terça-feira, 30 de agosto de 2016

Salão dos Artistas Sem Galeria - 8ª edição - 2016 / 2017


A 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovida por este Mapa das Artes, recebe até 04/11/16, inscrições de artistas de todo o Brasil interessados em apresentar seus trabalhos em galerias comerciais em São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. O Salão tem como objetivo avaliar, selecionar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas que não representados por qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. Dez artistas serão selecionados para participar de exposição em São Paulo (12/01/16 a 11/02/17); Belo Horizonte (11/03 a 16/04/17); e Goiânia (de 06/05/16 a 03/06/17). Todos os selecionados recebem pró-labore R$ 600,00 e concorrem a prêmio que variam de R$ 1.000,00 a R$ 2.000 (ver regulamento abaixo).
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Confira o regulamento:
Capítulo 1 – Do Objetivo
1.1 O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes, em sua oitava edição, tem como objetivo:
Avaliar, selecionar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo.
Capítulo 2 – Dos Participantes
2.1 Poderá se inscrever, entre 29 de agosto e 04 de novembro de 2016, qualquer artista plástico residente no país, desde que atenda aos seguintes requisitos:
2.1.1 Ser brasileiro nato, naturalizado ou mesmo estrangeiro residente no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos
Capítulo 3 – Das Inscrições
3.1 A ficha de inscrição, juntamente com todo o material exigido descrito no Capítulo 4 (a seguir), deverá ser enviada pelos Correios por serviços de entrega expressa (SEDEX) para o seguinte endereço:
MAPA DAS ARTES
8° Salão dos Artistas Sem Galeria
Praça da República 76 conj. 808
Centro – São Paulo – SP
CEP 01045-000
3.2 Não serão aceitas inscrições realizadas por fax, e-mail ou pessoalmente.
3.3 O ato de inscrição no processo seletivo implica na aceitação pelo artista de todas as condições deste Regulamento.
3.4 Ao inscrever-se, o artista autoriza a Comissão Organizadora a reproduzir total ou parcialmente o material enviado (imagens e textos) para utilização na divulgação do Prêmio.
3.5 É de responsabilidade única e exclusiva do artista inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato de inscrição e a observância e regularização de toda e qualquer questão concernente à Lei de Direitos Autorais (Lei Federal no 6.910/98) no que se refere à documentação encaminhada, bem como às obras apresentadas no 8° Salão dos Artistas Sem Galeria.
Capítulo 4 – Da Documentação Obrigatória
4.1 O interessado em participar do 8° Salão deve encaminhar no ato de inscrição as informações e os documentos abaixo indicados, reunidos em um único envelope lacrado.
• Ficha de inscrição impressa ou fotocopiada devidamente preenchida e assinada.
• Cópia da Carteira de Identidade
• Currículo do artista em até 2 (duas) páginas em formato A4.
• Portfólio com documentação fotográfica da obra do artista, apresentando no máximo 10 (dez) imagens (ampliações fotográficas e/ou impressões no tamanho máximo A4).
• Cópia de comprovante bancário de depósito de R$ 140,00 na conta corrente da Rex Textos (dados abaixo; o recibo original deve permanecer em poder do artista para eventual comprovação que se fizer necessária).
• Dados bancários pessoais
Dados bancários para depósito dos R$ 140,00 da inscrição
Rex Textos
Banco CEF
Agência 1230
Conta corrente 003.00000222-2
CNPJ 04.405.781/0001-55
4.2 As imagens mencionadas no Item 4.1 devem conter, no verso, as seguintes informações:
• autor;
• título da obra;
• data;
• dimensões em centímetros (altura, largura e profundidade);
• técnica e materiais utilizados.
4.3 Também serão aceitos, na inscrição, materiais ilustrativos complementares, como catálogos e folders desde que esses se refiram a mostras individuais. Não é recomendável mandar catálogos e folders de mostras coletivas, pois eles podem pesar contra o candidato.
4.4 Nenhum portfólio deverá exceder 500g. Verifique isso na hora da postagem.
4.5 Não serão aceitas imagens em pendrives ou CDs.
4.6 Os trabalhos cuja apresentação exija imagens em movimento (performance, vídeo-arte etc.) poderão ser encaminhados em pendrive ou CD com até 15 (quinze) minutos de duração. Trabalhos com duração superior deverão ser editados para até 15 (quinze) minutos.
4.7 Não serão aceitas obras originais no ato da inscrição.
4.8 Nunca, mas nunca mesmo envie qualquer material original ou do qual não tenha cópia
4.9 Todos os portfólios serão devolvidos aos remetentes via correio normal, exceto aqueles que superarem 500g, que forem enviados com endereços incompletos (sem CEP, por exemplo) ou com dois endereços diferentes (um na ficha de inscrição e outro no envelope).
Capítulo 5 – Da Comissão de Seleção e Premiação
5.1 A Comissão de Seleção e Premiação será formada por 3 (três) membros (galeristas, curadores, artistas, críticos, jornalistas ou formadores de opinião) e terá as seguintes atribuições:
• examinar todos os portfólios
• selecionar 10 (dez) artistas que farão parte de mostras coletivas em São Paulo (entre 12 de janeiro a 11 de fevereiro de 2017), Belo Horizonte (11 de março a 22 de abril de 2017) e, eventualmente, em Goiânia (dependendo do interesse dos selecionados; entre 6 de maio a 3 de junho de 2017
• Premiar 1, 2 ou até 3 artistas, de acordo com o número de inscrições (item 6.2).
5.2 Os dez artistas selecionados serão formalmente comunicados via e-mail ou carta pela organização do evento.
Capítulo 6 – Da Seleção e Premiação do Salão
6.1 Cada um dos 10 artistas selecionados receberá:
R$ 600,00 referentes à auxílio no custeio do envio e do retorno das obras para as mostras coletivas
6.2 Serão distribuídos ainda os seguintes prêmios:
Caso o Salão receba entre 150 e 200 inscrições – 1 Prêmio (R$ 1.000,00)
Caso o Salão receba entre 201 e até 250 inscrições – 2 Prêmios (R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00)
Caso o Salão receba mais de 251 e 300 inscrições – 3 Prêmios (R$ 2.000,00, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00)
6.3 A divulgação dos artistas selecionados será feita em 18 de novembro de 2016.
6.4 A divulgação do (s) artista (s) premiado (s) será feita em 13 de fevereiro de 2017.
6.5 As exposições das obras dos artistas selecionados ocorrerá entre 12 de janeiro a 22 de abril de 2017 simultaneamente em duas galerias de São Paulo e uma de Belo Horizonte a serem definidas oportunamente.
6.6 A organização poderá cancelar a 8ª edição do Salão caso ele não receba ao menos 150 inscrições. Neste caso, o valor da inscrição será restituído aos artistas, bem como seus portfólios, sempre às custas da organização do evento.
Capítulo 7 – Da Exposição
7.1 As obras a serem utilizadas na exposição serão definidas em comum acordo entre o artista e a organização do Salão, que poderá vetar obras que:
• Impliquem em custos extras para o Salão
• Ofereçam riscos à segurança dos visitantes da mostra
• Ofereçam riscos à integridade do espaço expositivo
• Ofendam instituições ou a comunidade em geral
• Exijam cuidados especiais de segurança e de manutenção
• Sejam realizadas com materiais perecíveis
• Cujas dimensões não sejam compatíveis com o espaço expositivo
• Cuja exibição interfira demais na exibição de outros trabalhos
7.2 Todas as obras exibidas deverão estar disponíveis para comercialização, sendo que 50% de seu valor será destinado ao artista, 40% será destinado à galeria que efetuar a venda e 10% será destinado à cobertura de gastos extras da organização do evento.
7.3 A montagem e a desmontagem da exposição ficarão a cargo da organização do evento, bem como toda a sua divulgação.
7.4 As obras deverão ser retiradas pelos artistas em até uma semana após o final da exposição.
7.5 A organização do Salão supervisionará a produção do material de divulgação do evento, como release, convite virtual e folder colorido impresso.
7.6 A organização do Salão reserva-se o direito de documentar todas as etapas da realização do projeto para eventual utilização desse material na divulgação do evento.
7.7 A organização recomenda que todas as obras encaminhadas para as exposições do Salão sejam acompanhadas de Certificados de Autenticidade devidamente assinados e com firma registrada em cartório, bem como fotografia da obra, descrição de técnicas e materiais da obra, medidas da obra e declaração de sua autoria por parte do artista.
Capítulo 8 – Das Disposições Finais
8.1 A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação integral deste regulamento.
8.2 As decisões do Salão são soberanas e irrecorríveis.
8.3 Os casos omissos relativos a este regulamento serão decididos por Celso Fioravante, idealizador deste projeto.
8.4 Dúvidas referentes ao Salão devem ser encaminhadas ao e-mail mapadasartes@uol.com.br
Ficha de Inscrição:
N° de inscrição ..................................(para preenchimento da Organização)
Nome artístico.................................
Nome completo...............................
Nacionalidade..................................
RG..........................................
CPF................................................... Sexo ............
Data de nascimento ..../...../.........
Cidade natal................................. Estado natal .............
Endereço atual...........................................................................................................
Bairro ............................ CEP .................
Cidade ...................................... Estado ..........
Telefone ..........................................
E-mail .............................................
Website ..............................................
Indique 3 (três) curadores e/ou críticos de sua preferência (opcional)
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....................................................................................
....................................................................................
Indique 3 (três) galerias paulistanas de sua preferência (opcional)
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....................................................................................
Declaro para os devidos fins estar ciente do regulamento do 8º Salão dos Artistas Sem Galeria e que estou de acordo com ele.
Data............................................
Assinatura do artista ................................................

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Mais informações:
Mapa das Artes - São Paulo (SP)
Praça da República, 76, conjunto 808, tel. (11) 3237-0925.
mapadasartes@uol.com.br
CRONOGRAMA
Inscrições abertas
04 de Novembro de 2016
Abertura de mostra em SP
12 de Janeiro de 2017
Término de mostra em SP
11 de Fevereiro de 2017
Abertura de mostra em BH
11 de Março de 2017
Término de mostra em BH
16 de Abril de 2017
Abertura de mostra em Goiânia
06 de Maio de 2017
Término de mostra em Goiânia
03 de Junho de 2017

DEMAIS INFORMAÇÕES
O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido por este Mapa das Artes, tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes. Em muitos casos, é a primeira vez que eles exibem em uma importante galeria de São Paulo, como a Zipper, por exemplo. Mais que entrar em uma galeria, a transparência do Salão faz parte de uma busca para que o artista veja e sinta como a vida no circuito e no mercado de arte.
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Salão dos Artistas Sem Galeria – 7ª edição – 2015 / 2016
O salão recebeu 172 inscrições.
Artistas selecionados – 2015 / 2016
Bruno Bernardi (GO/SP)
Daniel Antônio (MG/SP)
Daniel Jablonski (RJ)
Felipe Seixas (SP)
Giulia Bianchi (SP)
Marcelo Oliveira (RJ)
Mariana Teixeira (SP)
Renan Marcondes (SP)
Renato Castanhari (SP)
Sergio Pinzón (Colômbia/SP)
Júri de seleção – 2015 / 2016
Jacopo Crivelli Visconti
Marta Ramos-Yzquierdo
Douglas de Freitas
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6° Salão dos Artistas Sem Galeria - 2015
O salão recebeu 145 inscrições.
Cada um dos 10 selecionados recebe R$ 600 de pró-labore e um deles ganhará um prêmio de R$ 1.000.
Artista premiado - 2015:
Andrey Zignnatto
Júri - 2015
Adriano Casanova, Mário Gioia e Enock Sacramento
Artistas selecionados - 2015:
Andrey Zignnatto (SP)
Charly Techio (SC/PR)
Cida Junqueira (SP)
Evandro Soares (BA/GO)
Fernanda Valadares (SP/RS)
Lucas Dupin (MG)
Marcos Fioravante (SP/RS)
Myriam Zini (Marrocos/SP)
Piti Tomé (RJ)
Thais Graciotti (ES/SP)
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5° Salão dos Artistas Sem Galeria - 2014
O salão recebeu 149 inscrições.
Cada um dos 10 selecionados recebe R$ 600 de pró-labore e um deles ganhará um prêmio de R$ 1.000.
Artista premiado - 2014:
Daniel Duda (PR)
Júri - 2014
Curadores João Spinelli e Paula Braga e galerista Elísio Yamada (Galeria Pilar)
Artistas selecionados - 2014:
Clara Benfatti (França/SP)
Flora Rebollo (SP)
Zed Nesti (RJ/SP)
Guilherme Callegari (SP)
Sheila Ortega (SP)
Marcos Akasaki (SP)
Heleno Bernardi (MG/RJ)
Daniel Duda (PR)
Regina Cabral de Mello (EUA/RJ)
Tchelo (SP)
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4° Salão dos Artistas Sem Galeria - 2013
Júri - 2013:
Ricardo Trevisan (galerista)
Fernando Oliva (crítico e curador)
Gilmar Camilo (curador)
Premiados:
Fábio Leão, Fabíola Chiminazzo e Layla Motta
Selecionados:
Fábio Leão (AL/SP)
Layla Motta (SP)
Paula Scavazzini (SP)
Viviane Teixeira (RJ)
Elizabeth Dorazio (MG/SP)
Roberto Muller (RJ)
Betelhem Makonnen (Etiópia/RJ)
Fabíola Chiminazzo (PR/SP)
Michelly Sugui (ES)
AoLeo (RJ)
3° Salão dos Artistas Sem Galeria - 2012
O salão recebeu 143 inscrições.
Júri - 2012:
Jaqueline Martins, Henrique Miziara (Galeria Pilar) e Marcelo Secaf (Galeria Logo).
Premiado:
Rodrigo Sassi
Selecionados 2012:
Cris Faria (baiano radicado em Zurique, na Suíça), Danielle Carcav (RJ), Diego de los Campos (SC), Edney Antunes (GO), Julio Meiron (SP), Maria Isabel Palmeiro (RJ), Pedro di Pietro (SP), Roberta Segura (SP), Rodrigo Sassi (SP) e Victor Lorenzetto Monteiro (ES).
Mostras - 2012:
A mostra dos artistas selecionados ocorreu em duas galerias paulistanas simultâneamente:
Estúdio Buck (de 26/01/12 a 25/02/12)
Casa da Xiclet (de 27/01/12 a 26/02/12).
2° Salão dos Artistas Sem Galeria - 2011
O salão recebeu 149 inscrições.
Júri - 2011:
Três galeristas de São Paulo (SP): Fábio Cimino (Zipper), Juliana Freire (Emma Thomas) e Wagner Lungov (Central Galeria de Arte Contemporânea).

Premiado:
Camila Alvite
Selecionados - 2011:
Roma Drumond (Rio de Janeiro / RJ)
Maria Luisa Editore (São Paulo / SP)
Anne Cartault d´Olive (São Paulo / SP)
Adriano Carvalho Amaral (São Paulo / SP)
Sidney Amaral (Mairiporã / SP)
Osvaldo Carvalho (Niterói / RJ)
Tatewaki Nio (São Paulo / SP)
Luiz Rodolfo Annes (Curitiba /PR)
Camila Alvite (São Paulo / SP)
Tatiana Cavinato (Belo Horizonte / MG).
Mostras - 2011:
Ocorreram duas mostras coletivas em São Paulo (SP):
de 04/02/11 a 13/03/11 na Casa da Xiclet;
e de 08/02/11 a 11/03/11 na galeria Berenice Arvani.
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1º Salão dos Artistas Sem Galeria - 2010
O salão recebeu 258 inscrições.
Júri de Seleção e Premiação - 2010:
Mônica Filgueiras, Daniel Roesler e Cauê Alves.
Selecionados - 2010:
Affonso P. V. Abrahão (SP), Amanda Mei (SP), Bartolomeo Gelpi (SP), Bettina Vaz Guimarães (SP), Christina Meirelles (SP), João Maciel (MG), Luiz Martins (MG), Rodrigo Mogiz (MG), Pedro Von Wirz (brasileiro radicado na Alemanha) e Sandra Lopes (SP).
Premiados – 2010:
Bartolomeo Gelpi, Amanda Mei e Bettina Vaz Guimarães (prêmios de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente).
Exposições -2010:
A Patricia Costa Galeria de Arte, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu entre maio e junho de 2010 a mostra dos artistas selecionados no 1º Salão.
Em São Paulo (SP), a mostra ocorreu simultaneamente em dois espaços culturais: na Casa da Xiclet, a partir de 12/03/10, e no Matilha Cultural, a partir de 13/03/10. Ficou em cartaz até 18/04/10
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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Paço das Artes inscreve para a Temporada de Projetos 2017

O Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo-- lança a convocatória da Temporada de Projetos 2017. O júri selecionará um projeto curatorial e nove trabalhos artísticos, que serão expostos em datas e local a serem definidos pelo Paço das Artes, atualmente sediado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na av. Europa, 158 – Jardim Europa.
Os projetos e as fichas de inscrição devem ser entregues de 23 de agosto a 7 de outubro de 2016 no MIS (av. Europa, 158 – Jardim Europa), aos cuidados do Núcleo de Projetos do Paço das Artes, de terça a sexta-feira, das 12h às 20h. No caso de propostas enviadas pelos Correios, será considerada a data de postagem (até 7/10). Faça o download das fichas de inscrição e do texto da convocatória.


Cada interessado poderá inscrever gratuitamente até três projetos individuais ou de grupo de artistas, desde que sejam exclusivos e inéditos para o Paço das Artes. O proponente terá liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea, que serão desenvolvidas em seu projeto. O artista pode, ainda, direcioná-las a qualquer público, considerando que serão expostas em local de livre acesso.


Os selecionados para 2017 receberão um prêmio de participação, que será efetuado durante o período da exposição. Os artistas selecionados receberão um cachê de R$ 1.300,00 e o projeto de curadoria selecionado receberá a quantia R$ 3.200,00.


Além disso, o programa destinará uma verba para o auxílio da produção das obras dos projetos selecionados e montagem das exposições, entre outros.

Sobre a Temporada de Projetos
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.
Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.
Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digitalMaPA: http://mapa.pacodasartes.org.br, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.
SERVIÇO
Convocatória Temporada de Projetos 2017
Entrega ou envio de projetos: 23 de agosto a 7 de outubro de 2016
Baixe a ficha de inscrição e a convocatóriaGrátis
Paço das Artes no MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777
Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h
Agendamentos de visitas orientadas:educativo@pacodasartes.org.br
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.brhttp://mapa.pacodasartes.org.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Art Basel in Basel 2017: applications for Galleries, Edition, Statements and Feature sectors

Applications for Galleries, Edition, Statements and Feature sectors

Application period: August 22–September 9, 2016

www.artbasel.com

From Thursday, June 15 to Sunday, June 18, 2017, Art Basel will stage the 48th edition of its show in Basel, the world's premier art fair for modern and contemporary art. The show will feature more than 280 leading galleries from North America, Europe, Latin America, Asia and Africa, displaying works by more than 4,000 artists of the 20th and 21st centuries.

From Monday, August 22 on Art Basel will accept applications to the following sectors: Galleries, Edition, Statements, and Feature.

The Galleries sector is the main exhibition sector of Art Basel, where leading art galleries for modern and contemporary art display 20th and 21st century artworks. The galleries in this sector are judged for selection based upon their overall program, while also outlining their specific booth concept for the Basel show.

Edition is the sector for leading publishers of editioned works, prints and multiples. As with the Galleries sector, exhibitors are judged based upon their overall program, while also outlining their specific booth concept.

Statements is the platform for galleries presenting emerging artists with solo shows via an exhibition of strongly related works. Preference is given to single projects. Selection is based on the proposal, not on the gallery's overall activities.

Feature focuses on precisely curated projects, such as the presentation of a single artist of any generation, exceptional art historical material, or exhibitions presenting multiple artists within a curatorial concept. As with Statements, selection is based on the proposal, not the gallery.


Applications are now completely digital and can be sent through our website atartbasel.com/applications.


The deadline for applications to these sectors is Friday, September 9, 2016.

The Art Basel team is always happy to assist you. Please visit our website to see the application information. Should you have questions about the process, please do not hesitate to contact us viaapplications@artbasel.com.

Programa Banco do Brasil de Patrocínios


Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2017/2018, por meio de dois editais: “Edital de Patrocínio - Banco do Brasil” e o “Edital de Patrocínios - Centro Cultural Banco do Brasil”.

Na modalidade Patrocínio - Banco do Brasil, as propostas selecionadas tem o objetivo de definir parte da programação de projetos que serão apoiados pelo Banco do Brasil ao longo do ano de 2017 e 2018.


Já na modalidade Patrocínios - Centro Cultural Banco do Brasil, o objetivo é selecionar projetos a serem patrocinados pelo Banco do Brasil, para compor a programação das unidades do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), também nos anos de 2017 e 2018.


Inscreva seu projeto até o dia 26 de setembro de 2016.
Leia os editais para saber como participar


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Abertas inscrições para o Museu do Sexo das Putas, em Minas Gerais

A Associação de Prostituas de Minas Gerais (Aprosmig) abriu edital público para a seleção de dez residentes que irão compor o Museu do Sexo das Putas. Contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª edição, o edital tem como objetivo a produção de obras com a temática do sexo, a partir das experiências e vivências das prostitutas. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 17 de agosto.

O resultado será divulgado no dia 22 de agosto.

Os residentes serão os responsáveis pela produção das obras. Os selecionados pelo edital ficarão um mês imersos nos hotéis da Rua Guaicurus – BH/MG, um dos maiores complexos de prostituição do Brasil.

Podem se inscrever para a residência prostitutas, artistas, pesquisadores, entre outros profissionais. O Museu do Sexo das Putas possui caráter interdisciplinar e, por isso, a variedade de formações será contemplada na escolha dos residentes. Será selecionado pelo menos um residente de cada região do país. É necessário ter disponibilidade para ficar o mês de setembro imerso nos quartos de hotéis. Cada residente receberá a remuneração de R$ 3mil.

O edital pode ser acessado na página da APROSMIG (https://www.facebook.com/aprosmig/?fref=ts).


Este projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª edição


Read more:http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/abertas-inscricoes-para-o-museu-do-sexo-das-putas-em-minas-gerais/#ixzz4H4djX3tTFollow us:funarte on Facebook

Inscrições abertas para o 39º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para o 39º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. 

O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no link do site da Prefeitura de Ilhabela na internet: http://www.ilhabela.sp.gov.br/…/inscricoes-abertas-para-o-…/ ou no link disponibilizado na rede socialFacebook, na página da Secretaria de Cultura (www.facebook.com/culturailhabela).

A ficha deverá ser impressa e encaminhada para a Secretaria da Cultura, à Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila, em horário comercial até o dia 9 de setembro.Todos os inscritos concorrem ao troféu Waldemar Belisário, conferido à melhor obra da exposição independente da categoria. 


O vencedor levarão prêmio de R$ 3,5 mil.
Também serão premiadas as obras por categoria com prêmios que variam de R$ 500 a R$ 1,5 mil.


A Fundaci (Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela) disponibilizará a quantia de R$ 2 mil para o prêmio aquisição. A obra será escolhida pela Comissão Organizadora e integrará o acervo da Fundaci. A Comissão poderá escolher mais de uma obra, desde que não ultrapasse o valor estipulado.

O 39º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário de Ilhabela será realizado do dia 27de setembro ao dia 30 de outubro de 2016, dentro das comemorações do aniversário da cidade, na Rua Santa Teresa, 174, na Vila – Centro Histórico da cidade.


O Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes no Litoral Norte, Vale do Paraíba, Região Serrana, Interior e Capital do Estado de São Paulo e em todo o território nacional.


Artista pioneiro
Waldemar Belisário foi um artista plástico pioneiro em retratar a natureza exuberante de Ilhabela com o objetivo de levar à Europa. Frequentava o efervescente ambiente intelectual paulistano de sua época, chegando a expor com Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Chegou ao arquipélago em 1929 e estendeu por vários anos sua estada no município ao se casar com a cantora lírica e pintora Celina Pellizzari, que imprimiu às gerações de alunos a quem lecionou na ilha o gosto pela arte.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Beca +35 Atelier Solar

Está abierta la convocatoria para ocupar plazas de trabajo en Atelier Solar. Si eres un/a artista o investigador/a mayor de 35 años, puedes ganar una de las dos becas que hay reservada para ti y que te da derecho a ocupar una plaza para desarrollar tu obra en Atelier Solar durante seis meses de forma gratuita.

A QUIÉN ESTÁ DIRIGIDO
Dirigido a pintores, dibujantes, videastas, fotógrafos, diseñadores, críticos de arte, comisarios, investigadores, creativos en general.
De entre todas las personas mayores de 35 años que soliciten un lugar de trabajo en Atelier Solar se elegirá a dos que disfrutarán de la BECA +35. El resto de personas no seleccionadas serán invitadas a incorporarse a Atelier Solar pagando la cuota de 140 €/mes o a Meteorito por 70 €/mes.
El jurado estará compuesto por los y las artistas que actualmente participan en Atelier Solar.

CÓMO PRESENTARSE
Presentar tu candidatura es muy sencillo:
manda un dossier con unas diez imágenes de tu trabajo o un link a tu web y una carta de motivación expresando tu interés en participar en Atelier Solar, qué crees que puede aportarte, qué necesitas de un espacio como éste y qué puedes aportar al grupo, además de la fotocopia de tu DNI si quieres optar a la BECA +35. En el asunto del mensaje debes indicar “Beca +35”.
Mándalo todo a hola@ateliersolar.org antes del 15 de septiembre y te contactaremos alrededor del día 20 de ese mes para una entrevista personal.

QUÉ OFRECEMOS
Se ofrece una de estas plazas de trabajo durante seis meses además de asesoramiento, visitas de comisarios y agentes artísticos, visionados de portfolio, talleres y cursos, sesiones críticas semanales y visitas a galerías y estudios.

http://www.ateliersolar.org/beca-35

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

24º Salão de Artes Plásticas de Mococa (SP)


A 24ª edição do Salão de Artes Plásticas de Mococa recebe inscrições entre 05/08/16 a 16/09/16, nas modalidades de pintura, gravura, desenho, fotografia e escultura. Cada artista pode se inscrever em até duas modalidades. A exposição dos selecionados ocorre entre de 14/10/16 a 20/11/16. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 por modalidade inscrita. Confira o edital:

O Salão de Artes Plásticas de Mococa, criado pelo Decreto nº 1352, no dia 26/07/84, em sua XXIV edição acontecerá de 14/10/2016 a 20/11/2016.

Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo o Salão será sediado na Casa de Cultura Rogério Cardoso situada na Rua Muniz Barreto, 54, Centro.
O Salão contemplará as seguintes modalidades: pintura, gravura, desenho, fotografia e escultura.
Cada artista poderá se inscrever em até 02 (duas) modalidades.

Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 por modalidade inscrita.
A mesma não será devolvida caso o participante não seja selecionado.
As despesas com frete, transporte e seguro das obras ocorrerão por conta do participante. A Casa de Cultura, local onde será realizado o Salão, não manterá seguro para as obras durante o período de exposição.

O envio e a retirada das obras selecionadas (pessoalmente ou via transportadora) serão de responsabilidade dos artistas participantes que deverão respeitar as datas de envio acima estipuladas.

As obras não retiradas serão incorporadas ao acervo do Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva a partir do dia 01/12/2016.

Uma Comissão formada por profissionais renomados da área, convidados pelo Departamento de Cultura e Turismo especialmente para o evento, fará a seleção e premiação das obras.

Para cada modalidade será entregue a medalha BRUNO GIORGI considerando o 1º lugar (medalha de ouro), 2º lugar (medalha de prata) e 3º lugar (medalha de bronze). Não há obrigatoriedade de medalhas para todas as modalidades.

Além das medalhas haverá três prêmios AQUISIÇÃO, no valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais), sendo 1º Lugar R$ 1.200,00, 2º.Lugar R$ 1.000,00 e 3º.Lugar R$ 800,00, pagos até a data de encerramento do XXIV Salão de Artes Plásticas de Mococa.
Em comemoração aos 160 anos de aniversário da cidade, nesta edição do Salão haverá uma premiação especial para artistas mocoquenses: Prêmio Aquisição “Mococa 160 anos” no valor de R$ 1.000,00 para um artista da cidade inscrito em qualquer modalidade e que, a critério do júri, será escolhido para receber esta premiação.
As decisões do júri são irrecorríveis.

As obras selecionadas não poderão ser retiradas em data anterior à data de término do Salão.
Os casos não constantes neste regulamento serão resolvidos pelo Departamento de Cultura e Turismo.
Os trabalhos selecionados deverão estar preparados e prontos para serem expostos (com molduras e bases).

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas da seguinte forma:
Preenchimento da ficha de inscrição (Anexo I);
Pagamento de boleto - Taxa de inscrição no valor de R$50,00 por modalidade inscrita via boleto bancário obtido no site da Prefeitura Municipal http://portal.mococa.sp.gov.br/principal/ por meio do preenchimento de dados.
Envio de fotos dos trabalhos em envelopes lacrados com AR para o Departamento de Cultura e Turismo – XXIV Salão de Artes Plásticas, Rua Muniz Barreto, 54, Centro, CEP 13.730-040, Mococa, SP. Neste envelope deverá conter a cópia do comprovante de pagamento do boleto, Curriculum Vitae, fotografias no tamanho 15x21 impressa em cores de até três trabalhos recentes coladas em folhas de sulfite A4 por modalidade inscrita, sendo imprescindível que cada uma das fotos esteja identificada no verso da folha com o nome do artista, título da obra, data, técnica, categoria e dimensões conforme selo de identificação (Anexo II).
Não serão aceitas obras originais para efeito de inscrição.
Para participantes residentes na cidade de Mococa, o envelope contendo toda a documentação mencionada anteriormente, poderá ser entregue no Departamento de Cultura e Turismo.
O Departamento de Cultura e Turismo não se responsabiliza por eventuais envelopes extraviados pelos Correios e, no caso de greve dos Correios, as propostas deverão ser entregues pessoalmente na Casa de Cultura Rogério Cardoso até o prazo final das inscrições.
O Departamento de Cultura e Turismo rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos deste regulamento.
Todas as inscrições realizadas no XXIV Salão de Artes Plásticas de Mococa implicam na automática e plena concordância das normas deste regulamento.
Informações gerais sobre o Salão poderão ser obtidas pelos telefones (19) 3656-9030 ou (19) 3665-8044.


DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS

A Comissão de Seleção examinará os portfólios enviados e cabe à ela:
- selecionar apenas 01 (uma) obra por artista conforme as modalidades inscritas.
- desclassificar os proponentes que não preencherem as condições de participação;
- selecionar os artistas que serão premiados com o prêmio aquisição;
- selecionar os artistas que serão premiados com as medalhas Bruno Giorgi;
- selecionar o artista mocoquense que receberá o Prêmio Aquisição “Mococa 160 anos”;


DO RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 19/09/2016. Os artistas selecionados serão contatados por telefone e a lista será disponibilizada no site da Prefeitura Municipal de Mococa (http://portal.mococa.sp.gov.br/principal/)

A devolução de portfólio pelo correio somente será realizada se o participante anexar envelope adequado, preenchido e selado. Caso o valor da postagem seja insuficiente, o Departamento de Cultura e Turismo não se responsabilizará pela devolução. Não será aceito cheque postal ou dinheiro.
Os trabalhos selecionados deverão ser enviados ou entregues no Departamento de Cultura e Turismo (Casa de Cultura Rogério Cardoso – Rua Muniz Barreto, 54, Centro), entre os dias 20/09 até 07/10, nos horários de 8 a 17h.

Os trabalhos selecionados serão expostos durante o período de 14/10 a 20/11.

Após o término do Salão as obras deverão ser retiradas mediante a apresentação do comprovante de inscrição ou AR de envio entre os dias 21/11 a 30/11/2016.


Mais informações:
Departamento de Cultura e Turismo de Mococa (SP)
Casa da Cultura Rogério Cardoso
Rua Muniz Barreto, 54, Centro, tel. (19) 3656-9030 ou (19) 3665-8044.

CRONOGRAMA
Término das inscrições
16 de Setembro de 2016


DEMAIS INFORMAÇÕES
23º Salão de Artes Plásticas de Mococa (SP) - 2015

Premiados - 2015:

Pintura:
1° Lugar – Maurício Mallet Duprat – São Paulo
2° Lugar – Carlos Alberto Brisola Damasceno – São Paulo
3° Lugar – Getúlio Cardoso – Mococa

Fotografia
1° Lugar -Bruno Mitsuo Makia – São Paulo
2° Lugar – Franciely Ap. de Souza – Mococa
3° Lugar –Wilmar Carrilo Silva – Campo Grande

Desenho:
1° Lugar – Maria Clarissa S. Mendes – São Paulo
2° Lugar – Adilson Lopes – São Paulo
3° Lugar –Karen Matias – Curitiba

Gravura:
1° Lugar – Toni Graton – Curitiba
2° Lugar - Rosa Vaz – Mococa

Escultura:
1° Lugar – Francisco Sérgio Pimentel – Mococa 2° Lugar – Ana Carolina Braga Neto – São Paulo 3° Lugar – Ernesto Ferro – Sorocaba

Premio Aquisição:
1° Lugar – Maurício Mallet Duprat – São Paulo
2° Lugar – Bruno Mitsuo Makia – São Paulo
3° Lugar – Getulio Cardoso – Mococa

Selecionados - 2015:
Adilson Lopes
Ana Carolina Braga Neto
Anna Carolina M. Ayres Calareso
Bruna Godinho Junqueira
Bruno Mitsuo Maria
Carlos Alberto Brisola Damasceno
Claudia Oliveira de Jesus
Cora Azedo
Ernesto Ferro
Franciely Ap. V. de Souza
Francisco Sergio Pimentel
Frederico A. Derval Jovini
Gabriel Ricardo Dias Camargo
Getulio Cardoso da Silva
Jean de Araújo Silva
Karen Cristiane
Lia Garcia
Luzia Oliveira Silva
Magda Rehder Pinheiro da Costa
Mara de Carvalho Paroli
Marcos Paulo Foloni
Maria Clarissa Spindola Mendes
Maria Rosa Vaz Pontes Cambra
Mauricio Mallet Duprat
Moracy Amaral
Paulo André Z. Yamamuro
Pedro H. Rossi Beraldo
Ricardo Batista Alves
Roberto Bernardo
Rogério Esmanhoto
Toni Cesar Graton
Wilmar Carrilo da Silva

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22º Salão de Artes Plásticas de Mococa (SP) - 2014

Selecionados - 2014:

Desenho
Alexandre Tadeu Delsin Guimarães
Ede Galileu da Silva
Graziela Protti
Vinícius Custódio de Lima Silva
André Maurício da Silva
Ilê Franco Brotto

Gravura
Bruna Godinho Junqueira
Ana Claudia Silveira Takenaka
Maria Rosa Vaz Pontes Cambra
Ede Galileu da Silva

Fotografia
Isis Ferreira Gasparini
Luis Adriano Christello Castro
Fabio Salun
Francielly Aparecida Vieira de Souza

Escultura
Rafael Santana da Costa
Ernesto Silva Ferro Junior
Anna Carolina Marques Ayres Calaresi
José Bianchezi

Pintura
Tamirys Araujo Panza dos Santos
Magda Rehder Pinheiro da Costa
Diana Motta Toloza Oliveira Costa
Marcia Parzewski Neves
Charles Ramires Silva de Carvalho
André Mauricio da Silva
Alam da Silva Lima
Rogério Esmanhotto
Gerson Serraceni
Paulo Cesar Pereira dos Santos
Roberto Pires Bernardo
Ana Lucia Donizeti Vitor
Getúlio Cardozo da Silva
Carlos Américo I Pereira
Lia Garcia de Figueiredo
Silvia Mara C. Paroli
Ariane Daniela Cole




















segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Funarte lança o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais

Edital vai contemplar dez projetos com premiações que variam de R$ 180 mil a R$ 250 mil. Inscrições abertas de 2 de agosto a 15 de setembro

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou nesta segunda-feira, 1º de agosto de 2016, o edital do Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais. Serão selecionados dez projetos de exposições de pequeno porte a serem realizadas nos espaços da Funarte em Brasília, São Paulo e Minas Gerais, que também deverão circular por outros estados brasileiros. As premiações variam de R$ 180 mil a R$ 250 mil e as inscrições estarão abertas de 2 de agosto a 15 de setembro. A portaria que institui este edital foi publicada na data de hoje, no Diário Oficial da União.

Três projetos serão selecionados para a Galeria Fayga Ostrower (Brasília), três projetos para as galerias de arte Flávio de Carvalho ou Mário Schemberg (São Paulo) e quatro para a Funarte Minas. Entre as exigências do edital está a obrigatoriedade de o contemplado fazer a itinerância em pelo menos mais um estado após o período de exposição nos espaços Funarte.

No primeiro módulo (Brasília), entre os estados que poderão ser escolhidos pelo proponente estão Acre, Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Espírito Santo; no segundo (SP), Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte; e no terceiro (MG), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O objetivo desta exigência é equilibrar a distribuição de recursos nos Estados da Federação que apresentam menor número de inscrições nos editais voltados para as artes visuais na Funarte. Ao promover o intercâmbio com outros estados, a Funarte e o Ministério da Cultura pretendem estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira.

Podem se inscrever neste edital pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. Os projetos deverão considerar o fomento, promoção e difusão da produção artística, a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo, como resultado esperado, para a formação de público e a construção da história da arte mais recente no país.

Com recursos do Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura/FNC, o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais conta com investimento total de R$ 2.115.000,00, sendo R$ 1.000,00 destinados a despesas administrativas e o restante empregado em premiação.



Mais informações:
premioccav@funarte.gov.br