quarta-feira, 30 de setembro de 2015

3º Salão de Arte Contemporânea de Ponta Grossa

As inscrições visam estimular a produção de artistas plásticos da cidade, promover o intercâmbio com a produção de artistas brasileiros e adquirir obras para o acervo público da cidade.
 
Podem inscrever-se gratuitamente artistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros (residentes há dois anos no país), com trabalhos de sua autoria e propriedade, (individuais ou coletivos) produzidos a partir de 2012 e que não tenham sido premiados em outros salões.

CRONOGRAMA:
– Inscrições e envio dos dossiês: até 6 de novembro/2015, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: prêmio aquisitivo do 1º ao 5º lugar + menções honrosas
– Seleção 1ª fase: 7 de novembro/2015
– Resultado 1ª fase: 9 de novembro/2015
– Envio das obras: de 10 a 20 de novembro/2015
– Seleção 2ª fase e premiação: 5 de dezembro de 2015
– Abertura do Salão: 5 de dezembro/2015, às 20h
– Visitação: de 7 a 18 de dezembro/2015 e de 1 de fevereiro a 25 de março/2016
– Regulamento + ficha de inscrição: http://bit.ly/1FgbwiV

sábado, 26 de setembro de 2015

EDITAL PARA EXPOSIÇÕES 2016/2017 - ARTES VISUAIS SESC CASA DO ARTESÃO

Inscrições até 24 de outubro
INSCRIÇÃO

3.1 – A inscrição de projetos expositivos para o Sesc Casa do Artesão será homologada mediante entrega ou o envio de toda a documentação exigida, dentro do prazo estipulado de 25 de setembro a 24 de outubro de 2015, conforme as disposições do presente edital.
3.2 – A proposta de exposição poderá ser entregue impressa ou gravada em CD/DVD;
3.3 – As propostas entregues ou gravadas em CD/DVD deverão conter os seguintes itens:
3.3.1 – O formulário de Inscrição, que se encontra anexado, preenchido e assinado;
3.3.2 – Cópia de documentos de identidade do(s) artista(s) participante(s);
3.3.3 – Cópia de comprovante de residência do(s) artista(s) participante(s);
3.3.4 – Currículo artístico com dados de identificação do proponente, sua formação e participações em exposições e outras atividades culturais. Em caso de propostas de exposição coletiva, serão exigidos os currículos de todos os artistas participantes;


domingo, 20 de setembro de 2015

Espaço Cultural STJ abre seleção para exposições temporárias em 2016

O Espaço Cultural STJ abriu processo seletivo para o Calendário de Exposições Temporárias 2016. Os interessados devem encaminhar propostas de projeto para exposição individual ou coletiva de artes plásticas, acompanhadas de dossiê do artista ou produtor, até o dia 16 de novembro.

Uma comissão especial será responsável por analisar todos os projetos, os quais, depois de aprovados, precisarão ser efetivados com a assinatura do termo de compromisso de uso do espaço.

Criado em 2001, o Espaço Cultural STJ já sediou mais de cem mostras de artistas nacionais e internacionais. Segundo Mônica Mafra, servidora da Seção de Memória e Difusão Cultural do Superior Tribunal de Justiça, propiciar o acesso à arte é uma forma de “promover a ampliação da cidadania”.

O Espaço Cultural recebe frequentemente a visita das pessoas que participam das ações socioeducativas do tribunal, a saber, Museu-Escola, Saber Universitário da Justiça, Despertar Vocacional Jurídico e Sociedade para Todas as Idades.

As propostas podem ser entregues diretamente no local ou enviadas pelos Correios ou por e-mail (espaco.cultural@stj.jus.br).

Confira o edital do processo seletivo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3319-8460 e 3319-8373. O Espaço Cultural fica no Edifício dos Plenários, segundo andar, na sede do STJ, em Brasília.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Abre Alas 12

É com muita alegria que A Gentil Carioca lança seu Edital para o ABRE ALAS 12 | 2016, com o objetivo de lançar e apostar em artistas de vários estados do Brasil e do exterior, mediante envio de propostas de acordo com o Edital no nosso site. 

Espaço Cultural Marcantonio Vilaça - Seleção de Projetos 2015 - Brasília (DF)

O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, do Tribunal de Contas da União (Brasília/DF), recebe até 30/10/152 inscrições de artistas de todo o Brasil interessados em ocupar o calendário de exposições da galeria em 2015. Podem se inscrever artistas jovens e consogarados, assim como projetos de curadoria nas mais diversas linguagens da arte contemporânea. Serão selecionados até três projetos para exposições a serem realizadas ao longo do ano de 2016. 

Confira o regulamento completo:
1. objetivo
1.1 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União comunica a abertura de inscrições de projetos de arte contemporânea, individual ou coletiva, para exposições temporárias na Galeria Marcanto¬nio Vilaça/Edifício-Sede do TCU, localizada em Brasília-DF, no ano de 2016.
1.2 Poderão atuar como proponentes de projeto, inscrevendo-se gratuitamente, (pessoas físicas ou jurídicas) jovens artistas ou artistas consagrados ou titular de um projeto curatorial, detentor do direito de representa¬ção de artista ou grupo de artistas. A seleção obedecerá a critérios relacionados ao mérito artístico, ineditismo em Brasília e relevância do projeto.
1.3 O objetivo do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça na promoção deste evento é a difusão e o fomento da atividade artística no campo das artes visuais contemporâneas, em benefício da criatividade e da reflexão dos servidores do Tribunal de Contas da União e da sociedade.
1.4 O chamamento (inscrições de projetos) motiva-se na convocação de todos os potenciais interessados (pro¬ponentes) para apresentar ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça/TCU projetos de exposições de arte contem¬porânea, e credenciá-las, para possível processo licitatório.
1.5 O projeto poderá valer-se de um ou diversos meios de expressão de arte contemporânea, tais como, pintu¬ra, gravura, escultura, fotografia, desenho, instalação, vídeo arte, vídeoinstalações, arte e tecnologia, interven¬ções e obras que criem interfaces com mídias eletrônicas e digitais etc.
1.6 Serão selecionados até 3 (três) projetos, para ocuparem a galeria do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça no ano de 2016, que possam ser realizados no período compreendido entre março e novembro de 2016.
2. inscrições
2.1 As inscrições serão gratuitas, devendo o proponente encaminhar o projeto de exposição e a ficha de ins¬crição preenchida (Anexo I) para o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, em envelope lacrado apresentando as seguintes informações:
a) Destinatário:
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça Tribunal de Contas da União SAFS Quadra 4 - lote 1 – Edifício-sede, Sala 17 Brasília - Distrito Federal CEP: 70042-900
b) Remetente:
Título do projeto Nome do proponente Endereço do proponente com CEP Telefones para contato e-mail
2.2 Somente serão considerados inscritos os projetos entregues no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça até às 18h do dia 30/10/2015, ou via postal, na modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, com data de postagem até o referido dia.
2.3 O comprovante de aviso de recebimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, documentando a entrega do projeto ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, servirá como comprovante de inscrição.
2.4 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça não se responsabilizará por projetos extraviados, não entregues no endereço e prazo determinados nos itens 2.1 e 2.2.
2.5 É expressamente vedada aos servidores, funcionários terceirizados, estagiários do Espaço Cultural Marcan¬tonio Vilaça e membros do Conselho Curador a participação nesta seleção.
3. datas das exposições
3.1 Somente serão aceitos projetos que possam ser realizadas no período compreendido entre março e no¬vembro de 2016.
3.2 As exposições terão duração de aproximadamente 2 meses. As datas e os períodos de realização dos projetos selecionados serão negociados com cada proponente pela equipe do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
3.3 O proponente poderá indicar na proposta opção de datas, de sua preferência, cabendo ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça apreciar a solicitação e definir as datas das exposições.
3.4 A possibilidade de mudança de data da exposição no cronograma será avaliada pelo Espaço Cultural Mar¬cantonio Vilaça.
3.5 A data da exposição poderá ser alterada conforme necessidade do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça observado o prazo de 30 dias de antecedência da abertura das exposições.
4. conteúdo da proposta
4.1 Os projetos devem ter como objetivo a difusão das artes visuais junto ao público e aos formadores de opinião.
4.2 O proponente poderá escolher qualquer proposta que considerar de interesse das artes visuais contempo¬râneas.
4.3 O proponente deverá apresentar descrição da ação proposta contendo:
a) Apresentação;
b) Objetivo;
c) Plano de ocupação de toda a galeria do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça/TCU, conforme planta baixa disponível no site www.tcu.gov.br/espacocultural;
d) Projeto de ocupação artística para a vitrine da galeria Marcantonio Vilaça, conforme planta baixa di¬sponível no site www.tcu.gov.br/espacocultural. A proposta deverá constar do projeto e sua viabilidade técnica será avaliada pela equipe do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça;
Caso não haja proposta de ocupação para a vitrine, o espaço deverá ser utilizado para sinalização da exposição e constar do orçamento de plotagens em vinil (Itens 6.2 e 7.1)

e) Projeto;
f) Justificativa;
g) Cronograma de execução, incluindo tempo de montagem e desmontagem, especificação e detalha¬mento da montagem ou maquete;
h) Imagens identificadas das obras a serem exibidas;
i) Currículo resumido do proponente, curador(a) e artistas;
j) Orçamento detalhado, inclusive quanto ao percentual de impostos;
k) Informações adicionais consideradas úteis à fiel descrição da(s) ação(ões) proposta(s).
4.4 A seleção dos projetos está condicionada à negociação prévia de períodos, orçamento e da manutenção e concretização da proposta de exposição.
5. Seleção
5.1 Serão selecionados até 3 (três) projetos para ocuparem toda a galeria do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
5.2 Os projetos recebidos pelo Espaço Cultural Marcantonio Vilaça passarão por duas etapas: habilitação e se¬leção. A etapa de habilitação consistirá no recebimento e verificação da documentação e na qualificação para a etapa de seleção.
5.3 Ainda na etapa de habilitação, os projetos serão qualificados conforme relacionado abaixo:
a) Adequação aos espaços físicos disponíveis;
b) Adequação orçamentária;
c) Racionalização da ocupação dos espaços em função de períodos previstos para montagens e as de¬mais programações.
5.4 Uma vez aprovados na etapa de habilitação, os projetos serão encaminhados à apreciação do Conselho Curador do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, integrado por membros com notório conhecimento em arte e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais, que realizará a etapa de seleção.
5.5 São diretrizes gerais norteadoras da avaliação para a seleção do projeto a ser contemplado pelo Conselho Curador:
a) Observância às exigências previstas;
b) Relevância do projeto;
c) Ineditismo e originalidade do trabalho em Brasília;
d) Concepção da exposição (mérito artístico e coerência da proposta);
e) Viabilidade técnica de realização da exposição;
f) Qualificação dos profissionais envolvidos no projeto;
g) Orçamento compatível com os fins objetivados e compatibilidade com parâmetros praticados no mercado cultural;
h) Exequibilidade dos prazos propostos para realização do projeto;
i) Possíveis desdobramentos relevantes para o desenvolvimento das artes visuais contemporâneas.
5.6 Não será feita classificação dos projetos, apenas seleção.
5.7 Os projetos não selecionados ficarão à disposição dos interessados no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça por até 30 dias corridos após a divulgação do resultado, sendo que a não retirada neste prazo permitirá a sua inutilização. O Espaço Cultural não cobrirá os gastos de postagem na devolução dos projetos não contemplados.
5.7.1 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça poderá devolver, via correio, os projetos não selecionados, desde que o proponente envie junto com a proposta envelope selado no valor correspondente.
5.8 Caberá exclusivamente ao Conselho Curador a seleção do projeto que será realizado, e o Conselho Curador é soberano e autônomo em suas decisões, das quais não caberão recursos.
6. custeio da realização dos projetos
6.1 A despesa estimada para o custeio de cada exposição será de até R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais) e será pago em uma única parcela, após a abertura da exposição.
6.2 Este valor deverá cobrir toda a despesa de pré e pós-produção da exposição (excluindo-se os Recursos Oferecidos pelo TCU, indicados no item 7) e ainda:
a) Plotagem em vinil, sinalização da exposição, impressão dos trabalhos e outros suportes necessários à realização da exposição;
b) Contratação de mediadores do Programa Educativo durante todo o período de treinamento e de visitação pública da exposição:
O Proponente deverá manter dois mediadores, por período - A galeria Marcantonio Vilaça fun¬ciona de segunda-feira a sexta-feira, das 09 às 19 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas ;
O cálculo para fins de pagamento dos mediadores deverá corresponder à quantidade de horas trabalhadas no mês - 5 horas por dia (5 vezes por semana) e 4 horas por dia (aos sábados); O valor da hora trabalhada será determinado conforme levantamento realizado em instituições culturais em Brasília e, principalmente, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça;
Deverá ser também remunerado o período de treinamento dos mediadores, que ocorrerá na semana anterior a abertura da exposição (4 horas por dia);
Os mediadores receberão pelos serviços prestados em duas parcelas, a primeira logo após com¬pletar um mês;

É importante que estejam previstos no orçamento do projeto a confecção de uniformes para os mediadores e oficinas do Programa Educativo a ser definido pelo Espaço Cultural. (valor apro¬ximado de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais, calculado com base nos valores praticados nas últimas exposições do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça)

c) Equipamentos e materiais necessários à realização da proposta, inclusive a manutenção dos equipa¬mentos durante todo o período de exposição;
d) Coquetel de inauguração para até 150 (cento e cinquenta) convidados;
e) Serviço de transporte para as obras, caso seja necessário;
f) Seguro das obras;
g) Assessoria de Imprensa;
h) Contratação de produção local se houver necessidade.
6.3 Em caso de montagem de exposição que implique alterações físicas na galeria Marcantonio Vilaça, tais como, a retirada, secção ou criação de paredes, a aquisição de materiais, o pagamento de mão-de-obra e a reconstrução original do espaço, serão de inteira responsabilidade do proponente.
a) As alterações de layout poderão ultrapassar o valor limite da exposição (R$ 125.000,00), desde que observados a adaptabilidade ao espaço, a compatibilidade financeira e o valor máximo de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em alterações físicas na galeria Marcantonio Vilaça (criação, secção ou retirada de paredes de madeira);
b) Após o encerramento da exposição a reconstrução original da galeria deverá ocorrer no prazo de uma semana, salvo recomendação do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
7. recursos oferecidos
7.1 A equipe do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça se responsabilizará por:
a) Elaboração e confecção/impressão de todo o material gráfico da exposição, tais como: cartazes, convites, folders, sinalização e catálogos. A elaboração deste material será efetuada com o acompanha¬mento do proponente do projeto selecionado.
b) Coordenação da produção das atividades que concernem ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça para realização da exposição, com o auxílio da equipe de produção do proponente do projeto selecionado:
Acompanhamento do cronograma de atividades da exposição;
Coordenação das atividades do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça para realização da monta¬gem, abertura, divulgação e elaboração de material gráfico da exposição.

c) Auxílio na divulgação da exposição, com o acompanhamento do proponente do projeto selecionado:
Distribuição de cartazes no Tribunal de Contas da União;
Envio de convites pelo correio, mala direta e/ou por e-mail (convites eletrônicos);
Divulgação nas mídias sociais do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.

d) Elaboração, coordenação e produção dos serviços de arte-educação, com o acompanhamento do proponente do projeto selecionado:
Seleção, capacitação e acompanhamento de equipe de mediadores, para recepção de grupos escolares e público espontâneo;
Concepção, coordenação e produção de atividades pedagógicas;
Elaboração de materiais didáticos para grupos escolares (concepção dos textos, da programação visual e impressão);
Agendamento de visitas orientadas.

7.2 Os recursos e serviços providos pelo Espaço Cultural Marcantonio Vilaça não serão pagos a qualquer pes¬soa física ou jurídica, sob nenhuma alegação.
8. divulgação
8.1 As logomarcas do Tribunal de Contas da União e do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça deverão ser fixa¬das em todas as peças de divulgação dos projetos selecionados.
8.2 A inclusão de logomarca de apoiadores nas peças de divulgação do projeto selecionado será avaliada e decidida pelo Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
8.3 Nenhuma divulgação por parte do proponente poderá ser efetuada sem prévia e expressa autorização e acompanhamento do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
8.4 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça poderá vincular em suas ações publicitárias e em banco de dados próprio, informações sobre o projeto realizado, sem qualquer limitação de tempo, território, meios de fixação e reprodução, e formas de divulgação, imagens fixas ou imagens em movimento, conjugadas ou não com sons, dos eventos realizados e seus participantes, em sites, livros e qualquer outra forma de comunicação das referidas ações, existentes ou que venham a ser criadas, sem quaisquer ônus para o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
9. disposições gerais
9.1 O projeto selecionado não poderá ser alterado, salvo com expressa autorização do Espaço Cultural Mar¬cantonio Vilaça.
9.2 O proponente cujo projeto for selecionado receberá comunicação, via email e pelo correio, com instruções para a formalização da concordância quanto às condições de realização do evento e a relação da documenta¬ção exigida para a assinatura do termo de compromisso.
9.3 O ato de inscrição implica a aceitação de todas as exigências regulamentares pertinentes constantes desta seleção de projetos, e o não cumprimento de qualquer uma delas acarretará eliminação no processo de seleção.
9.4 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça se reserva o direito de pautar eventos de seu interesse que não tenham sido inscritos nesta seleção de projetos.
9.5 Caso ocorram danos a equipamentos ou a instalações do Tribunal de Contas da União, ocasionados pelo mau uso do proponente do projeto selecionado ou por sua equipe durante o período da exposição, incluídas as etapas de montagem e desmontagem, o ônus de reposição e ressarcimento será de responsabilidade deste.
9.6 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça e o Tribunal de Contas da União não se responsabilizarão por even¬tuais danos sofridos pelas obras, em qualquer das etapas da exposição, incluídos os períodos de montagem e desmontagem da mesma.
9.7 Os dossiês dos artistas ou projetos selecionados não serão devolvidos, passando a integrar o banco de dados do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
9.8 É vedada a negociação das obras integrantes da exposição e qualquer tipo de abordagem comercial duran¬te o período expositivo nas dependências do Tribunal de Contas da União.
9.9 O proponente selecionado deverá apresentar a seguinte documentação para fins de contratação:
Projeto;
Orçamento (detalhamento do orçamento) com cálculo dos impostos;
Carteira de Identidade e CPF do responsável;
Certidões comprobatórias de regularidade fiscal, exemplo: Certidão Conjunta Negativa de Dé¬bitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de Regularidade do FGTS – CRF, Certidão Negativa de Débitos Estaduais, Certidão Negativa de Débitos de Tributos Municipais, Certidão negativa de débito com o INSS – CND (contribuições previdências), Certidão negativa de débito trabalhistas – CNDT;
A empresa deverá informar qual regime de tributação está submetida e discriminar quais os impostos é obrigada a recolher (reter na fonte);
Declaração de direitos de exclusividade;
Autorização de uso da imagem da exposição e das obras.

9.10 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça e o Tribunal de Contas da União não se responsabilizarão por cus¬tos com hospedagens, traslados e alimentação.
9.11 O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça se coloca à disposição dos interessados para esclarecimento de dú¬vidas oriundas desta seleção de projetos, por meio do endereço eletrônico (espacocultural@tcu.gov.br) ou do telefone (61) 3316-5221/5036, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 10h às 12h e das 14h às 18h.
9.12 Os casos omissos nesta seleção de projetos de exposição de arte contemporânea serão avaliados pelo Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
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Mais informações:
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça - Brasília (DF)
Térreo do Edifício Sede do Tribunal de Contas da União, Setor de Administração Federal Sul, quadra 4, lote 1, tel. (61) 3316-5074.
  
CRONOGRAMA
Término das inscrições
30 de Outubro de 2015

DEMAIS INFORMAÇÕES
Seleção de projetos - Espaço Cultural Marcantonio Vilaça - Brasília (DF) - 2011

Selecionados - 2011:
Luz do Futuro, de Mano Alencar
Pintura Reprojetada, curadoria de Marcus Lontra Costa
(A)Notações – Paisagens, de Matias Monteiro
A Pele do Mundo, de Carlos Lins
Em Trânsito, de Oswaldo Carvalho

domingo, 13 de setembro de 2015

10° Edición del Premio Internacional Arte Laguna

Internacional. 18 Noviembre 2015.
10° Edición del Premio Internacional Arte Laguna
Estudio Arte Laguna
Asociación Cultural MoCA / Modern Contemporary Art
Via Roma, 29/A Mogliano V.to (TV) Italy

info@artelagunaprize.com
Tel. +39 041 5937242 – int. 4 / Cell. +39 347 7077251
Fax +39 041 8627948 / skype
http://www.artelagunaprize.com/es/bases#7
 
Bases de la convocatoria
 
La Asociación Cultural MoCA (Modern Contemporary Art) en colaboración con el Estudio Arte Lagunaconvoca la 10° Edición del Premio Internacional Arte Laguna con la finalidad de valorar y promocionar el Arte Contemporáneo.
El Premio recibió la medalla del Presidente de la República Italiana y está patrocinado por el Ministerio de los Asuntos Extranjeros, Regione Veneto, Universidad Cà Foscari de Venecia, IUAV, Instituto Europeo de Diseňo IED entre otros.
El concurso está planteado para ofrecer 6 premios en efectivo de € 7.000 cada uno, la organización de una significativa exposición colectiva en el Arsenale de Venecia, 4 exposiciones en Galerías de Arte internacionales, 2 colaboraciones con Empresas, 7 Residencias de Arte, 3 participaciones en Festivales internacionales y la publicación del catálogo.
El Premio tiene temática libre y está dividido en siete áreas: pintura, escultura e instalación, arte fotográfico, vídeo arte y performance, arte virtual y digital, arte ambiental y del paisaje.
 
TECNICAS
El Premio está abierto a todos los Artistas, sin límitaciones de edad, sexo, nacionalidad u otra calificación. Cada artista puede participar con una o más obras, también en más que una sección. Las específicas técnicas de cada área son:

Pintura
obras realizadas con toda libertad de estilo y técnica (óleo, tempera, acrílico, tinta, vinilo, acuarela, grafito, lápiz, collage, etc.) y sobre cualquiera soporte (tela, papel, madera, plástico, hierro, etc.). El tamaño máximo para cada obra es 175 cm por lado.

Escultura e Instalación
obras realizadas en cualquiera material orgánico o inorgánico. Las obras pueden incluir sonidos, luces, vídeos y movimientos mecánicos o eléctricos. El tamaño máximo para cada obra es: base 4 metros, profundidad 4 metros, altura 8 metros, sin limitaciónes de peso.

Arte Fotográfico
fotografías con soporte analógico o digital, fotografías con elaboraciones digitales. Las obras totalmente realizadas al ordenador pueden ser presentadas en la sección Arte Digital. El tamaño máximo para cada fotografía es 175 cm por lado.
Es posible inscribir series de fotografías. En caso de que toda la serie se encuentre dentro de los 175 cm totales, la serie puede ser inscribida como una única obra y debe ser presentada en un solo archivo. En el caso de que el tamaño total de la serie supere 175 cm en total, cada parte que compone la serie se debe inscribir como una obra individual.

Video Arte
vídeos, películas y obras realizadas con todas las técnicas de animación sobre cualquier soporte digital y analógico. Las obras tienen que durar un máximo de 15 minutos, con título y créditos de cierre incluídos.

Performance
cada artista o grupo de artistas pueden participar con una o más performances que pueden ser realizadas en cualquier técnica y forma expresiva y con la ayuda de cualquier material proporcionado por el artista. Los artistas finalistas ejecutarán la perfomance en la tarde de la inauguración, en una versión con una duración máxima de 10 minutos.

Arte Virtual y Digital
obras creadas únicamente por el ordenador o con aplicaciones y aparatos digitales: imágenes, vídeos, instalaciones, performances en los que el empleo de medios de comunicación digitales juega un papel clave en el proceso creativo y en el contenido; net art, software, aplicaciones para smartphone or tablet, dispositivos interactivos, videojuegos, proyectos de realidad aumentada, prototyping rápido, etc.

Arte ambiental / Land Art- ideada y creada con Thetis SpA
Planes inéditos de obras de arte ambiental y del paisaje en los cuales la intervención artística enteractua con el ambiente por el cual ha sido pensada. No hay limitaciones en la elección del lugar donde intervenir, pero se le dará especial importancia al medio ambiente de la Laguna de Venecia. Los planes deben valorizar la naturaleza y sus características y en general el ambiente o el paisaje en los cuales se introducen.

JURADO
La selección de las Obras presentadas será efectuada por un jurado internacional formado de 11 miembros divididos entre las seis secciones del concurso.

CURADOR Y JEFE DEL JURADO
Igor Zanti (Italia, Curador y Crítico de arte)

JURADO
Miguel Amado (Portugal, Curador Senior del Middlesbrough Institute of Modern Art en el Reino Unido)
Anna Bernardini (Italia, Directora Artística de Collezione Panza)
Barbara Boninsegna (Italia, Directora Artística de Centrale Fies – Centro de producción artística performativa en Trento)
Denis Curti (Italia, Director Artístico de Casa dei Tre Oci en Venecia y del Festival de Fotografía de Capri)
Enrico Fontanari (Italia, Urbanista, Profesor de Urbanismo y Diseño del Paisaje en la Universidad IUAV de Venecia)
Suad Garayeva (Azerbaiyán, Directora Curatorial de exposiciones y de la colección permanente de YARAT Contemporary Art Centre)
Vasili Tsereteli (Rusia, Director Ejecutivo de MMOMA – Museo de Arte Moderno de Moscú)
Sabrina Van der Ley (Noruega, Directora del departamento de Arte Contemporáneo del Nasjonalmuseet en Oslo)
Simone Verde (Italia, Historiador de Arte, Supervisor de investigación científica y publicaciones para la agencia francesa France-Muséums, a cargo de la creación del Louvre en Abu Dhabi)
Bettina von Dziembowski (Alemania, Directora de la Fundación y Asociación de Arte Springhornhof en Neuenkirchen)

PREMIOS
El importe total del Premio está dividido de la siguiente manera:

PREMIOS INSTITUCIONALES*
€ 7.000,00 Pintura
€ 7.000,00 Escultura e Instalación
€ 7.000,00 Arte Fotográfico
€ 7.000,00 Video Arte y Performance
€ 7.000,00 Arte Virtual y Digital
€ 7.000,00 Arte ambiental y del paisaje – ideada y creada con Thetis SpA
*Todos los premios en efectivo tendrán la retención legal del 25% como impuesto fiscal.

PREMIOS ARTIST IN GALLERY
Organización de exposiciones individuales en Galerías de Arte internacionales que incluyen: montaje, cobertura de gastos de transporte (€ 500 máximo), catálogo digital dedicado.
Gaia Gallery, Estambul Turquía
Galerie Isabelle Lesmeister, Regensburg Alemania
Galeria Fernando Santos, Porto Portugal
ART re.FLEX Gallery, San Petersburgo Rusia

PREMIOS ARTIST IN RESIDENCE
Reservados para los artistas que participan con mínimo 2 obras en la misma sección.

The Swatch Art Peace Hotel, Shanghái China
Residencia de arte durante 1 mes para 1 artista + exposición final.
Incluye: viaje, alojamiento y desayuno, apoyo logístico, talleres, presencia en en todas las actividades relacionadas con The Swatch Art Peace Hotel (exposiciones, catálogos, página web), participación de la “trace” (la obra realizada durante la residencia) en la exposición internacional durante y después de la residencia, participación en la escena artística local.

Taipei Artist Village, Taipei Taiwan
Residencia de arte durante 1 mes para 1 artista + exposición final
Incluye: alojamiento, estudio, apoyo logístico, asistencia, participación en actividades públicas (open studio, debates en la galería, talleres, eventos públicos), exposición final en el Treasure Hill Artist Village con inauguración abierta al público.

Fundación Berengo, Murano Italia
Residencia de arte durante 1 mes para 1 artista + realización del proyecto en cristal + jornada puertas abiertas
Incluye: alojamiento, asistencia, realización del proyecto con los maestros vidrieros. La obra creada será firmada también por el maestro vidriero y quedará propiedad del artista; una copia será parte de la colección de la Fundación.

Espronceda, Barcelona España
Residencia de arte de 3 a 6 semanas para 1 artista + exposición final
Incluye: alojamiento, asistencia curatorial, estudio, apoyo para los materiales, exposición final u otra actividad de encuentro con el público, participación en las actividades realizadas por el centro.

Basu Foundation for the Arts, Calcuta India
Residencia de arte durante 1 mes para 1 artista + exposición final Incluye: alojamiento y comidas, estudio, asistencia curatorial en el local, exposición final, introducción en la escena cultural de India, beca para la realización de los proyectos.
Una de las obras seguirá siendo propiedad de Basu Foundation for the Arts.

Serigrafía Artística Fallani, Venecia Italia
Residencia de arte durante 10 días para 4 artistas + realización de la obra en serigrafía + jornada de puertas abiertas
Incluye: alojamiento, asistencia, realización de una serigrafía en un plazo de 50 ejemplares (10 para el artista, 40 para el Partner).

Fundición Artística Battaglia, Milano Italia
Residencia de arte durante 1 mes para 1 artista + realización de la obra en bronce + jornada de puertas abiertas
Incluye: alojamiento, realización del proyecto en la fundición histórica con asistencia en todas las fases de ejecución, exposición final, beca de 300 euros.
La obra quedará en propiedad del artista; una copia permanecerá en la Fundición.

PREMIOS BUSINESS FOR ART

Riva 1920, Cantù Italia
Presentación de un proyecto artístico para la creación de un objeto o una obra que utiliza madera de “briccola”. El proyecto seleccionado será realizado en la empresa.
El premio incluye una permanencia de 10 días y alojamiento, una beca de 300 euros y la creación de la obra en dos copias: una de ellas quedará en propiedad de la empresa y será expuesta en el Salone del Mobile en Milán en abril de 2016.

Deglupta, Venecia Italia
5.000 euros para el proyecto ganador
Presentación de un repertorio de propuestas para la realización de una o más obras de pintura sobre cuero o tela que se utilizarán para la creación artesanal de bolsos y accesorios, piezas únicas que serán parte de la colección Deglupta Primavera – Verano 2017.
Incluye: provisión de los soportes en los que el artista va a pintar (cuero o tela), entrega y recogida de los materiales, realización de los productos.

PREMIOS FESTIVALES Y EXPOSICIONES
Art Nova 100, Pekín China
Exposición de los 10 vídeos finalistas durante el evento de Art Nova 100 en verano de 2016
La exposición colectiva es una de las varias actividades llevadas a cabo por la plataforma para la promoción de artistas internacionales en China.

Festival Art Stays, Ptuj Eslovenia
Participación al Festival y estancia de 7 días para 1 artista
Incluye: alojamiento y comidas, estudio, materiales básicos para crear las obras, asistencia curatorial. Una de las obras pasará a formar parte de la colección del Festival.

Open Exposición Internacional de Esculturas e Instalaciones, Venecia Italia
Participación en la exposición durante 1 mes para 1 artista
Incluye: asistencia curatorial e inclusión en el catálogo dedicado.

EXPOSICIONES DE LOS FINALISTAS
Los 120 artistas finalistas seleccionados por el jurado internacional participarán al importante exposición colectiva que se organizará en Venecia en Marzo de 2016.
El prestigioso sitio del Arsenale albergará 30 obras de pintura, 30 esculturas e instalaciones, 30 obras de arte fotográfico, 10 vídeos, 10 proyectos de land art, 5 performances que se llevarán a cabo en vivo durante la ceremonia de apertura de la exposición. Los históricos espacios dek Telecom Italia Future Centre, que se utilizan para el desarrollo de nuevas tecnologías, expondrán las 5 obras de arte virtual y digital.
La exposición se acompaña con un catálogo bilingüe inglés/italiano publicado por ODE (On Demand Editions).

CUOTA DE INSCRIPCIÓN

La cuota de inscripción, para la cobertura parcial de los gastos de organización, es de 50,00 euros para 1 obra y 90,00 euros para 2 obras inscritas en la misma sección; por cada obra más (presentada en la misma sección) la cuota es de 45,00 euros cada una. Este pago tiene que ser hecho como está especificado en el ART. 6. Para los artistas menores de 25 años, la cuota de inscripción es de 45,00 euros para 1 obra y de 80,00 euros para 2 obras inscritas en la misma sección; por cada obra más (presentada en la misma sección) la cuota es de 40,00 euros cada una. Es obligatorio de enviar una copia de su documento de identificación por correo electrónico a info@artelagunaprize.com
Los artistas deben conservar una copia del pago. La cuota de inscripción no podrá ser reembolsada.

MODALIDADES DE INSCRIPCIÓN
Los Artistas pueden inscribirse hasta el: 18 Noviembre 2015 utilizando una de las modalidades siguientes:

a) En línea
Pintura
Escultura e Instalación
Arte Fotográfico
Vídeo Arte
Performance
Arte Virtual y Digital
Arte ambiental
Premios Business for Art: Riva1920 Deglupta

b) Por correo (dará fe el sello postal)
Enviando en un sobre cerrado o entregando directamente en la Secretaría del Premio (ARTE LAGUNA – via Roma, 29/A – 31021 Mogliano Veneto (TV) – Italia):
- la ficha de inscripción en la página http://www.artelagunaprize.com/module.pdf
- una breve descripción biográfica
- una fotografía de cada obra (tamaño mínimo: 15×20 cm – tamaño máximo: 20×30 cm) escribiendo detrás: nombre y apellido del artista, país, título, tamaño, técnica, año
- una copia del pago de la cuota de inscripción.
No envíe la obra. Ninguno de estos documentos (tampoco las fotografías) será devuelto al artista.
Para la fase de selección, los vídeos enviados en DVD serán cargados a una cuenta privada de Youtube protegida por contraseña.

El pago de la cuota de inscripción se efectuará a través de:

Giro Bancario
BANCA MONTE DEI PASCHI DI SIENA – IBAN: IT 18 Q 01030 61800 000000866478 – BIC: PASCITM1V19
a nombre de la Asociación Cultural MoCA con la referencia “Inscripción Premio 15.16, nombre, apellido y teléfono del artista”.
No se aceptan los cargos de los gastos bancarios, bajo pena de cancelación de la inscripción.

Giro Bancario
POSTE ITALIANE – IBAN: IT38F0760112000000080409584 – BIC: BPPIITRRXXX
a nombre de la Asociación Cultural MoCA con la referencia “Inscripción Premio 15.16, nombre, apellido y teléfono del artista”.
No se aceptan los cargos de los gastos bancarios, bajo pena de cancelación de la inscripción.

En línea con tarjeta de crédito
PAY PAL http://www.premioartelaguna.it/pagamento_online.php
es obligatorio especificar el titular de la tarjeta de crédito en el formulario de inscripción si es diferente del nombre del artista.

Western Union
dirigido a: Nombre: Beatrice – Apellido: Susa – Dirección: Mogliano Veneto (TREVISO) – País: Italia
No se aceptan los cargos de los gastos de transaccion, bajo pena de cancelación de la inscripción.
El código de la transacción tiene que ser indicado en el formulario de inscripción.

MODALIDADES DE SELECCIÓN
El Jurado seleccionará 200 obras.
A los artistas seleccionados se les pedirá de enviar por correo electrónico un dossier con máximo 10 obras adicionales para la selección final de 120 obras que serán expuestas en el sitio prestigioso del Arsenale de Venecia; la sección de Arte Virtual se expondrá en el Telecom Italia Future Centre de Venecia. Los resultados de las selecciones se publicarán en la página www.artelagunaprize.com
La proclamación de los ganadores absolutos y de todos los premios se llevará a cabo durante la inauguración de la exposición de los finalistas. El montaje y la organización de las 2 exposiciones mencionadas previamente serán efectuados por la Asociación Cultural MoCA. Los costos de transporte (ida y vuelta) y el seguro de las obras correrán a cargo de los artistas individuales.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Salão de Artes Plásticas

Iniciado em 1989 (com um recesso de suas atividades entre os anos de 2005 e 2010), o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande ganhou credibilidade por premiar obras representativas no cenário artístico de cada época e se tornou um dos mais tradicionais eventos culturais da região.

Durante as últimas edições, o salão premiou talentos como Denise Agassi, Edilson Viriato, Andre Komatsu, Frederico Dalton, Nino Cais, Paulo Camillo Pena, Ding Musa, Vitor Misael, Bettina Vaz Guimarães e Márcio Pannunzio, alguns sem grande notoriedade até então. Diversos nomes importantes passaram entre a lista de jurados, dentre eles: Celso Fioravante, Fernando Oliva, Denise Grinspum, Ricardo Antonio Trevisan, Lizete Lagnado, Tadeu Chiarelli, Leda Catunda, Renata Mota e Sergio Romagnolo.

Ao longo dos anos, 130 obras premiadas foram acrescidas ao acervo municipal, que, em breve, farão parte do Museu de Arte Contemporânea de Praia Grande como reconhecimento aos artistas e júris participantes dos salões. A seleção das obras que fazem parte da mostra é dividida em duas etapas. A primeira conta com a avaliação das fotografias das peças. E na segunda o corpo de jurado analisa as obras e seleciona as que irão compor o Salão, além das três primeiras colocadas que recebem premiação em dinheiro. Outras informações no telefone 3496-5713.
 
22º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande


As inscrições para o 22º Salão de Artes Plásticas seguem até 6 de outubro. Podem participar artistas plásticos de todo o Brasil e exterior, nas categorias desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia ou objeto. As obras devem ser inéditas, de própria autoria, que não tenha mais do que dois anos de existência, com no máximo 2 metros de largura por 1,80 de altura, no caso das obras tridimensionais, profundidade de 1,50.

Inscrições:

Para se inscrever, o artista deve preencher a ficha e entregar diretamente na Secretaria de Cultura e Turismo (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600), ou via correio.
Veja o regulamento aqui.

Cronograma

Inscrições - até 06/Outubro de 2014
Divulgação do resultado da 1ª fase - a partir de 09/Outubro
Recebimento das obras originais - entre 9/Outubro e 9/Novembro de 2015
Divulgação do resultado da 2ª fase de seleção e premiação - 14/Novembro de 2015
Abertura do Salão – 19/Novembro de 2015