quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Governo francês recebe projetos de residência

Estão abertas até 9 de março as inscrições para o programa de residências da Cidade Internacional das Artes, em Paris, destinado a artistas das áreas de arquitetura, paisagem, urbanismo, intervenção urbana, circo e marionetes, artes plásticas, dança, performance e teatro.

Os aprovados poderão desenvolver um programa de criação e pesquisa no local durante três meses.

A Cidade Internacional das Artes, de 13 ateliês de 40m² cada, para artistas estrangeiros. Depois de mais de uma década, cerca de 40 artistas estrangeiros se beneficiam todo ano do programa de residências.

O governo francês arcará com os custos de aluguel de um ateliê/residência. A Embaixada da França oferecerá a passagem aérea e uma bolsa de 3.000 euros ao candidato escolhido pela comissão em Paris. Todos os gastos e despesas utilizados para além deste propósito deverão ser custeados pelo candidato.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos; estarem atuando na vida profissional; falarem francês (ou inglês); justificarem trabalhos anteriores; serem autônomos na gestão da residência; se liberarem de suas atividades profissionais durante todo o período da permanência.

As inscrições estão abertas somente para artistas, individualmente. Não serão aceitas inscrições de companhias, grupos e outros coletivos.

Fazemos a formatação do seu projeto para adequação a este edital entre em contato rededearte@hotmail.com

 site da Funarte.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Edital promoverá exposição e venda de artesanato brasileiro durante a Copa

Projeto Vitrines Culturais apresentará para o mundo a rica diversidade do artesanato dos 27 estados do país.

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançam, nesta sexta-feira (21), edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais.

As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará aproximadamente 60.000 peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.

A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República.

Também participam do projeto o Sebrae, o IPHAN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo

Fazemos a formatação do seu projeto para este edital, entre em contato rededearte@hotmail.com

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

13º Salão Nacional de Arte de Jataí (GO) – 2014

A participação de artista em salões de arte é muito importante para a carreira do artista.
 
Invista no seu trabalho fazemos a formatação e adequação da sua proposta para este edital, entre em  contato rededearte@hotmail.com

O 13º Salão Nacional de Arte de Jataí (GO) recebe até 31/03/14 inscrições de artistas de todo o Brasil nas categorias desenho, fotografia, escultura, gravura, instalação, videoarte, pintura, objeto e performance. As inscrições são gratuitas.

Premiação:
1º PRÊMIO: R$ 4.000,00
2º PRÊMIO: R$ 4.000,00
3º PRÊMIO: R$ 4.000,00

O 13o Salão Nacional de Arte é uma realização da Prefeitura Municipal de Jataí, através da Secretaria de Cultura e MAC - Museu de Arte Contemporânea, realizar-se-á de 13 de maio (Abertura às 20h) a 31 de julho, reunindo Obras de Arte Contemporânea nas seguintes categorias: desenho, gravura, escultura, objeto, pintura, instalação, fotografia, videoarte e performance.

link

 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Red Bull Station seleciona artistas para residência

A Red Bull abriu edital para as 8ª e 9ª edições de seu projeto de residência artística, a ser realizado no seu espaço Red Bull Station, na Praça da Bandeira, região central de São Paulo. Cada edição terá duração de 11 semanas corridas, com seis artistas em cada período.


O projeto está aberto somente a brasileiros ou naturalizados no país. A seleção dos proponentes é realizada por um júri composto por três profissionais da área. Os candidatos, preferencialmente, devem estar em início da sua trajetória profissional e serem desvinculados de compromissos com galerias.

As duas edições da residência artística serão realizadas entre os dias 9 de junho e 23 de agosto (8ª edição) e entre 8 de setembro e 22 de novembro (9a edição). As inscrições seguem até 11 de abril. As entrevistas com os selecionados serão realizadas entre os dias 21 e 22 do mesmo mês e o resultado deverá ser divulgado em 28 de abril.

Cada artista terá um ateliê à sua disposição e acompanhamento crítico de um curador. Os residentes na cidade de São Paulo receberão apoio financeiro de R$ 375 por semana; pessoas de fora da cidade de São Paulo receberão apoio financeiro de R$ 500 por semana. Durante o período da residência, os selecionados deverão morar em São Paulo (as despesas de transporte e moradia não serão cobertas pelo projeto).

No total, cada um poderá comprometer despesas no valor de até R$ 7 mil para execução de seus projetos, incluindo a produção do trabalho que será apresentado na exposição de encerramento. O montante pode ser utilizado na compra de materiais de consumo e serviços a serem contratados diretamente pela produção da Residência Artística, e pagos mediante apresentação de notas fiscais.
Para mais informações, acesse o site do projeto Red Bull Station.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário (SUBSL) publica edital para selecionar oito propostas de exposições artísticas

A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário (SUBSL) publicou neste sábado (25) o edital 2014/2015 para selecionar oito propostas de exposições de artes visuais com temática literária. O trabalho pode ser individual e coletivo e cada proponente pode se inscrever com duas propostas (uma individual e uma coletiva).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 27 de janeiro e 12 de março pessoalmente ou por meio do Sedex. É necessário preencher uma ficha de inscrição que acompanha o edital, além de providenciar os documentos solicitados, como memorial descritivo e projeto expográfico.

O resultado definitivo da seleção está previsto para o dia 14 de abril de 2014.

Edital para ocupação das galerias

Fazemos a formatação do seu projeto e adequação a este edital, entre com contato  rededearte@hotmail.com

sábado, 8 de fevereiro de 2014

BDMG abre editais para música e artes visuais


O BDMG Cultural divulgou três de seus editais de concorrência pública. Os prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo e o programa Mostras BDMG estão com inscrições abertas.
Neste ano, há novidades no Mostras BDMG. O programa de artes visuais da instituição, além de exposições de cerâmica, desenho, escultura, gravura e pintura, terá espaço para a fotografia. O artista selecionado receberá uma ajuda de custo para a realização da sua exposição.

Devido às características de cada programa, os prazos para inscrição são distintos, assim como a documentação exigida. Em todos os editais é necessário que o participante seja mineiro ou resida no estado há mais de dois anos. As seleções são realizadas por comissões julgadoras independentes e especializadas, com membros conceituados.

XIV Prêmio BDMG Instrumental - A premiação foi criada em 2001 e prestigia compositores e arranjadores de música instrumental de Minas Gerais. O programa consagra quatro finalistas, que são premiados em dinheiro, no valor de R$ 9 mil cada, e com shows, em Belo Horizonte e São Paulo, no “Instrumental SESC Brasil”, gravado pelo SESC TV. Na capital mineira, os músicos terão a oportunidade de indicar um convidado especial para participar de sua apresentação, em comum acordo com o BDMG Cultural. Os melhores instrumentistas, arranjadores e músicos acompanhantes também são premiados a cada edição. As inscrições seguem abertas até 10 de março.

Prêmio Marco Antônio Araújo - Criado em 2003, o Prêmio consagra o melhor álbum instrumental, autoral e de produção independente do ano anterior à premiação. O vencedor de cada edição receberá o valor de R$ 3,5 mil e participará da final do Prêmio BDMG Instrumental. As inscrições também estão abertas até 10 de março.

Mostras BDMG – Artistas plásticos e visuais poderão se inscrever no programa que selecionará trabalhos para serem expostos na Galeria de Arte da Instituição, em exposições mensais. Serão aceitas mostras individuais e coletivas, nas modalidades desenho, pintura, gravura, escultura, cerâmica e fotografia. Os candidatos contemplados receberão ajuda de custo, nos valores de R$ 1,5 mil (individual) e R$ 2 mil (coletiva), para finalização dos trabalhos, transporte, montagem e demais despesas, desde que comprovadas. O Mostras BDMG recebe propostas até 14 de março.

fazemos a formatação da sua proposta para esse edital entre em contato rededearte@hotmail.com
 


 
Fonte: Cultura e Mercado

EDITAL PARA EXPOSIÇÕES DOS ESPAÇOS DO MASM

A Prefeitura, a Secretaria da Cultura e o Museu de Arte de Santa Maria comunicam que estão abertas as inscrições aos produtores culturais, artistas plásticos, designers e público em geral interessados nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Santa Maria oferecidos para o ano de 2014

Comunicamos aos interessados que a partir do dia 13 de janeiro de 2014 à 21 de fevereiro de 2014, estaremos recebendo no Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas, 1400, de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, a documentação referente à seleção para realizar exposições e mostras nos espaços expositivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria no ano de 2014.

Fazemos a formatação do seu projeto para este edital entre em contato rededearte@hotmail.com

link

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aberto o edital do Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

A Fundação Clóvis Salgado e o JA.CA abrem o edital de seleção para o Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia.  Serão selecionados projetos inéditos das Artes Visuais, propostos por candidatos brasileiros ou estrangeiros. As inscrições deverão ser feitas por e-mail, entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, seguindo os requisitos inscritos no edital abaixo anexado. 

Como apoio à participação na residência, serão disponibilizados os seguintes recursos aos artistas/pesquisadores: Para artistas ou pesquisadores brasileiros será disponibilizada bolsa no valor total de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais e para artistas ou pesquisadores estrangeiros o valor total de R$ 2.600,00 convertido em tíquetes e/ou cartões de alimentação e transporte a serem utilizados durante sua participação na residência.

Os artistas contarão com um recurso no valor de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a execução de seus projetos durante o período de residência. Os artistas que não residirem em Belo Horizonte receberão também passagens aéreas de ida e volta da sua cidade de origem a Belo Horizonte e ficarão hospedados em quarto individual em apartamento compartilhado na cidade de Belo Horizonte.

link

Future Generation Art Prize recebe inscrições até abril


A Fundação Victor Pinchuk e o PinchukArtCentre, de Kiev, Ucrânia, recebe até 12/04/14 inscrições para a terceira edição do Future Generation Art Prize.
 
Podem se inscrever artistas de qualquer nacionalidade, com idade inferior a 35 anos.
 
O objetivo do prêmio é consolidar e reconhecer a produção de artistas emergentes de diferentes proveniências. Desde a sua criação, em 2009, o Future tenta desenvolver uma rede de jovens artistas internacionais, contando com a ajuda de conhecidos patronos, como Damien Hirst, Jeff Koons, Andreas Gursky e Takashi Murakami.
 
Além do aconselhamento e apoio ao artista vencedor, estes patronos apresentam, em cada edição da premiação, uma exposição individual paralela à mostra dos jovens artistas selecionados. Os 20 artistas finalistas serão escolhidos em Junho e participarão no final deste ano na exposição coletiva no PinchukArtCentre.
 
Em Dezembro de 2014 será anunciado o vencedor, que receberá um total de 100 mil dólares.

link

Fonte: Mapa das Artes