sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FCMS seleciona exposições para MARCO

Para as exposições temporárias, o MARCO disponibilizará duas salas destinadas a artistas sul matogrossenses, e duas salas com exposições de artistas contemporâneos, sejam eles do Estado, de outros Estados ou países. O museu ainda conta com uma sala para exposições permanentes, com obras de seu próprio acervo.

As propostas de exposições temporárias do MARCO serão avaliadas por uma comissão curatorial do museu, que irá analisar o currículo do artista, o portfólio da apresentação, e a documentação crítica sobre o expositor, conforme especificado no edital. A inscrição de propostas pode ser feita até o dia 12 de fevereiro.

As inscrições poderão ser feitas por envelope enviado ao endereço do MARCO, na rua Antônio Maria Coelho, n. 6000, CEP 79021-170, em Campo Grande - MS. Mais informações sobre o processo de seleção pública podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3326-7449, ou pelo endereço virtual www.marcovirtual.wordpress.com
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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Edital de Ocupação FCS 2017

A Fundação Clóvis Salgado divulga a publicação dos Editais de Ocupação das galerias do Palácio das Artes e da CâmeraSete - Casa da Fotografia. O período de inscrições vai de 27 de dezembro de 2016 a 3 de fevereiro de 2017. (Clique aqui e acesse o Edital na íntegra)

Ao todo serão selecionados cinco projetos, três contemplados no Edital de Ocupação das Galerias do Palácio das Artes, para as galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêia Lima e Mari’Stella Tristão, e dois selecionados no Edital de Ocupação de Fotografia, para o CâmaraSete.

Os artistas selecionados receberão R$5.500,00, para cada exposição coletiva, e R$4.000,00 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via Correios, com data limite de postagem em 03 de fevereiro de 2017. Além disso, devem ser especificamente endereçadas à Gerência de Artes Visuais, com a seguinte identificação: Edital de Fotografia 2017 (frente). Nome e endereço do artista ou do representante do grupo (verso). Dúvidas sobre o edital? Contate-nos pelos telefones (31) 3236-7363/7364 ou pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

Confira os editais:

Museu Alfredo Andersen abre edital de ocupação para 2017-2018


O Museu Alfredo Andersen (MAA) está com inscrições abertas para propostas de exposições de curta duração em suas salas em 2017-2018. Os interessados devem enviar o projeto da exposição, portfólio e formulário de inscrição devidamente preenchido até 10 de fevereiro de 2017. O edital completo está disponível AQUI.

Podem se inscrever artistas que atuam no Brasil e no exterior, de forma individual ou coletiva. O material deve ser enviado via correio com aviso de recebimento ou entregue pessoalmente na sede do MAA, situado à Rua Mateus Leme, 336, bairro São Francisco, em Curitiba, no Paraná. Não serão aceitas propostas encaminhadas por fax ou e-mail.

SeleçãoO processo de seleção será conduzido pela Comissão de Seleção, composta pelos membros do Conselho Consultivo do MAA e pela direção do museu. Cabe à Comissão aprovar as propostas, definir o cronograma das exposições, a distribuição e a adequação das obras nos espaços do museu. Fica a critério da mesma comissão não aceitar obras que exijam cuidados especiais de segurança, realizadas com materiais perecíveis que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança dos visitantes e à integridade do museu.

A divulgação dos projetos aprovados será realizada pelos sites da Secretaria de Estado da Cultura e do MAA em fevereiro de 2017. As propostas selecionadas devem entrar em exposição no período de abril de 2017 a março de 2018. 
Mais informações podem ser solicitadas à Comissão Organizadora pelos telefones 41 3322-8262 e 41 3323-5148 ou pelo e-mail maa@seec.pr.gov.br.

MAAO Museu Alfredo Andersen é uma instituição pertencente à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e sua missão é preservar e divulgar a casa e o ateliê onde viveu e trabalhou o pintor e educador Alfredo Andersen, perpetuando seu legado por meio da promoção e desenvolvimento cultural, educacional, artístico e social.

Serviço
Edital Nº 001/2016 – Propostas de Exposições para o Museu Alfredo Andersen 2017-2018
Inscrições: até 13 de fevereiro de 2017
Informações: 41 3322-8262 | 41 3323-5148 | maa@seec.pr.gov.br
Edital: CLIQUE AQUI
Fonte: SEEC

sábado, 24 de dezembro de 2016

SELEÇÃO PARA EXPOSIÇÕES NO MEMORIAL DO TJDFT EM 2017

Interessados podem apresentar propostas até o dia 22/2/2017
A seleção para exposições e lançamentos de livros no Memorial do TJDFT em 2017 está sendo divulgada naedição de dezembro da Revista Roteiro Brasília. A publicação mensal traz informações sobre comida, diversão e arte na capital federal.
Desde 2013, o Memorial do TJDFT recebe exposições temporárias e lançamentos de obras literárias com intuito de fomentar a arte e a cultura no DF. Para expor no espaço, ao longo do próximo ano, os interessados deverão apresentar propostas até o dia 22/2/2017, conforme Edital 1/2016 .
Serão selecionadas até 15 propostas, entre exposições de arte, de fotografia, de escultura, de pintura, de gravura, de desenho, bem como lançamento de livros, entre outras. As obras de arte deverão abordar, preferencialmente, temas relacionados com a Justiça, Democracia, Cidadania, História e Datas Comemorativas.
O TJDFT cederá gratuitamente o espaço e fará a divulgação do evento. Em contrapartida, os artistas selecionados doarão uma de suas obras, em caso de mostra artística individual, e duas obras, no caso de exposições coletivas ou de lançamento de livros. A escolha das obras de artes doadas caberá à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, à qual se vincula o Memorial.
Clique aqui para acessar o edital completo. Dúvidas poderão ser sanadas com a equipe do Memorial TJDFT pelos telefones (61) 3103-5894 / 5893 / 5863 / 4868 ou pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CHAMAMENTO PÚBLICO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL LEONARDO ALENCAR SITUADO NO HALL DA BIBLIOTECA PÚBLICA EPIFÂNIO DÓRIA

O presente CHAMAMENTO PÚBLICO tem como objetivo a seleção de 03 (três) propostas de exposição para ocupação do Espaço Cultural Leonardo Alencar situado no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, de forma a estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, por meio da realização de exposições e divulgação do trabalho dos artistas. Cada projeto selecionado receberá premiação no valor de R$ 6.000,00.

Serão aceitas propostas de arte de preferência de cunho didático inerentes ao perfil de biblioteca, nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações, artesanato e artes populares.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Unesc abre cadastro para exposições

O Espaço Cultural da Unesc está com inscrições abertas até 3 de fevereiro para a exposição de obras em 2017. Serão selecionadas até quatro propostas. Podem participar artistas, colecionadores e instituições nacionais ou internacionais. Os interessados devem procurar o Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P, ou fazer contato pelo telefone (48) 3431-2622.

Em 2016 foram realizadas três exposições na Unesc. A universidade recebeu Rosangela Becker com Visto Livre; Rafael Ramos com Distopia SP e Zenchô com Flora – Experiência Direta. O Espaço Cultural é destinado à pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances e livros.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Programa Anual de Exposições - Centro Cultural São Paulo (SP) - 2017

O Centro Cultural São Paulo recebe até 03/03/17 inscrições para o Programa de Exposições 2017. Serão selecionados 15 projetos artísticos, nas seguintes categorias: 12 Exposições Individuais (R$10.000,00, cada), uma Proposta Curatorial (R$50.000,00) e dois Prêmios de Pesquisa (R$ 15.000, cada). Os projetos selecionados nas categorias Exposição e Proposta Curatorial ganham exposições no decorrer do ano; já os selecionados na categoria Prêmio Pesquisa, terão seus projetos integrados ao acervo do Arquivo Multimeios do CCSP.

O edital completo está disponível no link:http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP_editais.html


Mais informações:
Centro Cultural São Paulo
Paraíso: r. Vergueiro, 1.000, tels. (11) 3383-3400 / 3402.
Ter. a sex., 10h/20h; sáb. e dom., 10h/18h.
www.centrocultural.sp.gov.br

CRONOGRAMATérmino das inscrições03 de Março de 2017

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pinacoteca Universitária divulga edital para exposições de 2017

Pinacoteca Universitária lança edital para artistas interessados em expor seus projetos em 2017. Os candidatos poderão enviar suas propostas até o dia 6 de fevereiro. As exposições podem ser individuais ou coletivas, desde que sejam projetos inéditos no circuito cultural alagoano.
Com o intuito de difundir a produção artística, o edital também busca incentivar as múltiplas expressões no campo da arte contemporânea. A Pinacoteca dispõe de dois salões para montagem da exposição, cujas perspectivas e planta baixa estão anexadas ao edital disponível na página da Pinacoteca e na seção de concursos e editais do site da Ufal.
Os artistas deverão enviar, exclusivamente por via postal, o projeto e o formulário de inscrição devidamente preenchido e ficar atentos aos demais critérios de participação. Após avaliação e seleção dos projetos pela Comissão de Pauta, o resultado será divulgado em fevereiro de 2017.

Cultura abre seleção de Exposições nos Espaços Expositivos Prefeitura Municipal de Santa Maria 2017

A Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria de Município da Cultura e o Museu de Arte de Santa Maria comunicam que estão abertas as inscrições aos produtores culturais, artistas plásticos e Visuais, designers e público em geral, interessados nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Santa Maria oferecidos para o ano de 2017.

Comunicamos aos interessados que a partir do dia20de dezembro de 2016 à 20 de janeiro de 2017, estaremos recebendo através do endereço eletrônico (masmdigital@gmail.com) a documentação, referente à seleção para a realização de exposições e mostras nos espaços expositivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria no ano de 2017.

Obs.: Caso o calendário anual de exposições dos espaços não seja preenchido, o MASM receberá os projetos até o fechamento do mesmo, sendo avaliados pela comissão de curadoria.

Com informações da Secretaria de Município da Cultura
Foto: João Alves (Mtb 17.922)

Documentos

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

I2 Prêmio de Arte - Londres - 2017

EDITAL

ART. 1. PROPÓSITO
I2 Curatorial Platform promove a 1ª edição do I2 Art Award que visa promover e desenvolver artes em formato digital e para uma plataforma digital. A competição fornece uma atribuição de 1 prêmio em dinheiro de £ 500 para realizar um projeto artístico que pode ser disponibilizado em art-i2.com gratuitamente.

ARTE. 2 – JURADOS
A seleção dos trabalhos será realizada por Isabel Sachs e Isabella Coraça.

ARTE. 3- REGRAS
O I2 Art Award está aberto a todos os artistas, sem limites de idade, sexo, nacionalidade ou outra qualificação.
Os artistas podem se inscrever até 30 de janeiro de 2017.
O projeto deve ser produzido e pronto para ser exibido no site até novembro de 2017.

ARTE. 4 – INSCRIÇÃO
Para se candidatar, envie um e-mail para i2@art-i2.com com as seguintes informações:
• Nome
• Nacionalidade
• Data de nascimento
• Endereço
• Telefone
• Email
• Sinopse da proposta (150 palavras máximo)
• Justificação da proposta (300 palavras)
• Cronograma
• Orçamento
• Links para outros trabalhos
• Currículo de todos os envolvidos no projeto (300 palavras cada)

ARTE. 5 – MODO DE SELEÇÃO
Os resultados serão anunciados até abril de 2017 e também publicados no site art-i2.com

CONSENTIMENTO
As decisões do júri são inquestionáveis e irrevogáveis. Os artistas vencedores têm o direito de desistir do prêmio sem pedir qualquer compensação. Neste caso o prêmio será reatribuído de acordo com a classificação feita por júris.
Cada artista dá à plataforma i2, sem outras taxas, os direitos de reprodução, exibição, publicação, tradução e comunicação ao público de qualquer forma e sem exceção, os próprios trabalhos e textos envolvidos a seleção. A plataforma i2, no pleno respeito aos direitos morais do autor, exercerá tais direitos em todas as atividades de comunicação institucional relacionadas ao concurso.
A participação no concurso implica o conhecimento e a aceitação plena destas Regras.

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Mais informações:
http://art-i2.com/pt/i2-premio-de-arte


CRONOGRAMA
Término das inscrições
30 de Janeiro de 2017

45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP) - 2016

O 45º Salão de Arte Contemporâneo Luiz Sacilotto recebe, até 03/02/17, inscrições de projetos de artistas residentes em todo o território brasileiro nas categorias de pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, performance, vídeoarte, fotografia e técnica mista. Os selecionados concorrem a prêmios no valor total de R$ 24 mil, para prêmio aquisição, e de R$ 2 mil para prêmio-estímulo. A mostra ocorre entre 08/04/17, às 20h, a 24/06/17, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André (SP).

Confira o regulamento:
O Secretário de Cultura e Turismo no uso de suas atribuições legais e considerando as disposições da Lei Municipal nº 5.901/82 e posteriores alterações, aprova e divulga o regulamento do 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto conforme disposições abaixo:

1. DA DENOMINAÇÃO E FINALIDADE
1.1 A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove no ano de 2017 a 45ª edição da exposição de artes visuais denominada "Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto”.
1.2 A exposição destina-se a reunir trabalhos nacionais contemporâneos representativos das Artes Visuais.
1.3 Além da exposição de Artes Visuais, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto poderá promover, estimular e aprovar quaisquer outras manifestações artísticas.
1.4 A abertura do 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto será no dia 08 de abril de 2017, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André.

2. DA INSCRIÇÃO
2.1 Para participar do 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto o artista deverá acessar o site http://culturaz.santoandre.sp.gov.br onde deve baixar, preencher e imprimir a ficha de inscrição e a cédula de votação da Comissão de Seleção e Premiação, para encaminhar com os itens especificados no item 2.8 para a Casa da Olhar Luiz Sacilotto, por meio dos Correios, à Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André, São Paulo, CEP 09015-200.
2.2 Poderão inscrever-se, gratuitamente, artistas brasileiros ou naturalizados residentes no País no período de 07 de dezembro de 2016 a 03 de fevereiro de 2017.
2.2.1 Só serão recebidas as inscrições postadas até a data limite de 03 de fevereiro de 2017.
2.2.2 Não serão aceitas inscrições via Internet.
2.3 Será permitida apenas uma inscrição, por artista, em uma categoria específica de artes visuais: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, performance, vídeo, fotografia e técnica mista.
2.3.1 Será desclassificado, automaticamente, o artista que efetuar mais de uma inscrição.
2.4 O artista deverá, obrigatoriamente, inscrever 3 (três) obras nas categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, vídeo, fotografia e técnica mista.
2.5 O artista poderá inscrever somente uma obra nas categorias: instalação e performance.
2.6 Na inscrição de obras de autoria coletiva deverá constar o nome do grupo e de cada um dos participantes no currículo anexado ao portfólio, sendo que apenas um responsável preencherá e assinará a ficha de inscrição (assinalar na ficha o item inscrição em grupo) e receberá a premiação, se for o caso.
2.6.1 Está vedada a inscrição individual no 45º Salão de quaisquer dos participantes de trabalho em grupo.
2.7 Todas as obras inscritas deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas a partir de 2015 até o período da inscrição e não poderão ter participado do Salão de Arte Contemporânea em anos anteriores.
2.8 As inscrições só serão aceitas pela Comissão Organizadora mediante o correto preenchimento dos itens abaixo:
2.8.1 Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada, que será válida para as duas fases da seleção, baixadas e impressas conforme modelo disponibilizado no site
http://culturaz.santoandre.sp.gov.br.
Não serão aceitas inscrições preenchidas manualmente;
2.8.2 Memorial descritivo dos trabalhos (máximo uma página);
2.8.3 Currículo do artista atualizado e resumido;
2.8.4 Ficha de Identificação da Obra (conforme modelo disponibilizado no site http://culturaz.santoandre.sp.gov.br) com apresentação de uma foto (no tamanho mínimo de 15 cm X 21 cm) de cada um dos 3 trabalhos, em papel fotográfico com alta resolução. Não será aceito nenhum outro tipo de impressão.
2.8.4.1 Em caso de obras tridimensionais, o artista deverá apresentar 2 fotos em ângulos diferentes, com as mesmas orientações do item 2.8.4 deste artigo, com uma descrição objetiva do trabalho, incluindo a área a ser ocupada e os materiais utilizados;
2.8.4.2 Para as categorias instalação e performance que não puderem ser inscritas nos moldes do item 2.8.4, deverão ser feitas mediante apresentação de um projeto único em que constem todas as informações que o artista julgar necessárias para a perfeita compreensão de sua proposta, e desde que contidas num envelope A4, tais como memorial descritivo (obrigatório), fotos, desenhos, croquis, fotos de maquetes, perspectivas, amostra de materiais, DVDs, CDs etc.

3. DA MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
3.1 A Comissão Organizadora responsabilizar-se-á pela montagem das obras selecionadas na 2ª Fase e que comporão o 45º Salão, exceto pelos itens 3.2.
3.2. A montagem de instalação será executada pelo próprio artista, considerando a medida máxima de 2,20 m de altura (contando com o suporte, se houver) x 9 m² de base.
3.2.1 O inscrito apresentará na 1ª. Fase: memorial descritivo (assinado pelo artista), uma planta e perspectiva; na 2ª. Fase: maquete, montagem ou vídeo, a critério da Comissão de Seleção e Premiação.
3.2.2 Para a categoria performance, o artista deverá apresentar: conceito e memorial descritivo (assinados pelo artista) e um DVD, com uma apresentação da performance.
3.3 Os materiais necessários para a montagem das instalações e performances são de responsabilidade exclusiva do artista, cabendo à Comissão Organizadora apenas a definição do local de montagem.
3.4 A obra deverá estar em condições de ser exposta sem causar danos físicos ao Salão.

4. DO ENVIO E DEVOLUÇÃO DOS PORTFÓLIOS E OBRAS
4.1 O envio dos portfólios (1ª. Fase) e o envio e a retirada das obras (2ª. Fase) são de
responsabilidade exclusiva dos inscritos, seja por meio dos correios, transportadora ou terceiros, dentro do prazo estipulado no cronograma (anexo 1).
4.1.1 Os portfólios com as fotos das obras (1ª. Fase) não serão devolvidos.
4.2 Os inscritos selecionados para a 2ª. Fase do Salão encaminharão as obras para a Comissão Organizadora no período de 06 a 17 de março de 2017, incluindo cópias do RG e CPF e indicação dos dados bancários do artista (nome do banco, agência e conta corrente).
4.2.1 Serão desclassificados, automaticamente, os trabalhos enviados para a 2ª. Fase que não corresponderem às fotos apresentadas na 1ª. Fase.
4.3 O inscrito deverá retirar as obras não selecionadas na 2ª. Fase e as selecionadas para exposição dentro dos prazos estipulados no cronograma (anexo 1),
4.3.1 A Prefeitura de Santo André se reserva o direito de destinar o fim que melhor lhe convier às obras não retiradas dentro dos prazos.
4.4 A Prefeitura de Santo André não se responsabiliza por extravios ou danos que as obras enviadas possam sofrer, sendo de responsabilidade dos inscritos segurá-las contra riscos de qualquer natureza, inclusive durante o período de exposição do 45º Salão.
4.5 A Prefeitura de Santo André não fornece Nota Fiscal em caso de devolução de obras, via transportadora.

5. DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
5.1 A Comissão de Seleção e Premiação será composta por três membros, com notória especialização, sendo dois deles eleitos pelos artistas inscritos e um indicado pela Secretaria de Cultura e Turismo e nomeados pelo Prefeito de Santo André.
5.1.1 A Comissão de Seleção e Premiação se reunirá para eleger o presidente; selecionar os portfólios na 1ª. Fase e os trabalhos na 2ª. Fase; atribuir prêmio(s) e/ou distinções honoríficas.
5.1.2 Os membros da Comissão de Seleção e Premiação do 45º Salão poderão participar da exposição, mas seus trabalhos não concorrerão a prêmios.
5.2 A seleção das obras inscritas no 45º Salão de Arte Contemporânea será feita em duas fases:
1ª. Fase: seleção de portfólios.
2ª. Fase: seleção das obras.
5.3 Aos artistas selecionados na 2ª. Fase do 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto poderão ser conferidos prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 24.000,00 para prêmio aquisição e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.
5.3.1 Os prêmios poderão ser conferidos à obras de qualquer modalidade inscrita e distribuídos para vários artistas conforme decisão da Comissão de Seleção e Premiação, respeitando prêmio aquisição e prêmio estímulo.
5.3.2 As obras, às quais forem atribuídas prêmio-aquisição, serão incorporadas ao patrimônio artístico da Prefeitura de Santo André.
5.3.3 Fica a cargo da Comissão de Seleção e Premiação a distinção de outros prêmios que venham a ser oferecidos por terceiros.
5.3.4 As decisões da Comissão de Seleção e Premiação são irrecorríveis, facultando-lhe conceder ou não prêmios e/ou distinção honorífica.
5.3.5 Os artistas que tiverem suas obras premiadas autorizam, automaticamente, a exibição, veiculação de imagem das obras, reprodução em mídias diversas pela Prefeitura de Santo André, desde que devidamente identificadas e que não seja efetuada venda dos produtos oriundos do referido uso.
5.4 - Serão lavradas atas de todas as reuniões realizadas pela Comissão Organizadora, as quais serão arquivadas na Casa do Olhar.

6. DAS SALAS ESPECIAIS E HORS CONCOURS
6.1 As salas especiais e hors concours destinam-se a documentar as atividades artísticas de importância histórica ou atual e sua escolha é da alçada da Secretaria de Cultura e Turismo. Fica a cargo da Comissão Organizadora a criação ou não de Salas Especiais.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 Ao se inscrever o artista aceita, integralmente, todas as disposições deste regulamento.
7.2 Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.

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Mais informações:
• Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Santo André (SP)
Centro: r. Campos Sales, 414, tel. (11) 4992-7730. Seg. a sáb., 10h/17h.
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• Salão de Exposições do Paço Municipal - Santo André (SP)
Centro: praça IV Centenário, s/nº, tel. (11) 4433-0605.
Ter. a sáb., 14h/19h.
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www.santoandre.sp.gov.br


CRONOGRAMA
Término das inscrições
03 de Fevereiro de 2017

Abertura
08 de Abril de 2017

Último dia
Junho de 2017



DEMAIS INFORMAÇÕES
Histórico:
O Salão de Arte Contemporânea de Santo André foi criado em 1968. Desde 2005, é chamado Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP), em homenagem ao artista plástico andreeense, expoente do movimento concretista dos anos 1950, falecido em 2003.
A mostra costumeiramente ocorre no Salão de Exposições do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº, Centro, tel. 11 4433-0605). O salão é organizado pela Casa do Olhar.

43° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP) - 2015

Comissão de Seleção e Premiação - 2015:
Angélica de Moraes, Cauê Alves e Tuneu

Artistas premiados - 2015:
André Terayama (Premiado)
Ivan Hods (Premiado)
Bruno Borne (Premiado)
Guilherme Dable (Premiado)
Olívia Vitória (Prêmio Estímulo)
Reynaldo Candia (Premiado)
Roberta Tassinari (Premiado)

Artistas selecionados - 2015
Adriana Affotunati
Adriana Aranha
Amanda Copstein
Borsa
Cadu Oliveira
Cesar Pinheiro Garcia
Evandro Prado
Evandro Soares
Fabíola Chiminazzo
Felipe Bittencourt
Flora Assumpção
Gabriela Menezes
Leandro da Costa
Lucas Costa
Luís Arnaldo
Maira Vaz Valente
Marcelo Costa
Marcos Gorgatti
Mariana Galender
Marilda Passos
Pablo Lobato
Patrícia Pomerantzeff
Rama de Oliveira
Renato Leal
Roberto Muller
Rogério Medeiros
Sabrina Hemmi
Sérgio Pinzón
Talita Hoffmann
Wagne Carvalho

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42° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP) - 2014

Comissão de Seleção e Premiação - 2014:
Enock Sacramento, Hugo Fortes e Damara Bianconi

Artistas premiados - 2014:
Zed Nesti (Prêmio Aquisição)
Sheila Oliveira (Prêmio Aquisição)
Guilherme Augusto (Prêmio Aquisição)
Leandra Espírito Santo (Prêmio Estímulo)
João Paulo Racy (Prêmio Aquisição)
Teresa Siewerdt (Prêmio Aquisição)

Artistas selecionados - 2014
Marcelle Manacés, Nicholas Petrus, Jorge Medeiros, Giba Gomes, João César de Melo, Marcelo Gandhi, Elke Coelho, Andrey Rossi, Sheila Ortega, Andrea Rocco, Duda Oliveira, Fábio Leão, Willy Mario Münch, David Almeida, Tchelo, Gabriel Petito, Fábio Abreu, Alexandre Silveira, Paulo R. Ruiz (Prêmio Aquisição), André Griffo, Adeildo Leite, Thales Lira, Vitor Mizael, Gustavo Ferro, Vera Parente, Pierre Lapalu, Anna Israel, Mayara Tutumi, Felipe Barros, Ramon Rá, Laura Bonfá Burnier, Victor Leguy, Marcio Fidelis e Álvaro Tomé.

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41° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP) - 2013

Comissão de Seleção e Premiação - 2013
Agda de Carvalho, Daniel Caballero e Nancy Betts.

Artistas premiados - 2013
Alex dos Santos
Alice Ricci
Ana Lucia Mariz
Clara Benfatti
Marcelo Berg
RAG
Renan Marcondes
Vitor Mizael

Artistas selecionados - 2013
Alex dos Santos
Alice Ricci
Ana Lucia Mariz
André Griffo
Ari Vicentini
Carolina Panchoni
Cesar Garcia
Clara Benfatti
Cristina Suzuki
Duane Bahia Benatti
Fernando Emanuel
Fernando Quitério
Gabriel Centurion
Gabriela Godoi
Gilio Mialichi
Júnior Suci
Keitielle Mendonça
Marcelo Berg
Nelton Pelenz
Odil
RAG
Renan Marcondes
Silvia Ruiz
Thais Galbiati
Thais Valadares
Vicencia Gonsales
Vitor Mizael
Weslei Lopes

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40° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - 2012

Comissão de Seleção - 2012:
Maria dos Anjos, Éder Chiodetto e Elvira Vernaschi

Premiados - 2012:
Guilherme Callegari Melo
Jeferson Pereira Costa Santos
Fernando Ekman Simões
Andrea Hunziker Lellis
Ricardo Cesar Alves
Flávia Adriana Ferreira Kagueyama
Vinicius Dias Oliveira de Almeida
Vitor Mizael Rubinatti Dias
Gordana Manic
Cristiana de Freitas

Prêmio Estímulo - 2012:
Alexandre Hipólito Ribeiro

Selecionados - 2012:
Rodrigo Scotto Sassi
Marta Masiero Ramos
Evandro Batista Prado
Franquilandia Gonçalves Rangel Raft
José Luiz Ferreira
Raul Couto Leal
André Terayama Haguiuda
Nario Barbosa da Silva
Luciene Aparecida Lamano (Grupo EXtintas)
Silvana Maria Camilotti
Rodrigo Azarias Carvalho
Guilherme Callegari Melo
Jeferson Pereira Costa Santos
Fernando Ekman Simões
Andrea Hunziker Lellis
Ricardo Cesar Alves
Silvia Mharques
Mauricio dos Santos Bueno
Cássia Helena Silva Aresta
Diego Castro Pedroso
Valentina Gelpi Pacheco Fernandes
Manoel José Canadá
Rubens Espírito Santo
Lílian Waleska Farinazzo Vitral Arbex
Renata Solci Madeira Cruz
Flávia Adriana Ferreira Kagueyama
Estela Miazzi Vieira
Pablo Vieira Pereira
Romilda Ferreira Patez Barreto
Alexandre Vinicius Appel
Lucila Sartori
Algacir Leite de Almeida Júnior
Renan Marcondes Cevales
Esther Maria Cunha Casanova
Alexandre Hipólito Ribeiro
Vinicius Dias Oliveira de Almeida
Celina Lima Verde de Carvalho
Guilherme Augusto Ferrari Melo
Sidney Terajima Rodrigues
Robson Ferreira da Silva
Vitor Mizael Rubinatti Dias
Lucas Ribeiro de Melo Costa Florent Cornet
Simone Maria da Silveira
Gordana Manic
Cristiana de Freitas
João Fábio da Silva
Francisco José Franco dos Santos

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38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André (SP) – 2010:

Comissão de seleção e premiação – 2010:
Sandra Cinto, Albano Afonso e Waldo Bravo.

Premiados – 2010:
Alice Grou, Ana Rey, André Ricardo, Bianca Araújo, Carla Chaim, Célia Macedo, Dalton Paula, Erica Ferrari, Fabi Mello, Guilherme Callegari, Henrique de França, Laila Terna, Mara Schimpf, Nilson Sato e Rosa Grizzo.

Selecionados – 2010:
Ana Estaregui, Ana Sario, André Favilla, André Hauk, Antonio Pulguerio Filho, Barbara Schall, Bruno Lins, Carolina Paz, Cristina Suzuki, Danielle Carcav, Edith Popluhar, Fabiola M.R. Racy, Flavia Bertinato, Flávio Cerqueira, Felipe Barros, Gabriel Centurion, Gustavo Ferro, Jimson Vilela, Luciano Deszo, Luisa Editore, Maria Luiza Gentil, Maria Luiza Pignatti, Murilo Kammer, Pedro Di Pietro, Rafaela Jemmene, Renato Leal, Ricardo Villa, Rogério Antonelli, Sueli Espicalquis e Vicência Gonsales

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

CONVOCADO 11 Convocatoria de Artes Visuales mulier mulieris

Descripción del Premio Mulier mulieris es una convocatoria de artes visuales que propone una reflexión plural y comprometida con la construcción de nuevos imaginarios femeninos a través del arte. 

Está dirigido a artistas de cualquier sexo, edad y nacionalidad. 

DOCUMENTOS RELACIONADOS Bases

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Aberto Edital 287/2016 - Exposições Temporárias do Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte", para 2017

Saudações Culturais aos Curadores, Artistas, Produtores Culturais e público interessado. Aberto Edital de Exposições Temporárias do Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte", 2017. 

 A Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e a Pró-reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão (PROPEX), por meio do Setor Arte e Cultura, informa que encontram-se abertas as inscrições para o envio projetos expositivos que serão selecionados para serem apresentadas no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte", em 2017. 

O edital visa contribuir para a dinamização das atividades culturais da Universidade, consolidando seu papel como centro de formação, reflexão e referência sobre arte, para a comunidade acadêmica e demais públicos.

Poderão se inscrever artistas, coletivos, colecionadores e instituições nacionais e/ou estrangeiras, conforme prevê o Edital. 

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até 03 de fevereiro de 2017. O edital completo e seus anexos estão disponíveis, online no site da UNESC (clique para acessar), e também anexados a este e-mail. 

Mais informações, Setor de Arte e Cultura: Fone: (48) 3431-2622 Email: cultura@unesc.net Facebook: arteculturaunesc

http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/13711.pdf?1480623688

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MAB lança edital para exposições temporárias - 2017

O MAB receberá propostas individuais e/ou coletivas no período de 21 de novembro de 2016 a 30 de janeiro de 2017. Poderão participar artistas, curadores e instituições públicas ou privadas, nacionais e/ou estrangeiros. Serão aceitos trabalhos nas diferentes linguagens das artes visuais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas pessoalmente ou por via postal, valendo como data de recebimento o protocolo (no caso de entrega pessoal) ou o carimbo de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafoau / Santa Catarina endereçadas para:




EDITAL DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS - ANO 2017MUSEU DE ARTE DE BLUMENAURua XV de Novembro, 161, Centro89010-001 - Blumenau

Saiba mais
Edital de Exposições Temporárias no Museu de Arte de Blumenau (MAB) para o ano de 2017
Período de inscrições: 21 de novembro de 2016 a 30 de janeiro de 2017
Link para o edital completo:

Curiosidade
No período de março de 2013 a novembro de 2016 o MAB promoveu 20 Temporadas de Exposições, envolvendo 113 exposições, 183 artistas expositores provenientes de 32 cidades, 15 Estados e cinco países, sendo Brasil, Argentina, Itália, Finlândia e França

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Secult lança edital para ocupação da Galeria J. Inácio

Devido ao sucesso da primeira edição, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, pelo segundo ano consecutivo, o Edital de Ocupação da Galeria de Arte J. Inácio. 

O edital, que visa promover a arte visual em Sergipe, foi publicado nesta quinta-feira, 01, no Diário Oficial do Estado.

O objetivo é selecionar 6 propostas de exposições para ocuparem a Galeria, ao longo de 2017, sendo destinados R$6mil para cada selecionado. 

A iniciativa busca estimular a produção emergente em artes visuais por meio de divulgação do trabalho em eventos culturais, além de promover ao público acesso às artes.

Artistas sergipanos e dos demais estados brasileiros poderão mostrar suas propostas de artes contemporâneas nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares.

Durante 2016 foram realizadas seis exposições através do edital, sendo três individuais e uma coletiva de artistas sergipana, e duas de artistas de outros estados brasileiros.

Todas as exposições foram financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

As inscrições para a seleção são gratuitas e ficam abertas até o dia 16 de janeiro. As informações completas do edital encontram-se no site da Secretaria da Cultura www.cultura.se.gov.br, na aba Políticas Culturais – Editais

Chamamento II Mostra Diversa no Museu da Diversidade Sexual – 2017

O edital visa selecionar para II Mostra Diversa projetos culturais que tenham como tema questões ligadas a diversidade sexual que resultem em obras realizadas com as seguintes técnicas: fotografia, pintura, obras em papel e grafite, cujo objetivo é apresentar um panorama contemporâneo de projetos culturais inovadores que tenham como tema a diversidade relacionada às expressões e identidades de gênero e às orientações sexuais.

Somente poderão se inscrever pessoas físicas, com propostas individuais ou coletivas. Nove projetos serão selecionados

CRONOGRAMA
– Inscrições: Prorrogadas até 20 de dezembro, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 500,00, contemplando a doação de pelo menos uma obra para a DAC.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2gKW9DM

Revista seLecT lança dois prêmios de R$ 20 mil em arte e educação

No fim de 2015, o MEC (Ministério da Educação) mapeou escolas com propostas pedagógicas e iniciativas que fogem do modelo convencional. Em todo o Brasil, foram identificadas 178 instituições com projetos considerados criativos e inovadores na educação básica. A percepção de que a arte deve ser parte integrante e central no processo educacional – e não uma subcategoria dos currículos escolares – é um entendimento que deve ser fortalecido.
Compromissada com essa premissa e interessada em contribuir para a formação intelectual e cultural do brasileiro, seLecT amplia sua atuação e lança a primeira edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação.
O PRÊMIO
A premiação contempla duas categorias: artistas e formadores. Na primeira, será escolhido um artista ou autor de obra artística cuja proposta ou foco de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e as relações entre o indivíduo e seu meio social. Já a segunda categoria contempla um professor/ agenciador/ formador/ coletivo ou instituição responsável por projeto comprometido com uma pedagogia para as artes, assim como com o empreendimento de modelos inovadores de educação da arte ou pela arte.
Os projetos inscritos devem ter sido realizados durante os anos 2015 e 2016. Os vencedores de ambas categorias receberão R$ 20 mil cada, selecionados por um júri de seis integrantes presidido pela professora, artista, pesquisadora e conselheira editorial de seLecT, Giselle Beiguelman, e composto por: Cayo Honorato, pesquisador e professor na Universidade de Brasília; Paulo Portella Filho, pesquisador de arte e educação e professor; Regina Silveira, artista multimídia, gravadora e professora; Rosa Iavelberg, professora e pesquisadora na Graduação e na Pós-graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; e Thiago Honório, artista visual e Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado e da Pós-graduação em Fotografia, na mesma instituição.
O júri será responsável por analisar os projetos e selecionar dez finalistas (cinco na categoria artista e cinco na categoria formador). Após as indicações, os finalistas são convidados a realizar uma apresentação no Seminário de Arte e Educação, que acontece no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, em 2017.
AMPLIANDO O DEBATEO Seminário de Arte e Educação consiste em uma importante etapa da premiação, servindo não apenas como um espaço para apresentação dos trabalhos selecionados pela equipe de jurados, mas também como momento de trocas e debates, com a participação do público. Durante os dias do evento, dois especialistas convidados realizarão palestras como parte das atividades do seminário.
Com o Prêmio, a revista seLecT e seus parceiros expandem seu papel de reflexão crítica e incentivo à produção artística e cultural do País. O projeto conta com o incentivo do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Banco do Brasil e da Minalba e apoio da Galeria Almeida & Dale.
As inscrições acontecem a partir de 5/12 e se encerram em 6/3/2017. Para participar, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site oficial do prêmio.
http://www.select.art.br/educacao-em-debate/