quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Convocatória Residência LABMIS 2017

O Laboratório de Novas Mídias do MIS, LABMIS, primeiro media lab situado em um museu público brasileiro com o objetivo de fomentar a produção de obras desenvolvidas a partir de linguagens contemporâneas utilizando uma ou mais mídias tecnológicas, abre inscrições para a convocatória Residência LABMIS 2017.
Inscrições prorrogadas até 20.12!

Edital Cá Entre Nós 2017

A OÁ Galeria lança seu primeiro edital de seleção de propostas artísticas para novos artistas de todo Brasil e do exterior.  As propostas selecionadas serão exibidas na 3ª edição do evento Cá entre Nós, projeto de sucesso da OÁ Galeria, responsável por dar visibilidade a novos artistas, bem como criar novos instrumentos de produção e distribuição de obras de arte. Os artistas poderão inscrever-se em quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria.

O projeto não inclui pró-labore para os artistas, que são responsáveis pela produção, transporte e embalagem de suas próprias obras; A OÁ Galeria oferece montadores, festa de abertura, folder colorido, divulgação na imprensa e as obras poderão ser comercializadas.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 12 de dezembro/2016, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2f8v0OJ

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

5º SALÃO DE OUTONO DA AMÉRICA LATINA

O Salon d’Automne França-Brasil é uma instituição sem fins lucrativos. Seu objetivo principal é de proporcionar aos artistas emergentes, ou ainda pouco conhecidos a possibilidade de mostrar seu trabalho em um evento de importância em condições econômicas viáveis na medida em que sua produção seja considerada de qualidade, pelos juris convocados nesta ocasião para cada uma das disciplinas.

https://www.salon-automne-franca-brasil.com/soal-2017-inscricoes-ate-20-de-janeiro-de-2017/

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Museu Histórico de Santa Catarina abre edital de exposições para 2017/2018 com premiação



Estão abertas até 31 de janeiro de 2017 as inscrições para o Edital de Exposições de Curta Duração do Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. 

Pela primeira vez, a seleção irá pagar R$ 2 mil para cada uma das quatro propostas selecionadas para integrar o calendário do Museu em 2017/2018. 

As exposições ocorrerão entre abril de 2017 e fevereiro de 2018, na Sala Martinho de Haro e/ou Jardins do Museu. As propostas deverão abordar, preferencialmente, temas relacionados com a História, Memória e Patrimônio Cultural.  

Podem participar do processo de seleção proponentes brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. Será permitida a cada proponente a inscrição de uma proposta individual ou uma coletiva. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretariamhsc@fcc.sc.gov.br :: Confira a íntegra do edital

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

7ª edição Concurso Garimpo DasArtes

A Seção Garimpo é destinada a artistas brasileiros em fase de consolidação de carreira, que nunca tenham tido uma individual em instituição de arte.

Na primeira etapa, serão selecionados dez finalistas pela equipe Dasartes, que participarão de uma votação aberta ao público no site Dasartes e Facebook Dasartes Brasil de 05/01 a 15/02/2017. Um time de curadores selecionará um dos finalistas, que terá matéria na edição de fevereiro/2017 da revista Dasartes. O mais votado pelo público terá matéria na edição de março.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 15 de dezembro/2016, via online
– Taxa de inscrição: não
– Inscrição: http://bit.ly/2fuYdSR

domingo, 20 de novembro de 2016

11° PRÊMIO INTERNACIONAL DE ARTE LAGUNA

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 14 DE DEZEMBRO DE 2016

O Prêmio Arte Laguna é um prêmio internacional de arte, com o objetivo de promover a Arte Contemporânea. Inscreva-se para concorrer:

   6 Prêmios em dinheiro de € 42.000
 Importante exposição coletiva no Arsenal de Veneza
 5 Exposições em galerias internacionais de arte
 1 Prêmio Sustentabilidade e Arte 
 5 Colaborações em empresas 
 9 Residências Artísticas
 3 Festivais Internacionais
 Publicação de um catálogo

http://www.artelagunaprize.com/pt/

sábado, 19 de novembro de 2016

8 galerías españoles interesadas en descubrir nuevos artistas

ABIERTO A TODO TIPO DE ARTISTAS, SIN LÍMITE DE EDAD, TÉCNICA O NACIONALIDAD

Convocatoria RADAR está abierta a todo tipo de artista, de cualquier nacionalidad, residentes en cualquier país, sin límite de edad,  ideología, técnica y otras calificaciones. El premio anima a participar a artistas de todos los niveles.

8 GALERÍAS

El jurado de la Convocatoria RADAR está formado por 8 galerías y espacios culturales españoles interesados en descubrir nuevos talentos para exponerlos en sus espacios.

CUOTA DE INSCRIPCIÓN

 
La cuota de inscripción básica es de 40 euros y permite la inscripción de una obra. Es posible inscribirse con un número ilimitado de obras; cada imagen que añadas tiene un coste de solo 5 euros. 
 
 
 
EL PREMIO: 8 EXPOSICIONES INDIVIDUALES
Cada una de las 8 galerías seleccionadoras escogerá al artista que más le interese y le ofrecerá una exposición individual en su propio espacio, que podrá ser el preludio de una colaboración profesional duradera. Las galerías escogerán libremente y con completa autonomía su ganador y tienen la obligación de seleccionar a artistas con los cuales no hayan tenido nunca ninguna relación profesional previa.

 

RELACIÓN INDEPENDIENTE ENTRE GALERÍA Y ARTISTA

Convocatoria RADAR se compromete a poner en contacto artistas y galeristas sin interferir ni obtener ganacia en cuanto a las relaciones profesionales y comerciales que se establezcan, dejando la máxima libertas de gestión entre artista y galerista. Las exposiciones que cada galería dedicará al artista ganador se acordarán directamente entre galerista y artista bajo en los aspectos (fechas, duración, obras, organización). Convocatoria RADAR vela sobre el cumplimiento de unas normas muy sencillas: que la galería escoja su artista vencedor con la máxima liberta y autonomía, y que no pueda elegir a artistas con los trabaja o ha colaborado en el pasado, la galería tampoco puede solicitar al artista una contribución económica. los costes de transporte corren a cargo del artista. La comunicación y difusión de la exposición  corren a cargo de la galería siguiendo su propia linea. Todas las transacciones comerciales son gestionadas directamente por la galería.

DEADLINE

20 enero 2017.

http://www.convocatoriaradar.es/1/ES/index.html

DERECHOS DE USO:

El artista da a Convocatoria RADA y Associazione Radar, sin compensación alguna, los derechos de reproducción, exhibición, publicación, traducción y comunicación al público, en cualquier forma y sin excepción, de sus obras y de los textos que participan en la selección. Convocatoria RADA y Associazione Radar, con pleno respeto de los derechos morales del autor, ejercerá estos derechos para todas las actividades institucionales de la comunicación inherente a la convocatoria.

Pinacoteca da UFV abre edital para propostas de exposições

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pinacoteca da UFV, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de propostas expositivas que comporão a programação do referido espaço. 

O Edital com as informações será divulgado no site da Pinacoteca da UFV (www.pinacoteca.ufv.br) a partir do dia 09 de novembro e selecionará 3 (três) propostas expositivas de obras de artes plásticas e visuais (pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, objetos tridimensionais, instalações, colagens ou outras técnicas, desde que pertinente ao espaço disponibilizado).

Para mais informações, entre em contato através do e-mail pinacoteca@ufv.br, com o assunto “Edital de exposição na Pinacoteca da UFV” ou pelo telefone (31) 3899-1368. 

Clique no link para acessar o 

Edital de exposição Pinacoteca da UFV. 
Clique no link para acessar a Ficha de inscrição..

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

programa de residencias no lugar – convocatoria 2017

Aplicación: 27 de octubre de 2016 al 10 de enero de 2017.Período de residencia: Enero – Diciembre 2017.
No Lugar – Arte Contemporáneo – en el marco de su Programa de Residencias, lanza el llamado a convocatoria para residencias artísticas individuales 2017, bajo la modalidad de producción artística e investigación curatorial.
El Programa de Residencias reúne a artistas visuales, investigadores y curadores de Ecuador y el mundo para vivir y trabajar por un periodo mínimo de 1 mes y un máximo de 3 meses en las instalaciones de No Lugar, ubicadas en el Centro de Quito, Ecuador.
En la residencia, tanto artistas y curadores tienen la oportunidad de desarrollar un proceso intensivo de creación, producción y reflexión, mismo que al final se mostrará al publico en nuestro laboratorio curatorial a manera de: exposición, estudio abierto, taller o conversatorio.
Modalidades:
Residencias para artistas: 
Esta residencia se dirige a artistas, performers, diseñadores, ilustradores, artistas digitales, sonidistas, cineastas y personas relacionadas con la producción artística contemporánea, e invita a producir un proyecto que cada artista propone para desarrollar en No Lugar. La residencia tiene por objeto producir un proyecto artístico que investigue y experimente con la ciudad y las dinámica que implican los sistemas de producción artísticos en un formato de residencia.
Residencias para curadores: 
Destinada a curadores, críticos, teóricos, historiadores e investigadores quienes vengan a realizar una propuesta de investigación propia que incluya a artistas ecuatorianos o involucre la escena local.
Bases:
  1. Pueden postular artistas, performers, sonidistas, músicos, curadores, investigadores y personas cuya práctica se enfoque en arte contemporáneo.
  2. Enviar un documento PDF a residencianolugar@gmail.com con la siguiente información:
  • Datos personales: nombre, DNI/Número de pasaporte, mail, ciudad, país, fecha de nacimiento.
  • CV y Biografía actualizada escrita en prosa con trabajos relevantes (Bio hasta 7 líneas).
  • 3 imágenes de su trabajo previo.
  • Descripción del proyecto, máximo 300 palabras.
  • Link a portafolio digital, en caso de tener.
NOTA: Las imágenes enviadas no deben exceder los 500kb, se recomienda que tengan una medida de 1200px x 800 px, y que no sean manipuladas.
Condiciones:
  1. Los dormitorios son compartidos entre 2 personas por habitación con (3) baños compartidos.
  2. Los participantes deben realizar un diario reflexivo, éstos pueden realizarse en vídeo, texto o fotografía, para ser subidos a la web de No Lugar.
  3. Los residentes tendrán un cronograma de actividades específico en el que se incluyen recorridos, presentación de portafolios, conferencias, etc.
  4. Se extenderán cartas de invitación a los seleccionados.
  5. Se otorgarán certificados de participación.
Participantes: La residencia tiene un cupo máximo de 6 personas por mes y se encuentra disponible durante los meses de: enero a diciembre de 2017.
Inversión: USD$ 350 (3 semanas), USD$ 450 (1 mes ) y 800$ (2 meses).
Incluye: Alojamiento, dormitorios compartidos hasta 2 personas, WiFi, comedor, baño, cocina, taller de trabajo y estudio para investigación, espacio de exposiciones, seguimiento, promoción y difusión de los procesos de residencia.
No incluye: Costos de traslados hacia y desde el lugar de residencia, viáticos,  desayunos, almuerzos, cenas y materiales.
Se enviarán cartas de invitación a las personas seleccionadas.
Fechas:
  • Aplicación:  27 de octubre 2016 al 10 de enero de 2017
  • Período de residencia: Enero – diciembre 2017.
Modalidades de pago:
– Transferencia bancaria internacional.
– Envío de dinero mediante Wester Union o MoneyGram.
– PayPal.
Información sobre residencias realizadas previamente: http://n989.org/
Curaduría: No Lugar
Todas las actividades realizadas en el marco de la residencia son representadas y gestionadas por No Lugar – Arte Contemporáneo.
Pueden descargar las bases de la convocatoria del siguiente enlace:

domingo, 13 de novembro de 2016

Aberto para quatro exposições no Espaço Fernando Beck e quatro exposições no Espaço 2

1 . PARTICIPAÇÃO

1.1 A seleção é aberta às diferentes linguagens visuais, incluindo pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.
1.2 Podem participar do processo de seleção artistas de todas as nacionalidades, maiores de 18 anos.
1.3 É vedada a participação aos membros da comissão de seleção, colaboradores da Fundação Cultural Badesc (FCB), seus parentes até 3º grau e artistas que expuseram na FCB nas temporadas 2015 e 2016.
1.4 É vedada a inscrição da mesma obra artística em mais de um projeto do presente edital.


INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições são gratuitas e ficarão abertas de 07 de novembro a 10 de fevereiro de 2017.
2.2 As propostas poderão ser enviadas pelos correios, mediante AR (Aviso de Recebimento) ou serem entregues no serviço de protocolo da FCB, mediante comprovante de recebimento.
2.2.1 O proponente que optar por se inscrever via correios deverá enviar o envelope de inscrição para o endereço da FCB, não sendo aceitos os envelopes cuja data de postagem ultrapasse a data limite de inscrição.
2.2.2 Na FCB, as propostas serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19 horas, com exceção de feriados.
2.3 Dentre as quatro exposições para ocupar o Espaço 2, uma das vagas será destinada exclusivamente à “PRIMEIRA INDIVIDUAL” , conforme item 2.9.
2.4 A inscrição será efetuada com a entrega de um envelope, denominado conforme opções abaixo; lacrado e identificado no seu exterior, com uma das seguintes descrições:



Edital Espaço Fernando Beck – 2017
Fundação Cultural Badesc
Nome do projeto e nome do proponente
Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro,
Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

ou

Edital Espaço 2 – 2017
Fundação Cultural Badesc
Nome do projeto e nome do proponente
Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro,
Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

ou

Edital Espaço 2/Primeira Individual – 2017
Fundação Cultural Badesc
Nome do projeto e nome do proponente
Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro,
Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

2.5 O envelope deverá conter:
a) Ficha de inscrição impressa, preenchida e assinada (Anexo 1).
b) Projeto e currículo do artista em formato digital conforme item 2.6.
c) No caso de projeto de autoria coletiva, deverá constar:

– o nome de um representante na ficha de inscrição constando fulano de tal e outros;
– o currículo de todos os participantes;
– relação das obras identificando seus respectivos autores.

2.6 O projeto deverá atender os seguintes requisitos:

Projeto em quatro cópias, sendo uma impressa (encadernada ou grampeada) e 3 digitais em CD ou DVD contendo as informações:
a) Nome atribuído à exposição e texto conceitual resumido (na versão digital em word ou pdf);
b) Imagens das obras em resolução 300dpi ou superior. Todas as imagens/obras devem ser descritas detalhadamente, com título, técnica, dimensões, data e material;
c) Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas em MOV, MP4 ou AVI (vídeos) e MP3 (áudio);
d) Plano de montagem, indicando a distribuição dos trabalhos no espaço expositivo escolhido (Fernando Beck/ Anexo 3 ou Espaço 2/ Anexo 4); e sua forma de colocação, considerando que os painéis não são perfuráveis. Importante nesse item que esteja claro a dimensão de cada obra, incluindo o peso, se exceder a 10kg;

Obs: as obras a serem expostas deverão estar concluídas no momento da inscrição, com exceção de obra que, por sua característica devidamente fundamentada, resultará do processo de montagem.
e) Currículo do artista ou de todos os artistas no caso de exposição coletiva.

2.7 Em caso de exposição coletiva, carta de anuência assinada por todos os artistas, cujas obras serão expostas.

2.8 O projeto não poderá ter sido exposto em Florianópolis nos três anos anteriores à data da exposição na FCB.

2.9 PRIMEIRA INDIVIDUAL – haverá uma vaga para o Espaço 2 exclusiva para artista que nunca realizou mostra individual em espaço expositivo oficial. Para efeito deste edital não é considerado espaço expositivo oficial mostras realizadas em bares, halls universitários, galerias comerciais e espaços correlatos.


SELEÇÃO

3.1 A seleção será decidida por uma comissão composta por membros de reconhecida idoneidade e notório conhecimento na área, cujos nomes serão divulgados juntamente com o resultado.
3.2 A Comissão selecionará até quatro projetos para o Espaço Fernando Beck e até quatro para o Espaço 2, mais três projetos suplentes para cada galeria.

RESULTADO DA SELEÇÃO

4.1 O resultado da seleção será divulgado no site www.fundacaoculturalbadesc.com até 06 de março de 2017.
4.2 Os selecionados deverão entregar o Termo de Responsabilidade assinado até 20 de abril de 2017. A FCB agendará o período e horário da exposição de acordo com seu cronograma.
4.3 O material dos projetos não selecionados deverá ser retirado no prazo de 45 dias, após a divulgação. Após este prazo a FCB não se responsabilizará pelo material.


RESPONSABILIDADES DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC


5.1 Os artistas selecionados terão a sua disposição:
a) Espaço físico para a realização da exposição.
b) Assessoria técnica de montagem e desmontagem da exposição.
c) Divulgação institucional e promocional com distribuição de informes aos veículos de comunicação do Estado.
d) Produção e impressão de convite padrão.
e) Produção e impressão de plotter padrão.
f) Pagamento do prêmio.

5.2 A FCB possui sistema de vigilância, mas não fornece seguro às obras, não podendo ser responsabilizada em caso de furto ou danos.


RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE

a) Assinar o Termo de Responsabilidade, sob pena de cancelamento da exposição.
b) Respeitar o calendário estabelecido pela FCB, expondo o projeto na íntegra conforme aprovado pela comissão de seleção. Alteração, em caráter excepcional, dependerá de autorização por escrito da direção da FCB.
c) Estar presente no período da montagem e na abertura da exposição.
d) Entregar na FCB, por conta própria, as obras a serem expostas com uma semana de antecedência à data de abertura.
e) Contratar o seguro das obras expostas, se desejar e a seu critério.
f) Arcar com despesas relativas a sua estada na cidade, caso necessário.
g) Garantir o funcionamento de sua obra/instalação até o fim do período da exposição, quando utilizar materiais ou equipamentos especiais.
h) Responder em tempo hábil ao questionário formulado pelos educadores e assessoria de imprensa para planejamento da ação educativa e divulgação.
i) Retirar as obras no prazo de 10 (dez) dias após o encerramento da exposição, arcando com os custos de transporte e embalagem que se fizerem necessários, sob pena de serem consideradas abandonadas.
j) Comunicar à FCB qualquer alteração em seu endereço e/ou telefone.
k) Zelar pelas instalações do espaço expositivo, instalado em prédio histórico e tombado, abstendo-se de utilizar qualquer material/instalação que possa lhe causar danos.

DIREITOS AUTORAIS DE IMAGEM

7.1 A participação na presente seleção autoriza a FCB a divulgar os textos, sons e imagens das obras, dos autores ou de entrevistas, constantes do projeto selecionado ou colhidas durante a exposição:
a) Na mídia, em convites, banners, catálogos, etc, associado às logomarcas do Governo do Estado de Santa Catarina, da FCB, do Badesc e demais patrocinadores, apoiadores.
b) Em divulgações institucionais dos projetos da própria FCB, em mídias impressas ou eletrônicas, bem como na confecção de possíveis catálogos, sem limitação de prazo ou território;
c) Na produção de material didático da própria FCB, com fins educacionais e de divulgação da cultura, vedado à comercialização;
d) Manter esses registros históricos em seus sites ou hospedados em sites diretamente vinculados aos projetos educativos e culturais da FCB.

7.2 A FCB esclarece que as imagens e sons das obras poderão aparecer ao fundo de registros de outros eventos ou ações educativas realizadas durante o período de exposição.

7.3 A FCB não proíbe nem se responsabiliza pelo uso de câmeras pelos visitantes da exposição.

7.4 O artista ou curador selecionado deverá dispor de todos os direitos autorais e de exibição caso seu projeto utilize ou mencione obras de terceiros, assumindo integralmente a responsabilidade legal, isentando e preservando a FCB e seus organizadores.


PRÊMIO

8.1 Os quatro projetos selecionados para o Espaço Fernando Beck e executados em conformidade com os termos deste edital receberão a quantia de R$ 1.200 (um mil e duzentos reais) cada. No caso de projeto coletivo, o pagamento será feito diretamente ao representante do grupo e em seu nome.
8.2 Os quatro projetos selecionados para o Espaço 2 e executados em conformidade com os termos deste edital receberão a quantia de R$ 800 (oitocentos reais) cada. No caso de projeto coletivo, o pagamento será feito diretamente ao representante do grupo e em seu nome.
8.3 O pagamento será realizado ao final do período de exposição, mediante recibo de autônomo.
8.4 Mostras convidadas pela FCB não fazem jus ao prêmio previsto neste item, o qual é destinado exclusivamente a este edital, mesmo que o artista convidado tenha porventura participado desta seleção.


DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 A inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste Regulamento.
9.2 Serão anuladas as inscrições que não atenderem aos termos do presente regulamento.
9.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pela Diretoria da Fundação Cultural Badesc.


ANEXO 2

PLANTA E CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO FERNANDO BECK





CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO:



– Espaço físico de 89m² com pé direito de 3,45m de altura.

– Painéis de MDF brancos com altura de 2,75m na parte interna.

– Sistema de iluminação com luminárias direcionáveis, fixadas em trilhos suspensos com lâmpadas tipo PAR 30.

MATERIAIS /

EQUIPAMENTOS

DISPONIBILIZADOS

– projetor

– aparelho de DVD

– TV de LED 40″

ANEXO 3

PLANTA E CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO 2





CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO:



– Espaço físico de 25 m2 com pé direito de 3,40m de altura.

– Painéis de MDF brancos com altura de 2,75m.

– Sistema de iluminação com luminárias direcionáveis, fixadas em trilhos suspensos com lâmpadas tipo PAR 30.

MATERIAIS /

EQUIPAMENTOS

DISPONIBILIZADOS

– projetor

– aparelho de DVD

– TV de LED 26”

ANEXO 4

Folder do Edital

http://fundacaoculturalbadesc.com/?page_id=3194

Centro Cultural SESIMINAS - Aberto Edital para Exposições em 2017

O Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves, administrado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, lança anualmente o Edital de Exposições Temporárias, com o objetivo de promover e difundir a  produção de artes plásticas e visuais.
O Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves dispõe de dois espaços de exposições paralelos, a Sala Padre Toledo e seu anexo localizados no primeiro bloco da construção, e o Foyer localizado no segundo bloco.
I – INSCRIÇÕES
As propostas para o ano de 2017 poderão ser entregues pessoalmente ou por Correios de 12.09 até dia 04.11.16 e deverão constar de:
1) Currículo profissional do artista ou grupo envolvido, e se houver, do responsável pela mostra (organizador ou curador), com formação, relação de exposições individuais e coletivas, bem como possíveis premiações;
2) Endereço, telefone e e-mail de contato;
3) Cópias de convites, catálogos e textos críticos também deverão ser anexados ao portfólio (documentos comprobatórios);
4) Documentação fotográfica, com o tamanho mínimo de 10 x 15 cm, dos trabalhos que serão expostos, incluindo a identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões e valor estimado);
5) Projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas dos materiais, plano de montagem, materiais e equipamentos necessários e outras informações necessárias para melhor compreensão da proposta)
Para as propostas enviadas via Correios, será considerada a data de postagem.
Endereço para envio: Rua Direita, 168 – Centro – Tiradentes – MG – CEP: 36325-000.
As propostas não selecionadas deverão ser retiradas no Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves até o dia 16.12.2016. Para que a devolução seja realizada por Correios, solicitamos o envio de envelope preenchido e selado no mesmo valor de remessa.
II – SELEÇÃO
As propostas serão selecionadas por uma curadora, funcionária do SESI – Serviço Social da Indústria, com reconhecida experiência na área.
A instituição informará até o dia 19.12.2016, o resultado da seleção através de comunicado individual por e-mail e publicação no site: www.sesitiradentes.com.br
III – PERÍODO DE EXPOSIÇÃO
O período da exposição será agendado de acordo com a disponibilidade de cessão do Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves.
IV – RESPONSABILIDADES
Do Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves
O Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves se responsabilizará pela:
  • cessão de um funcionário para auxiliar na montagem e desmontagem da exposição dentro do seu horário de funcionamento;
  • divulgação do evento por meio de sua mala direta digital e através dos sites do Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves.
Do Artista
O artista será responsável:
  • pela assinatura do Termo de Responsabilidade com o Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves;
  • pelo envio das imagens, currículo e informações sobre a exposição (fotos, informações sobre as obras e press release) em meio digital (CD ou e-mail) no prazo definido pela instituição para que seja possível produzir o material de divulgação da exposição;
  • pelas despesas com transporte, seguro (não obrigatório) e embalagem das obras e/ou materiais;
  • pela guarda das obras durante o período de exposição dentro dos horários de funcionamento do Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves, a saber: de segunda a quinta das 9h00 às 18h00, e sexta e sábado das 9h00 às 22h00;
  • por enviar com dois meses de antecedência o plano de montagem detalhado da exposição e estar presente no momento da montagem da mesma;
  • pelos custos de deslocamento, alimentação e hospedagem em Tiradentes;
  • pelo fornecimento de coquetel de abertura (caso deseje oferecê-lo);
  • do pagamento de 20% sobre o valor total das obras vendidas durante a exposição.
  • OBSERVAÇÃO: Os painéis para montagem das exposições são pintados em branco, qualquer alteração da pintura deverá ser previamente acordada entre as partes.
V – DISPOSIÇÕES GERAIS
  • A inscrição implica na aceitação dos termos deste regulamento;
  • A atividade será oficializada mediante assinatura do termo de responsabilidade estabelecido entre as partes;
  • Eventuais alterações na proposta apresentada e selecionada no presente edital estão sujeitas à análise e aprovação da equipe técnica do Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves.

IV Concurso de Residências Artísticas da Fundação Joaquim Nabuco

A Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA da Fundação Joaquim Nabuco divulga um dos seus Editais para o ano 2016 na área de Artes Visuais. O regulamento do IV Concurso Residências Artísticas está disponível no site da Fundaj paradownload.
O Edital do Projeto Residências Artísticas 2016 convoca artistas a submeterem propostas em artes visuais para comporem a programação das galerias da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e do Centro Cultural Banco do Nordeste (CE). 
O certame tem a finalidade de selecionar até 3 (três) projetos, em artes visuais, para residências de criação, exposição e formação. A seleção se dará por meio da análise das propostas inscritas, realizada por uma comissão de três especialistas, entre críticos e curadores de arte. Cada uma das três propostas selecionadas receberá um prêmio no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais).
Por meio desse Projeto, pretende-se estimular a produção e a difusão das artes visuais, consolidando a Fundaj como espaço institucional de experimentação e inovação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre os seus desenvolvimentos contemporâneos.
No decorrer do ano de 2017 os artistas selecionados participarão de 3 (três) residências na Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, no Recife.
Podem se inscrever artistas e coletivos de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil há pelo menos dois anos, desde que não tenham realizado exposição individual em quaisquer das galerias da Fundaj nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido neste Edital.
Todas as informações necessárias ao artista a fim de que realize corretamente sua inscrição estão contidas no regulamento, disponível aqui
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 29 de agosto a 14 de novembro de 2016. As propostas deverão ser entregues, ou enviadas pelo correio, ao endereço abaixo, com data de postagem dentro do prazo.
Informações e Inscrições:
Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – MECA
Coordenação de Artes Visuais
Av. 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte - Recife - PE - 52.061-540
Telefone: (81) 3073.6260
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br
Requisitos para inscrição conforme o Regulamento
  1. Ficha de inscrição preenchida e assinada;
  2. Dados biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone fixo e celular, correio eletrônico, currículo com formação artística, principais exposições realizadas e prêmios;
  3. Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou, em caso de estrangeiro, de Passaporte;
  4. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), inclusive para estrangeiro residente no Brasil;
  5. Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos, se houver;
  6. Portfólio impresso contendo entre dez e quinze imagens (ou, se for o caso, extratos de vídeos ou filmes de até 15 minutos de duração ou de textos de até 5 páginas) de obras realizadas pelo artista ou coletivo, com as especificações técnicas de cada uma delas: título, técnica utilizada, dimensões ou duração, e ano em que foram produzidas; 
  7. Proposta de trabalho a ser desenvolvida durante a residência em texto de até 3 (três) páginas, contendo: concepção (ideia básica ou características), especificação de materiais e equipamentos a serem utilizados, proposta pedagógica da oficina, planilha orçamentária e outros dados que julguem importantes para melhor entendimento do trabalho;
  8. As inscrições efetuadas por meio de correio deverão ser encaminhadas com envelope subscrito e selado, com valor superior ao da remessa encaminhada para inscrição, com vistas à posterior devolução do material; a não inclusão desse envelope desobriga a Fundação Joaquim Nabuco de devolver o material ao proponente.

X CONCURSO DE VIDEOARTE

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
X CONCURSO DE VIDEOARTE 
INSCRIÇÕES ABERTAS

Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 10ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco ou via correios pelo sedex, no período de 29 de agosto a 15 de novembro de 2016, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no endereço abaixo.
Também será admitido o envio de inscrições pelos correios, via sedex, com data de postagem até o dia 15 de novembro de 2016.
A divulgação dos projetos vencedores será feita no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.
O Edital contendo todas as informações necessárias à participação no Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco está disponível aqui 
Data limite para envio de propostas: 15 de novembro de 2016.
Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Visuais
Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – MECA
Fundação Joaquim Nabuco
Av. 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte – Recife – PE – 52.061-540
Telefone: (81) 3073.6260
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br 
Requisitos gerais para inscrição:
-  Apresentar à Fundaj ficha de inscrição devidamente preenchida;
- Projeto Técnico contendo os seguintes itens, preenchidos no formulário específico:
I. Título do Projeto
II. Sinopse do Projeto com no máximo 2 (duas) laudas;
III. Roteiro com divisão por Sequências e os Diálogos desenvolvidos, quando couber;
IV. Orçamento;
V. Plano de Produção.
- Cada concorrente só poderá inscrever 1 (um) projeto. Serão consideradas habilitadas as pessoas físicas que apresentarem a seguinte documentação:
I. No caso de concorrente estrangeiro, comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;
II. Declaração de Compromisso do concorrente em complementar os recursos de produção da obra de videoarte proposta, na hipótese de os custos excederem o valor do Prêmio estabelecido, sem prejuízo dos prazos fixados neste Edital;
III. Currículo resumido do concorrente, com no máximo 1 (uma) lauda;
IV. Cópias simples da Carteira de Identidade (RG), ou em caso de estrangeiro, do passaporte;
V. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), inclusive para estrangeiro residente no Brasil; VI. Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União.
VII. Declaração formal e expressa de que o projeto apresentado é inédito, informando estar o concorrente de acordo com este Edital e com as decisões da Comissão Julgadora quanto aos resultados da seleção.