terça-feira, 28 de janeiro de 2014

11º Salão Elke Hering – Mostra de Artes Visuais e Plásticas – Blumenau (SC)

O 11º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais recebe inscrições até 21/03/14. Podem se inscrever artistas residentes em todo território nacional. O evento distribui R$ 44.500 em prêmios.

A mostra dos 20 artistas selecionados ocorre entre 15/05 e 21/07/14, no Museu de Arte de Blumenau. Três artistas serão contemplados com prêmios de aquisição de R$ 11.000,00 (1º lugar); R$ 9.000,00 (2º lugar) e R$ 7.000,00 (3º lugar), os demais17 recebem prêmio participação no valor de R$ 1.500,00.

Invista no seu trabalho, formatamos seu projeto para este Edital, entre em contato rededearte@hotmail.com

http://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/pagina/programas-projetos-fcblu/elke-hering-fcblu/editais-salao-elke-hering

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Inscrições para o EDITAL de Exposições de curta duração ao longo dos anos de 2014 e 2015

A Fundação Catarinense de Cultura torna público que estão abertas, de 1º de novembro de 2013 à 28 de março de 2014, as inscrições para a realização de exposições de curta duração no Museu de Arte de Santa Catarina, ao longo dos anos de 2014 e 2015.

As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente, via protocolo da FCC ou por via postal, e estarão abertas de 01/11/2013 à 28/03/2014.


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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

I CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

As exposições temporárias estão entre as atividades prioritárias da Casa da Cultura Paraty. Com o
objetivo de democratizar o acesso dos artistas a esse espaço vital na vida cultural da cidade, foi
criada a primeira Convocatória para exposições temporárias, cujo objetivo é selecionar 4 (quatro)
exposições para serem montadas na Casa da Cultura em 2014.

INSCRIÇÕES: 16 DE DEZEMBRO DE 2013 A 31 DE JANEIRO DE 2014

link


III) DA INSCRIÇÃO/REGULAMENTO

3.1. A Casa da Cultura Paraty abre inscrições para Exposições temporárias 2014, abrangendo as
manifestações artísticas em sua diversidade – pintura, gravura, desenho, escultura, instalação,
fotografia, videoarte, performance e novas mídias (eletrônicas e digitais) – assim como arte popular
e projetos de memória.
 

VI) DAS OBRIGAÇÕES

6.1. À Associação cabem as seguintes obrigações:

a) destinar um espaço expositivo;

b) oferecer a proposta expográfica da mostra, definida pela comissão de curadoria da Associação,
em diálogo com o artista;

c) divulgar as exposições por meio de assessoria de imprensa;

d) elaborar texto crítico para exposições individuais;

e) incluir textos e imagens das mostras no Facebook da Casa da Cultura;

6.2. Ao artista ou coletivo cabem as seguintes obrigações:
a) realizar oficina/aula como parte do programa educativo da Casa da Cultura;


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terça-feira, 21 de janeiro de 2014

41º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (SP) - 2013

A 42ª edição do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto recebe, até 15/02/14, inscrições de artistas de todo o Brasil, nas mais diversas modalidades. Os selecionados participam de exposição entre 24/04/14, às 20h, a 28/06/14, na Casa do Olhar. O Salão distribui R$ 30 mil em premiações de aquisição e estímulo.


4. COMISSÃO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO 
4.6 Aos inscritos do 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André poderão ser conferidos prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio aquisição e de R$ 2.000,00 para prêmio estímulo, corrigidos pelo INPC, de que trata a Lei Federal, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.
4.7 Os prêmios poderão ser conferidos a qualquer modalidade de artes plásticas e ser distribuídos para vários artistas conforme decisão da Comissão de Seleção e Premiação, respeitando prêmio aquisição e  prêmio estímulo.
4.8 Os artistas que tiverem suas obras premiadas automaticamente autorizam a veiculação delas em meios de comunicação e na internet por meio do site da Prefeitura de Santo André.
4.9 As obras, às quais forem atribuídas prêmio aquisição, serão incorporadas ao Patrimônio Artístico da Prefeitura de Santo André.
4.10 Fica a cargo da Comissão de Seleção e Premiação a distinção de outros prêmios que venham a ser oferecidos por terceiros.
Parágrafo Único - Em todas as reuniões da Comissão de Seleção e Premiação serão lavradas atas, as quais serão arquivadas na Casa do Olhar.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Fica a cargo da Comissão Organizadora a criação ou não de Salas Especiais.
5.2 Ao se inscrever, o artista aceita integralmente todas as disposições deste regulamento.
5.3 Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
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www.santoandre.sp.gov.br
  
CRONOGRAMA
Inscrições abertas
15 de Fevereiro de 2014
 
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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EDITAL Nº 3 DE SELEÇÃO PÚBLICA DE ARTISTAS PARA OSPROJETOS “TERRITÓRIO OCUPADO” e “3D”

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
FUNDAÇÂO DE CULTURA DE MS
 
O Presidente da Fundação de Cultura de MS, no uso de suas atribuições legais, para conhecimento dos interessados, comunica a todos que estão abertas as inscrições para escolha de artistas das áreas de artes visuais, individual ou coletivamente, nas categorias de pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, colagem e instalação, arte digital, vídeo-arte, web-arte, body-art, performance e linguagem periférica, interessados na exibição de seus trabalhos nos Projetos “Território Ocupado” e “3D” da Grande Galeria do Memorial de Cultura em 2014, que serão regidos pela Lei 8.666/93 e suas alterações e por este Edital, que corresponde ao seu REGULAMENTO DE SELEÇÃO, à disposição dos interessados na Difusão Cultural, Núcleo de Artes Visuais, Fundação de Cultura de MS, Rua Fernando Correa da Costa, 559, 4º Andar, CEP: 79002-820, Campo Grande, MS, a partir do dia 13 de Janeiro de 2014.  link
 
Parágrafo Primeiro CRONOGRAMA:
 
ATIVIDADE
DATA
Publicação do Edital no DOEMS
13/01/2014
Divulgação do Edital na INTERNET
13/01/2014
Recebimento das Inscrições
13/01/2014 à 28/02/2014
Análise
17 e 18/03/2014
Divulgação dos Escolhidos
19/03/2014
Divulgação dos Resultados no DOEMS
19/03/2014
Republicação dos selecionados no DOEMS
 
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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

73º Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini - 2014

O 73º Salão Ararense de Artes Plásticas “Antonio Rodini” recebe até 21/02/14 inscrições de artistas de todo o Brasil. Os artistas selecionados participam de exposição no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, entre 22/03 e 06/04/14. 

1 - Os Salões de Arte da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania ocorrem em dois momentos, a saber:
1.1 - Modalidade Acadêmica: em março, integrando os festejos de aniversário do município.
2.1 - Modalidade Contemporânea: em setembro, integrando os festejos da semana da pátria.
2 - Em cada Salão serão aceitas inscrições de até 2 (duas) obras por artista em cada categoria: Pintura, Desenho, Gravura, Escultura e Pesquisa.
2.1 - Os desenhos deverão ser protegidos por vidro ou acrílico e as obras emolduradas ou em condições de exposição, com pitões e ganchos.
2.2 - As etiquetas de identificação deverão ser colocadas no verso da obra, constando o nome do artista, titulo da obra, técnica, valor (se estiver à venda), contato telefônico e n° de inscrição (o n° de inscrição será colocado pela organização do concurso).
3 - Os trabalhos inscritos serão submetidos à Comissão de Seleção e Premiação composta por 3 (três) membros críticos ou artistas de comprovado valor, indicados pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.
4 - Prêmios honoríficos - serão concedidos 9 (nove) prêmios por Salão, a saber:
01 Prêmio “Prefeitura Municipal de Araras” (aquisitivo, no valor de quatro salários mínimos vigentes)
01 Medalha de Ouro 03 Menções Honrosas
01 Medalha de Prata 01 Prêmio “Centro Cultural”
01 Medalha de Bronze 01 Prêmio “Antonio Rodini”
5 - A responsabilidade pela embalagem, transporte (remessa e retirada das obras) será do artista, podendo este enviá-las pelo correio.
6 - As obras selecionadas não poderão ser retiradas antes do encerramento da exposição, sendo que, terminado o Salão, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o participante deverá providenciar a retirada dos seus trabalhos e as obras não retiradas neste período integrarão o acervo da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
7 - A Prefeitura Municipal de Araras não se responsabilizará por danos durante a permanência das obras em suas dependências, em virtude da fragilidade do material, ou insuficiência de proteção do mesmo, desde a entrega até a retirada.
8 - A ficha de inscrição estará disponível no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” (Avenida Ângelo Franzini s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390) e também pela Internet, no site: www.araras.sp.gov.br
9 - A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação na íntegra dos termos deste Regulamento.
10 - Os casos não constantes desse Regulamento serão resolvidos, soberanamente, pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
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Mais informações:
Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
Jd. dos Ipês: av. Ângelo Franzini, s/n - Araras (SP), tels. (19) 3541-5763 / 3542-5807 cultura@araras.sp.gov.br
  
CRONOGRAMA
Inscrições abertas
21 de Fevereiro de 2014

Abertura da exposição
22 de Março de 2014

Término da exposição
06 de Abril de 2014

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Programação 2014: Classe artística já pode enviar projetos para o Sesc Rondônia

Artistas e produtores que estiverem interessados em fazer parte da programação cultural 2014 do Serviço Social do Comércio (Sesc) já podem enviar suas propostas e projetos para a unidade da Esplanada. As inscrições já estão abertas e serão aceitos projetos até o próximo dia 14 de fevereiro.

Para se inscrever, basta enviar junto ao projeto, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além é claro, do projeto cultural acompanhado do portfólio do grupo ou artista. Todas as propostas deverão indicar ainda, um representante jurídico para o recebimento de cachê.

Neste ano serão aceitos projetos nas áreas de artes cênicas, cinema, artes plásticas, literatura e música. “O Sesc acredita no potencial de nossos artistas. Dessa forma, trabalha com o intuito de incentivar a diversidade cultural e dessas identidades, além é claro, de garantir a população o contato com esse tipo de serviço” apontou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Araújo Coelho.

Toda a documentação e material deverão ser enviados em um envelope lacrado com a identificação do artista para o Sesc Rondônia, situado à avenida Presidente Dutra, n° 4175 Bairro Pedrinhas, aos cuidados da Coordenação de Cultura / Seleção de Projetos Culturais 2014.



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Intercâmbio Cultural abre inscrições para cadastramento

Trata-se de um incentivo com o intuito de fomentar a cultura de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, até o dia 31 de janeiro

BEATRIZ SATURNINO
Assessoria SEC-MT
O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) abre o Edital de 2014 para o cadastramento e recadastramento de artistas de todo Estado para ações de promoção e difusão cultural. Objetiva atender as áreas das artes visuais, da dança, do teatro, da música, das novas mídias, do design, de serviços criativos, das humanidades, do patrimônio museológico, da diversidade cultural e de outras expressões culturais. Fique atento, pois as inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro, sem cobrança de taxa.

Trata-se de um incentivo ao artista com o intuito de fomentar as ações culturais e artísticas de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, é uma oportunidade de valorizar as expressões culturais em toda a sua diversidade.

É imprescindível que a pessoa interessada se atente aos documentos pessoais exigidos dentre eles a Certidão Negativa, onde pode ser retirada no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), por meio do endereço eletrônicohttp://www.sefaz.mt.gov.br/cnd/certidao/servlet/ServletRotd?origem=11. Toda a documentação deve ser escaneada e enviada para o email intercambiocultural@cultura.mt.gov.br, ou entregue no setor de Protocolo da SEC-MT, para que seja devidamente incluso no nosso Banco de Dados após analise.

Leia com atenção o Edital em anexo, entre as páginas 72 e 74 do Diário Oficial, do dia 30 de dezembro de 2013, pois o proponente será desclassificado automaticamente do cadastramento se estiver faltando qualquer documento exigido no Edital.

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural faz parte da Coordenação de Ações Artístico Culturais da SEC-MT.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014

O Festival
O “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes” é o espaço-tempo para o envolvimento de artistas, moradores e turistas nas duas primeiras capitais de Minas Gerais. O mais tradicional do gênero no Brasil, consolida o papel de catalizador e difusor dos debates, das mostras culturais e das manifestações, sejam elas locais ou de outras localidades nacionais ou do exterior.
Apresentações teatrais e musicais, exposições, oficinas e debates nas áreas da música, literatura, patrimônio, audiovisual e nas artes cênicas e visuais estão entre as ações desenvolvidas. No período 08 a 27 de julho o fazer artístico estará à flor da pele, ecoará pelos ares, será a extensão do próprio corpo tomando conta das ruas, galerias, teatros, casas e praças das tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana.
Desenvolvido desde 2004 pela UFOP, na visão da extensão universitária, o Festival reafirma a importância das manifestações culturais, do diálogo entre a população local e os visitantes, da troca promovida pela arte. Um encontro onde a cultura popular e academia, há quase 50 anos, ganham novos contornos e redesenham a visão da nação sobre si mesma.
Entrecorpos
A intersecção entre o corpo e a cultura, construída entre as singularidades subjetivas e os valores culturais, é o locus no qual o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 lança o desafio de buscar pela arte diferentes formas e práticas que refletem a constituição do ser com o tema: Entrecorpos.
Pensar as culturas do corpo possibilita ampliar o tema de 2013, "em tempos diversos", pois projeta a diversidade na experimentação, estabelecendo uma relação dialética na constituição da identidade. Assim, será possível concentrar atenção nas diferenciadas manifestações artísticas e culturais que tenham o corpo como epicentro de suas reflexões e práticas. Ou melhor, práticas artísticas que tenham a afirmação (ou a negação explícita) do corpo como matriz poética.
Devido à ambivalência do tema, é possível pensarmos práticas artísticas de diferentes culturas que nos apresentam consequentemente outros corpos. Os Entrecorpos como potência das culturas no espaço-tempo de inscrição de valores no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014.
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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - Belém (PA) - 2013

1.1 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto realizado em Belém que abrange a fotografia em toda a sua diversidade, promovido pelo jornal “Diário do Pará”, empresa da Rede Brasil Amazônia de Comunicação. 
1.2 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia tem o objetivo de contribuir na ampliação do espaço para a produção fotográfica nacional consolidando o Pará como lugar de reflexão e criação das artes da imagem e será aberto a todo o território nacional, aos artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de 3 (três) anos. 
1.3 Não será proposto para esta edição nenhum tema específico. O projeto selecionará e premiará trabalhos fotográficos que respondam a livre experimentação do artista no amplo território da fotografia. 
2 da inscrição 
2.1 O artista poderá inscrever-se em qualquer um dos prêmios de acordo com a sua linha de trabalho. 

5 da premiação e valores 
5.1 Serão oferecidos 3 (três) prêmios no valor de r$ 10.000,00 cada, de acordo com as seguintes linhas de trabalho. 
5.1.1 Prêmio Diário de Fotografia – Destinado a todos os artistas selecionados que apresentem trabalhos de abordagem documental, voltados ao cotidiano – região, paisagem ou comunidade – ou originados de um projeto específico de documentação; 
5.1.2 Prêmio Diário Contemporâneo – Destinado a todos os artistas selecionados cujo trabalho fotográfico apresente relações com outras linguagens e suportes – instalação, vídeo, objeto, performance, ou 
ainda proponha novas sintaxes na representação fotográfica; 
5.1.3 Prêmio Diário do Pará – Destinado somente a fotógrafos paraenses e/ou residentes atuantes no Pará por pelo menos 3 (três) anos. Este prêmio abrange todas as poéticas e propostas conceituais. 
5.2 Será oferecida uma ajuda de custo aos artistas selecionados para a produção de suas obras no valor de até r$ 1.200,00 (Hum Mil e Duzentos Reais) cujo pagamento será efetuado após um mês da data da abertura da mostra, mediante a apresentação das notas fiscais dos serviços de produção da obra fotográfica. Uma única nota poderá ser enviada no valor total da ajuda de custo ou uma quantidade de notas de produção dos serviços que somadas atinjam o valor mencionado. Atenção: não serão aceitas notas fiscais avulsas e o valor a ser repassado para o artista será de até r$ 1.200 reais. 

Programa de Exposições | Museu de Arte contemporânea de Mato Grosso do Sul

O Marco - Museu de Arte contemporânea de Mato Grosso do Sul recebe até 20/01/14 inscrições para o programa de exposições temporárias 2014.


1. Dos Objetivos
1.1 Incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais.
1.2 Valorizar e promover a arte contemporânea, com a intenção de torná-la acessível ao público.
1.3 Apresentar novas trajetórias artísticas em artes visuais.

2. Das Inscrições
Os artistas interessados deverão enviar suas propostas para serem avaliadas pela Comissão Curatorial do Museu, obedecendo às seguintes exigências:
2.1 Apresentação de portfólio contendo: Projeto relativo à exposição pretendida*, documentação fotográfica de, no mínimo, 2/3 das obras que serão expostas e com identificação completa (título, técnica, dimensões e data).
*Fica estabelecido que a exposição em questão manterá as mesmas características dos trabalhos apresentados na ficha de proposta.
2.2 Documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos críticos ou impressos em geral.
2.3 Curriculum Vitae (restrito à identificação, formação artística e atividades culturais), com endereço e telefone para contato.
2.4 Os portfólios não deverão exceder o formato A3 (29,7cm x 42cm).
2.5 Não serão aceitas obras para efeito de inscrição.
2.6 Não será aceito, para análise, material em disquete, CD-ROM ou similares.
2.7 O material especificado deve estar contido em envelope ou em embalagem lacrada com o nome do artista, devendo ser dirigido ao:

MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS
Programa de Exposições 2014
Rua Antonio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas
CEP 79021-170 / Campo Grande - MS

  
CRONOGRAMA
Término das inscrições
20 de Janeiro de 2014

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terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Edital para residência em arte contemporânea e fotografia

A Fundação Clóvis Salgado abriu o edital de seleção para o Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Serão selecionados projetos inéditos das Artes Visuais, propostos por candidatos brasileiros ou estrangeiros. As inscrições deverão ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

Ao todo, o programa selecionará nove projetos de arte e três de pesquisa, distribuídos em três ciclos, com duração de dois meses cada. Os ciclos de residência serão realizados nos seguintes períodos: 15 de abril a 15 de junho de 2014, 15 de julho a 15 de setembro de 2014, 22 de setembro a 22 de novembro de 2014.

O processo de seleção levará em conta os seguintes critérios: originalidade e coerência do projeto proposto; trajetória artística do candidato; interações com o território urbano e com a comunidade local.
Como apoio à participação na residência, serão disponibilizados os seguintes recursos aos artistas/pesquisadores: Para artistas ou pesquisadores brasileiros será disponibilizada bolsa no valor total de R$ 2.600.

Os artistas contarão com um recurso no valor de até R$ 4.000 para a execução de seus projetos durante o período de residência. Os artistas que não residirem em Belo Horizonte receberão também passagens aéreas de ida e volta da sua cidade de origem a Belo Horizonte e hospedagem.

Os participantes utilizarão o espaço do 3º andar do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, e participarão de eventos e atividades como visitas curatoriais, debates e workshops. Participarão ainda de uma ação de encerramento, a ser realizada ao final de cada ciclo de residência, e terão seus projetos documentados em publicação impressa ou eletrônica realizada pelo programa.

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Fonte: Cultura e Mercado

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Inscrições Bienal Naïfs do Brasil 2014

A Bienal Naïfs do Brasil constitui-se em um evento cultural de grande amplitude e expressiva repercussão em quase todo o país. Realizada pelo Sesc  São Paulo desde 1992, na Unidade de Piracicaba, foi criada com o intuito de privilegiar a participação dos artistas plásticos produtores de obras enquadradas na categoria de arte ingênua, espontânea, instintiva,popular, naïf  ou naïve que em sua maioria as concebem de maneira autodidata.

As inscrições estarão abertas a partir de 18 de fevereiro.

O regulamento da Bienal está disponível no portal do Sesc Piracicaba.

Para baixar a versão para impressão da ficha de inscrição e regulamento clique aqui


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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Rede de Arte apresenta “México Imaginário” de Capucine Picicaroli


Muito se tem falado atualmente sobre a falta de museu,  galeria de arte e locais destinados a produção artística em  Cuiabá.

Porém, o Estado do Mato Grosso é talvez o único Estado do Brasil, que possui um site voltado exclusivamente para o fomento e divulgação das artes aqui produzidas.
Não queremos com isso dizer que ter um site valide a ausência de um museu, de forma alguma o ideal seria ter os dois.

A  Rede de Arte está online desde 2010, já realizou mais de 10 mostras virtuais com mais de 15 mil acessos, 45% são do nosso Estado, 10% de São Paulo e o restante de praticamente todas as cidades do pais, além de outros países como França e Alemanha.

Esses dados resultam em divulgação, fomento e venda para os artistas que aqui residem.

Para 2014 a Rede de arte pretende aliar as mostras virtuais com  mostras físicas, e sim queremos e lutamos para a construção de um Museu em nossa Capital.

E não brincamos em serviço começamos 2014 com a mostra “México Imaginário”, da artista plástica Capucine Picicaroli, residente em Cuiabá/MT, artista está começando sua carreira, porém já demonstra muita habilidade com os pinceis.

Capucine é conhecida pela população como a “Dali Cuiabana”, por suas excentricidades e particularidades.
Seu trabalho atual remete ao México, suas tradições e lendas, em especial referencia Frida Kahlo, porém diferentemente das pinturas de Frida, Capucine traz a cor, as flores e toda a magia da riquíssima cultura mexicana.

Em uma de suas telas “Frida brinca com o macaquito” é possível ver toda a cor e a força de Capucine, na tela Frida está linda. Com belos olhos brilhantes, segurando um pavão na mão.


Como é dito pela história Frida tinha quase um zoológico em sua casa com diversos animais exóticos e o pavão era um deles.

Capucine é viva, é alegre e essas características são facilmente percebidas em seus trabalhos, ela reinventa Frida, que teve uma vida muito sofrida e vivia a sobre a sombra de seu marido o famoso pintor Diego Rivera.

Assim é o México imaginário, Forte, Vibrante e Alegre uma poesia para os olhos.
Curta a mostra no site www.rededearte.com, de 02/01/2014 à 25/02/2014.

Aprecie sem moderação.

A Prefeitura de Cuiabá publicou edital para apresentação de projetos culturais

A Prefeitura de Cuiabá publicou edital para apresentação de projetos culturais que pleiteiem incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura nos segmentos de cultura popular, folclore e artesanato; artes integradas; literatura; música; artes cênicas; artes visuais; cinema e vídeo e patrimônio - material e imaterial. O prazo para inscrição dos projetos começou ontem e termina no dia 15 de fevereiro. 

Para a execução dos projetos será disponibilizado o montante de R$ 1,3 milhão. Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, o edital foi elaborado com a ampla colaboração de representantes dos segmentos contemplados. 

Poderão inscrever projetos apenas produtores culturais que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). O cadastro pode ser realizado através do link bit.ly/1argGmJ. 

No segmento de cultura popular, folclore e artesanato, serão selecionados oito projetos para realização de cursos, minicursos, oficinas e ciclo de palestras de formação artística e ou qualificação técnica em construção de adereços/figurinos relativos à cultura popular, folclore e artesanato, apresentação em festivais e mostra da cultura popular. Em cada projeto, serão investidos R$ 30 mil. 

No segmento de áreas integradas, serão disponibilizados R$ 60 mil para três projetos de festivais e mostras de artes e feiras culturais, sendo R$ 20 mil para cada. Serão selecionados ainda oito projetos para realização de festas tradicionais, realizadas com mais de cinco anos consecutivos comprovados. O investimento em cada um será de R$ 10 mil. 

Na área de literatura serão selecionados três projetos de apoio à edição de 500 exemplares de livros inéditos, com ou sem ilustração, nos gêneros de contos, poesias, crônicas, romance, ensaios literários e históricos. Cada um receberá R$ 20 mil. 

Na área de música serão contemplados 12 projetos, sendo quatro de estímulo à formação, quatro à difusão e quatro ao fomento, totalizando investimento de R$ 200 mil. 

Projetos culturais oriundos da produção independente na área cultural artes cênicas receberão R$ 200 mil, distribuídos da seguinte forma: R$ 140 mil para sete projetos de fomento; R$ 40 mil para quatro projetos de formação e R$ 20 mil para um projeto de difusão. 

Na área cultural artes visuais, serão selecionados dois projetos de fomento, sendo um para a realização de concurso de fotografias e outro de concurso de artes plásticas, dois projetos de formação e sete de difusão, totalizando um investimento de R$ 200 mil. 

Para a execução de projetos do segmento de cinema e vídeo, serão investidos R$ 200 mil. Outros R$ 60 mil serão destinados ao segmento de Patrimônio. 

Os projetos culturais, bem como a documentação exigida, deverão ser entregues no Protocolo Central da Prefeitura Municipal de Cuiabá, localizado na Praça Alencastro, Centro, Cuiabá. A análise e julgamento dos mesmos serão realizados pelo Conselho Municipal de Cultura, com base nas normas e exigências estabelecidas no Edital. 

A íntegra dos documentos será disponibilizada aos interessados na sede da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Cultura Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro, Cuiabá, CEP 78005-300 ou pelo telefone (65) 3617-1261, em dias úteis. Para conferir o edital completo, vá ao link bit.ly/1l4OYUy. 

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