novas tecnologias, games, entre outros).
Já o Nova Fotografia, voltado para projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho, tem por objetivo criar um espaço permanente para exposições. Anualmente, são selecionados seis projetos fotográficos e três suplentes, que serão expostos ao longo do ano de 2014 no espaço denominado “Nicho”, no MIS.
Confira os editais e fichas de inscrição de todas as residências e convocatórias abertas no sitewww.mis-sp.org.br.
Fonte: Eventos USP